Movimentação do Idoso

3 Mitos e Verdades: Postura, Movimentação e Posição de Dormir

em Fisioterapia por

Há muita divergência a respeito do que é (ou não) indicado fazer em relação a movimentação, postura e posição de dormir. Quando se tratam de idosos, essas sugestões ficam ainda mais polêmicas. Por isso, resolvemos esclarecer algumas dúvidas comuns. Desmistificar alguns conceitos populares.

      1. Movimentação de abaixar para pegar um objeto no chão.

Nada mais polêmico do que a forma correta de agachar. Quem nunca escutou que se deve fazer o movimento dobrando os joelhos para não sobrecarregar a coluna?

Parcialmente verdade: o ideal é que o movimento seja distribuído entre as articulações para que nenhuma delas seja sobrecarregada. Quando dizem que o correto é dobrar os joelhos e não a coluna, essa orientação é boa para quem tem algum problema (dor e/ou patologia) na coluna, e está tentando poupá-la. No entanto, para quem tem problema nos joelhos, força-los com um movimento de agachamento não é indicado. Neste caso, o cenário ideal seria auxiliar esse gesto com movimentação da coluna.

       2. Postura para ficar sentado.

Sente-se com a coluna bem apoiada no encosto, com o peso do corpo incidindo sob os ísquios (região glútea). Flexão de joelhos em 90°, pés no chão ou com suporte adequado, apoio para cotovelos… Essa é a postura correta?

Verdade: essa descrição remete a uma postura ideal para ficar sentado, principalmente durante trabalho no computador, estudos ou leitura. No entanto, devemos ficar atentos às orientações de pausas e descanso das articulações. Apesar de existir uma postura ideal, onde há o mínimo possível de sobrecargas tensionais e compressões de tecidos, quando mantida por muito tempo, podem surgir sintomas e complicações. A orientação é de que haja uma pausa de cinco a dez minutos a cada 50 minutos numa mesma posição. Essa pausa compreende movimentação geral do corpo, hidratação e, eventualmente, mudança de postura ao retornar à atividade (respeitando os princípios de bom posicionamento).

        3. A melhor posição para dormir é de lado, com um travesseiro de altura média, pernas flexionadas e travesseiro entre os joelhos.

Mito: apesar de essa ser uma posição boa para dormir, há outras posições que podem ser favoráveis. Se a densidade do colchão, a altura do travesseiro, rolos e almofadas forem bem utilizados de acordo com a anatomia da pessoa, podemos dormir em outra posição. Nesses casos, o mais importante na adaptação da posição de dormir é não interferir na qualidade do sono.

1 Comment

  1. Eu acho que insônia nao é normal e pode ser ocasionado por algum distúrbio ou preocupação por algum motivo. Usar um chá de camomila, alface, apagar as luzes e fechar os olhos , ajuda .

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo