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Dormir bem: a posição do corpo durante a noite influencia o sono?

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Nada como dormir bem! Já é sabido por todos que a boa qualidade do sono reflete em uma boa qualidade de vida. É durante o sono que muitos processos reparadores ocorrem em nosso organismo. Também é quando as estruturas do sistema musculoesquelético descansam das sobrecargas mecânicas impostas durante o dia.

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Para garantir esse descanso, é fundamental o posicionamento adequado do corpo durante a noite de sono.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual o colchão ideal, qual o melhor travesseiro, ou qual a posição correta para dormir. A verdade é que essas adequações podem variar muito entre as pessoas, dependendo das necessidades individuais de cada um e preferências relacionadas ao conforto.

Em relação ao melhor tipo de colchão, de modo geral sua indicação se faz relacionando a densidade da espuma ou da mola com o peso da pessoa que irá utilizá-lo. Essa relação permite que a estrutura do colchão tenha uma deformação mínima para acomodar o corpo da pessoa. No entanto sem causar danos ao material do colchão, permitindo sua durabilidade. Os fabricantes de colchões costumam especificar essa relação de densidade com peso corporal, para orientar os consumidores.

Os travesseiros também podem ser motivo de muitos questionamentos, tanto em relação à densidade quanto em relação à altura. Neste caso, o peso da cabeça não varia tanto entre a população (entre 6 e 7 quilos, aproximadamente). Então, a densidade e o material do travesseiro ficam a critério do usurário. Já a altura é indicada de modo a manter o pescoço em uma posição neutra durante a noite. É importante evitar flexão, extensão ou inclinação extremas da coluna cervical.

A posição de dormir também é muito polêmica, pois não há posição “correta”. O ideal é manter o corpo posicionado, de modo a anular cargas e tensões mecânicas. Pensando nisso, duas das posições mais indicadas são decúbito dorsal (deitado de barriga para cima), com apoio para manter os joelhos flexionados. E decúbito lateral (deitado de lado), com apoio entre os joelhos para manter alinhamento de quadril e evitar rotações de tronco.

No entanto, todas essas orientações devem estar em paralelo com o conforto na hora de dormir. Afinal, de nada vale manter o corpo perfeitamente alinhado numa posição biomecanicamente adequada se ela gera desconforto e diminuição da qualidade do sono. O ideal é testar as possibilidades orientadas e escolher a que mais se adapta ao seu corpo.

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