Idoso em cadeira de rodas

O que é importante na hora de escolher uma Cadeira de Rodas?

em Fisioterapia por

À medida em que ocorre o processo de envelhecimento, o idoso perde algumas habilidades e funções de forma gradativa.

Uma delas é a marcha. O caminhar apresenta alterações progressivamente (de acordo com a evolução do processo fisiológico de envelhecimento e todas as características a ele atreladas, ou devido a alterações patológicas comuns nessa faixa etária).

Para auxiliar nessas alterações de marcha e equilíbrio, pode-se fazer uso de dispositivos específicos.

Mas quando o deslocamento através da marcha se torna ineficiente, ou seja, o idoso não consegue mais andar, faz-se necessário o uso da cadeira de rodas. A escolha dela é importantíssima para oferecer o máximo de conforto e qualidade de vida ao idoso, permitindo facilitar sua mobilidade no dia-a- dia.

Para isso, é importante entender que existem marcas, modelos, configurações, ajustes e acessórios diferentes nas cadeiras de rodas. Isso permite que elas sejam adaptadas da melhor maneira possível ao usuário.

Devido a tantas variantes, a cadeira de rodas é um dispositivo que não deve ser adquirido sem a correta orientação e estudo do caso. Uma série de fatores devem ser levados em conta na hora da escolha:

  • Condição física e cognitiva do usuário,
  • Objetivos,
  • Tempo diário de uso,
  • Grau de independência,
  • Possibilidade de mobilidade em ambientes internos e externos,
  • Presença de cuidador,
  • Transporte em veículos.

Deve-se observar a constituição física do usuário, como peso e altura para determinar a densidade da espuma utilizada, altura, largura e profundidade do assento. O nível de motricidade e força muscular também são importantes pontos a serem avaliados. Pode haver necessidade de cintos de contenção, apoio de cabeça e apoio para os pés (fixo ou com regulagem).

Os pneus absorvem a vibração e o impacto, podendo ser sólidos (mais duráveis) ou macios (vida útil menor). As rodas também devem ser levadas em
consideração, uma vez que as de aro raiado são mais leves que as compostas. O material de composição das cadeiras também é importante, por ser um dos grandes determinantes no peso da mesma. As de fibra de carbono são as mais leves, e as de aço são as mais pesadas. A estrutura dobrável ou fixa também define a facilidade no momento do transporte em veículos.

Em relação as cadeiras motorizadas, são aquelas movidas à bateria. São indicadas para indivíduos com nenhuma ou pouca força em membros superiores e/ou baixa resistência respiratória. Com ela, a independência aumenta consideravelmente. Ainda há diversos complementos que podem ser utilizados na cadeira de rodas, como almofadas, bandejas para alimentação, porta-copos, encosto reclinável, entre outros, tornando possível personalizar a cadeira de rodas de acordo com as necessidades do usuário.

1 Comment

  1. Estou pesquisando pra futuramente adquirir uma cadeira de rodas adequada pra dona Augusta, tem que ser confortável pra ela. Também facilitar pra mim empurrar. Com a cadeira de rodas poderei ir no Educandário com ela, pra passear no parque, tomar sol, ela precisa continuar tomar sol . Grupo de exercícios físicos, interagir com outras idosas fará bem pra ela.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo