treino de resistência para a terceira idade

Resultados de Treino de Resistência (Musculação) para Idosos

em Exercícios Físicos por

Para a população ocidental, podemos afirmar que, conforme a idade avança, o nível de atividade física diminui. Ou seja, vamos ficando mais parados à medida em que envelhecemos. Mas, as conseqüências desta desaceleração física podem ser bastante ruins para a nossa saúde. Obesidade e fraqueza muscular estão entre os efeitos adversos deste sedentarismo. Programas de treino de resistência (musculação) podem ajudar.

Observa-se que tanto a intensidade como a duração dos exercícios costuma diminuir com o envelhecimento. Como resultado, grande parte dos adultos mais velhos vai sentido progressiva dificuldade em cumprir tarefas diárias. Pequenas coisas como subir um lance de escada ou sentar em e levantar de um sofá mais macio vão se tornando atividades difíceis para o idoso sedentário. Assim, à medida que passa a necessitar de ajuda para cuidar de si mesmo, este idoso vai perdendo sua qualidade de vida.

Com o objetivo de evitar a degradação da qualidade de vida, programas de atividades físicas com treinos de resistência têm se mostrado efetivos.

Em janeiro deste ano, foi publicado mais um estudo que demonstrou que pessoas com idade entre 67 e 75 são capazes de diminuir a gordura corporal e ganhar massa magra quando cumprem regularmente um programa de treino de resistência. Isto é, idosos que fazem musculação conseguem recuperar total ou parcialmente a quantidade e a qualidade muscular necessárias para uma vida mais independente e ativa. Como conseqüência, recuperam sua qualidade de vida.

Foi demonstrado que, fazer musculação 3 vezes por semana é suficiente para sentir benefícios. Após 12 semanas consecutivas de atividades regulares, os idosos do estudo aumentaram sua massa muscular. Também reduziram a quantidade de gordura corporal. Desta maneira, além de recuperar capacidades físicas e funcionalidades, também reportaram maior bem-estar. Estas pessoas disseram inclusive estar mais dispostas à convivências sociais. Assim, podemos assumir que cumprir um programa de musculação 3 vezes por semana, melhora a saúde global do idoso.

Portanto, mais uma vez, recomendamos incluir um programa da atividade física em sua rotina. Veja aqui algumas dicas de como começar!

 

 

Fonte: Revista Nature.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo