Idosa saudável e jovial.

Vitalidade e Jovialidade: recompensa da disciplina de exercícios.

em Exercícios Físicos por

Mais um relato de caso de idosos com que trabalho. Viviane, aluna de aulas personalizadas há quase 6 anos, com muita vitalidade.

Conforme a foto, podemos ver que Viviane está com aparência bem jovial. Pratica exercícios físicos desde a infância e hoje carrega o corpo saudável em que investiu.

Aos 62 anos de idade, é engenheira civil autônoma (e não pensa em se aposentar tão cedo). Se preocupa em ingerir alimentos saudáveis e mantém uma rotina de viagens pelo mundo todo, já que domina vários idiomas. Também retomou seus estudos em piano erudito e possui uma vida social bem agitada.

Nossas sessões são 2 vezes semanais às 7 horas da manhã. Na maior parte dos dias ela realiza caminhada em sua esteira por uma hora, antes de iniciarmos nossos exercícios.

Instruo os treinos na sala de sua casa. Seu marido Eduardo, um ano e meio mais novo, participa também das sessões. Utilizamos materiais simples como: faixas e tubos elásticos, colchonetes, bola de pilates e halteres. Além de materiais improvisados de sua própria casa como cadeira, degrau de escada, pia da cozinha.

Com relação às limitações, possui leve artrose nos dedos das mãos. Tinha uma osteoporose que já regrediu para osteopenia (ou seja, obteve aumento da densidade mineral óssea). Alguns desgastes nas colunas lombar e cervical, que lhe causam desconforto durante alguns exercícios.

Conheça os exercícios mais indicados para combater a Osteoporose.

Viviane desenvolveu ampla consciência corporal com as décadas de atividade física regular. É muito coordenada em seus movimentos. Possui uma excelente postura, é muito flexível e demonstra muito vigor muscular. Sempre realizou flexões de braço no modo mais difícil, que é apoiada nas mãos e ponta dos pés, conforme a foto acima.

Entenda como o envelhecimento afeta músculos e postura.

As adaptações que fazemos são simples; para aliviar a pressão na cervical, colocamos uma toalha atrás de sua nuca segurada pelas suas próprias mãos durante alguns abdominais. Cuidamos das amplitudes de flexão de lombar para que os desconfortos na região não aumentem. A artrose dos dedos não a limita em nenhum dos exercícios propostos.

Conforme nossas avaliações de medidas corporais, conseguimos excelentes resultados em ganhos de massa magra e redução de gordura corporal, sempre atingindo números bem adequados à sua idade.

Viviane é uma idosa jovial ativa em sua vida profissional, social e física com ótima saúde e vitalidade. Exemplo a ser seguido.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo