Terceira idade no geriatra

Quais as vantagens de procurar um Geriatra?

em Saúde por

Um médico Geriatra é aquele especializado em tratar as doenças mais comuns do envelhecimento.

Fazer acompanhamento médico com um Geriatra é indicado para mulheres a partir de 45 anos e homens a partir de 55 anos.

O Geriatra está preparado para fazer amplamente a avaliação e o acompanhamento de saúde do adulto. A Avaliação Geriátrica Ampla é uma estratégia seguida pelo médico que compila os dados de saúde do paciente ao longo dos anos. Seu objetivo é avaliar seu estado de saúde durante o envelhecimento. Consegue assim acompanhar a evolução do indivíduo de maneira a identificar as áreas mais frágeis de sua saúde. Com isso, é possível melhorar os diagnósticos clínicos e, consequentemente, a satisfação do paciente.

Porém, não temos a cultura de procurar um médico preventivamente. A realidade para a grande maioria das pessoas é procurar um médico quando já apresenta algum problema. Quando isso acontece, o objetivo maior do Geriatra é diagnosticar e tratar o problema de saúde sobre o qual o paciente está reclamando.

No caso de adultos mais velhos, é comum que se procure o médico ou que seja levado a um médico, quando se percebe uma perda de funcionalidade física, cognitiva e/ou emocional. A expectativa do paciente e de sua família é que esta perda de função seja revertida. O papel do Geriatra neste caso é:

  • Avaliar a saúde global do idoso.
  • Definir e classificar a perda de funcionalidade.
  • Diagnosticar o problema que está causando a perda de funcionalidade.
  • Diagnosticar e definir a doença principal em caso de múltiplas comorbidades.
  • Tratar o problema encontrado e recuperar as funcionalidades perdidas. Ou, dependendo do diagnóstico, definir um tratamento para reduzir a evolução das doenças e otimizar a manutenção da qualidade de vida do idoso.

Além de tudo isso, o Geriatra é preparado para levantar e interpretar as condições psico-sociais do paciente. Com isso, é capaz de associar os dados  médicos às condições de vida do paciente aumentando a eficiência do tratamento.

Nunca é tarde para iniciar o acompanhamento com um Geriatra.

 

 

 

 

2 Comments

  1. BOM DIA, minha mae tem 86 anos e ta com alzeimer, fazer uns dias que ela não quer ficar em casa acha que não esta em casa e so quer ir pra casa da mae dela que ja é falecida a anos ja levei ela no neurologista tomou medicação mas nada resolveu ai parei de leva-la será que tenho de procurar um geriatra pra acompanhar ela?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*