Monthly archive

março 2017

Princípios do Tratamento da Doença de Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
Tratamento com farmácos colinérgicos.

A Doença de Alzheimer é um tipo de Demência Hipocolinérgica que pode ser tratada com remédios. Vamos abordar quais são os princípios do tratamento com medicamentos. Primeiramente, vamos tratar sobre Fármacos Colinérgicos. Demência é a “deterioração da capacidade intelectual, caracterizada por perda progressiva de habilidades cognitivas e emocionais suficientemente graves para interferir na vida diária e qualidade de vida”. Esta perda de capacidade intelectual acontece quando os neurônios localizados numa região específica do cérebro, chamada núcleo basal de Meynert, param de funcionar corretamente. Ainda não se sabe exatamente o motivo, mas estes neurônios deixam de produzir quantidade suficiente de acetilcolina.…

Leia mais

Atividade Física, Dor e Neurotransmissores: qual a relação entre eles?

em Exercícios Físicos/Fisioterapia por
Idosos também devem fazer exercícios

Quando a prática de atividades físicas passa a ser um problema na vida de uma pessoa, certamente há algo errado nesse contexto. A prática de exercícios é essencial para a saúde e bem-estar geral do corpo. Possibilita melhora da mobilidade articular, fortalecimento muscular, aumento da massa óssea, aumento de flexibilidade, melhora da capacidade cardiopulmonar, aumento da disposição, relaxamento mental e alívio de quadros dolorosos. Porém, quando há o surgimento de efeitos inesperados, a atividade física deve ser revisada com rigor por um profissional. Quando causa dor, é muito provável que haja alguma inadequação nesta prática. Mesmo as dores musculares tardias, que…

Leia mais

Depressão – o que a Alimentação tem a ver com isso?

em Cabeça/Nutrição por
Idoso, alimentação e depressão

A Depressão é uma doença que aparece com a degradação da qualidade de vida. Esta perda de qualidade de vida pode estar associada com doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes mellitus, câncer, estresse e exclusão social. Em idosos, a depressão pode ser mal diagnosticada por confundir seus sintomas com os de outras doenças. Quando não tratada, a Depressão pode causar sérios efeitos colaterais como diminuição dos prazeres da vida, incluindo os da alimentação. Pode piorar outras condições clínicas e comprometer a imunidade. Costuma ser associada à falta de apetite, perda de peso e fadiga. Entenda quais são os principais sintomas…

Leia mais

Atividade Física na Prática: Iole, 87 anos

em Exercícios Físicos por
Envelhecer com saúde

Na minha experiência de educador físico, já pude vivenciar os benefícios da prática da Atividade Física Planejada para pessoas mais velhas. Vamos publicar alguns relatos de alunos idosos para inspirar todos os que ainda não praticam atividades. Esta semana apresento a senhora Iole. Quando a família de Iole nos procurou para iniciar a prática de atividades, começamos pela anamnese. Seus cuidadores (nada mais que 9 filhos e uma ajudante do lar) nos relataram seu dia-a-dia.  Possui a Doença de Alzheimer por volta de 7 anos mas ainda nas fases iniciais, com comprometimento apenas da memória recente. Também utiliza remédios para…

Leia mais

Direito à Saúde para o Idoso: o que você precisa saber.

em Estatuto do Idoso por
Saúde do Idoso

A Constituição Brasileira já garante o direito à Saúde para todos os brasileiros. Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. O Estatuto do Idoso, Lei Federal 10.741 de 2003, no Título II, Capítulo IV, reforça o direito à Saúde da pessoa com mais de 60 anos.   Todos os adultos mais velhos tem o direito de ter acesso a um programa…

Leia mais

Cognição, Funcionalidade e Comportamento: como identificar perdas e cuidar.

em Demências e Alzheimer por
Estimular para não perder.

Quando uma pessoa sofre de algum tipo de demência, sua vida é afetada em 3 dimensões: Funções Cognitivas, Atividades Funcionais e Comportamento. Cognitivo é uma expressão relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição). A cognição envolve fatores diversos como pensamento, linguagem, percepção, reconhecimento de objetos, memória, raciocínio, linguagem etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual. Entenda como o acontece o início da perda cognitiva aqui. Funcionalidade está relacionada à execução de tarefas. A capacidade de escolher a roupa e se vestir sozinho pela manhã, cozinhar, usar o banheiro normalmente, são exemplos de funcionalidades que podem ser perdidas em caso…

Leia mais

Terceira idade… idade da dor? Saiba como a Fisioterapia pode ajudar.

em Fisioterapia por
Fisioterapia trata a dor

O envelhecimento do corpo está associado a alterações degenerativas em diversos tecidos, causando modificações estruturais e funcionais. Ou seja, o envelhecimento muda a aparência e o funcionamento do corpo, de modo que este se adapte a tais modificações. Essas adaptações ocorrem naturalmente, porém muitas vezes são percebidas por um simples e frequente sinal: a DOR! A dor pode ter causas variadas, manifestando um sinal de alerta para a região afetada: pode indicar inflamação, cicatrização inadequada, atrito tecidual, sobrecarga mecânica, entre outros diversos. Porém, é válido ressaltar que a dor não é, necessariamente, ruim para o organismo.  Funcionando como um aviso,…

Leia mais

Como proteger a microbiota intestinal quando envelhecemos?

em Nutrição por
microbiota e envelhecimento

Ela já foi conhecida como flora intestinal. Atualmente, chamamos de microbiota o complexo de espécies de microrganismos que vivem no trato digestivo dos seres humanos. Existem aproximadamente 100 trilhões de bactérias em nosso intestino, representantes de 400 a 1000 espécies. Com isso, possuímos mais material genético bacteriano que humano no nosso próprio organismo . Hoje sabemos que a microbiota intestinal se relaciona com nosso sistema imunológico, com o nosso metabolismo e até com o funcionamento do nosso cérebro. Logo, natural dizer que a saúde da nossa microbiota é a nossa também. Mudanças fisiológicas no trato gastrointestinal relacionadas ao envelhecimento, bem…

Leia mais

Quais são as Atividades Físicas indicadas para o idoso Diabético?

em Exercícios Físicos por
Exercícios físicos ajudam a melhorar a memória e a evitar quedas

  No artigo anterior, descrevemos os efeitos fisiológicos e bioquímicos que as Atividades Físicas proporcionam ao portador de Diabetes. Qualquer Atividade Física, seja recreativa, laboral (durante o período de trabalho), esportiva pode ser realizado pelos diabéticos. Porém, deve-se considerar as particularidades da doença e os limites individuais do praticante. É recomendado que um Programa de Atividades Físicas para idosos diabéticos promova os três pilares necessários para a boa aptidão da saúde: Capacidade Aeróbia, Flexibilidade e Força Muscular. Todas elas aumentam os receptores que melhoram a ação e sensibilidade da insulina (GLUT4), descrito no artigo anterior. Abaixo estão descritas as especificidades de…

Leia mais

Os Direitos do Idoso na Família devem ser respeitados

em Estatuto do Idoso por
4 gerações da mesma família

Com o passar dos anos, a família vai se modificando. Ganhamos agregados, nascem bebês, crianças crescem, adolescentes viram adultos e adultos envelhecem. Infelizmente, alguns morrem. E todos continuam sendo pais, mães, filhos, irmãos, sobrinhos. O amor e o afeto que une a família amadurece e continua presente. Os adultos mais velhos, por terem vivido mais tempo, são fonte de experiência, de amparo emocional. Em algumas famílias, também são amparo financeiro. A sua participação na vida familiar é muito importante para todos! Os mais novos ganham a experiência e os cuidados. Os mais velhos mantém uma parte importante de sua vida social…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo