IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Bem Estar > Saúde > Cabeça > Psicoses do Envelhecimento: Esquizofrenia de Início Tardio e Parafrenia Tardia
Cabeça

Psicoses do Envelhecimento: Esquizofrenia de Início Tardio e Parafrenia Tardia

Juliana Cecato
Última atualização 4 de janeiro de 2018 09:36
Por Juliana Cecato
Compartilhe
3 Min
idoso com esquizofrenia
Pessoas mais velhas podem apresentar esquizofrenia ou parafrenia tardias.
Compartilhe
Seu banner

Há 2 quadros de Psicose Tardia que se iniciam no envelhecimento: Esquizofrenia de Início Tardio e Parafrenia Tardia. Diferentemente da demência, as psicoses provocam mudança de personalidade, delírios e alucinações no início do quadro. E esses sintomas são persistentes.

  • Demências estão associadas a problemas cognitivos e desvios de comportamento.

A Esquizofrenia de Início Tardio refere-se a um quadro que pode aparecer após os 50 anos de idade, em ambos os sexos e com características paranoides. O portador deste quadro pode apresentar declínio cognitivo leve (que não afeta a atividade de vida diária), alterações de humor (geralmente sintomas depressivos) e comprometimento de personalidade.

Diferentemente do quadro de Parafrenia, a Esquizofrenia de Início Tardio apresenta um bom prognóstico. Ou seja, o quadro melhora e chega a reverter após administração de medicação.

A Parafrenia Tardia representa um quadro psicótico com delírios bem detalhados. Raramente apresentam alucinações (auditivas ou visuais) e não apresentam alterações de personalidade. Em um livro publicado em 2016 por Leonardo Caixeta, os critérios para Parafrenia Tardia refere-se:

  1. Preocupação com um ou mais delírios sistematizados.
  2. Afeto e personalidade relativamente preservados.
  3. Não estão presentes: declínio intelectual, alucinações visuais, incoerência, comportamento desorganizado.
  4. Compreensibilidade da alteração do comportamento (relacionados aos delírios).
  5. Ausência de transtorno cerebral orgânico.

Os delírios bem detalhados referem-se a quadros em que o paciente acredita estar vivendo uma situação que não é real. Por exemplo, há pessoas que acreditam estar sendo traídas pelo cônjuge mesmo não existindo nenhuma evidência dessa traição. Mesmo assim, o paciente encontra “provas” que não existem que evidenciam a traição. Esse delírio é conhecido como delírio de ciúme. Existem outros tipos de delírio, como por exemplo, o delírio de perseguição. Neste caso, o paciente acredita estar sendo seguido ou vigiado por um vizinho ou por um bandido e também encontram “provas” para aumentar esse delírio.

Em qualquer um dos casos, é fundamental levar o paciente para uma avaliação. Procure um Psiquiatra, Geriatra ou Psicólogo. É preciso obter o tratamento do quadro para melhorar a qualidade de vida, tanto do paciente quando do familiar. Todos sofrem com as alterações mentais do paciente.

Seu banner
TAGGED:delíriosesquizofreniaparafreniaPsicosetardio
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
26 Comentários 26 Comentários
  • Rai disse:
    7 de janeiro de 2018 às 22:17

    Bacana.

    Responder
  • Isabela disse:
    24 de julho de 2018 às 11:48

    Estava estudando o assunto e me deparei com sua explicação. Muito esclarecedora!

    Responder
  • REINALDO BELO RAMOS disse:
    25 de outubro de 2018 às 12:02

    Tenho 61 anos, fiz um check up pelo seu esclarecimento eu acredito que estou com estes sintomas, acreditando estar sendo traído apos um relacionamento de 30 anos, um estado emocional muito horrível e pensamentos absurdos, estou me cuidando com medicamentos apos consultar um psiquiatra, apos fazer todos os exames em todas as especialidades e não encontrar diagnostico.

    Responder
  • Perpétua Maia disse:
    18 de agosto de 2019 às 00:05

    A bisavó dos meus filhos tem demonstrado comportamento agressivo. Já chegou a bater nas filhas. Fala que todos que moram na casa são ladrões. Se nega a ir no médico. A convivência está muito difícil. Como agir nesse caso?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      19 de agosto de 2019 às 00:43

      Minha sugestão é chamar um médico que possa ir à residência dela. Ela precisa ter um diagnóstico médico para ser tratada adequadamente.

      Responder
    • Mariana Cons disse:
      8 de dezembro de 2019 às 16:39

      Olá. Eu e minha família estamos passando pelo mesmo problema que vc, com minha mãe. Ela mora conosco e está exatamente assim. Ela acha que nós a tentamos matar e não aceita ninguém da casa, nem nossa filha de 10 anos. Ela tem uma obsessão muito grande pelo meu marido e tem horror a ele. Está muito pior agora. Sou filha única e não tenho mais ninguém para ajudar. Infelizmente é ruim para toda a família, pois todos adoecemos!

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        9 de dezembro de 2019 às 18:23

        Procure um médico! Após o diagnóstico correto, alguns medicamentos e outras terapias podem ajudar a controlar este tipo de problema.

        Responder
      • Erika disse:
        18 de outubro de 2020 às 00:53

        Olá, boa tarde! Obteve algum êxito , conseguiu iniciar um tratamento . Meu nome é Erika e tenho vivido o mesmo problema com minha mae

        Responder
  • Marilene disse:
    27 de novembro de 2019 às 21:31

    Oi tudo bem.
    Conversa com o médico do posto de saúde para ir na casa. Explica tudo em detalhes sobre as atitudes dela. Um remédio já vai ajudar ela e vcs.

    Responder
    • Deiseane disse:
      7 de janeiro de 2020 às 21:23

      Infelizmente estou passando por todos esses problemas juntos meu pai tá com 82 anos ,n sabemos mais oq fazer pq ele tá escondendo faca ,ameaçando matar ,já jogou objetos perigosos ,falando pornografias e inventando coisas horríveis,q fizemos macumba q levamos ele pra abismos,
      Já n sei oq fazer n posso mais dormir ,n podemos deixar minha mãe só,levamos ele a um posto médico e os médicos acham graça dizem q é da idade,mandaram levar ele a outro médico ,e o pior é q ele é cego e quando se machuca diz q fomos nós e o provável é q alguém acredite.

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        7 de janeiro de 2020 às 23:36

        Não é a idade. Provavelmente, seu pai sofre de algum transtorno mental. Exija atendimento médico sério. Denuncie estes médicos por negligência ao Conselho Federal de Medicina.

        Responder
  • Marlete novais disse:
    4 de dezembro de 2019 às 21:22

    Minha mãe tem epilepsia severa e a um ano vem apresentando discurso desconexo,mudanças bruscas de humor, perda de afeto foi,receita pelo psiquiatra,rispiridona, ela já toma fenobarbitol e vabroato de sódio,n tenho sentido melhora. será que existe outras drogas melhores?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      5 de dezembro de 2019 às 11:38

      Normalmente, estes medicamentos demoram mais de 1 mês para começar a agir efetivamente. Se você tem dúvidas sobre o tratamento, procure o médico que está tratando sua mãe. É importante que ele explique tudo o que você precisar. Se não ficar satisfeita, procure outro médico.

      Responder
      • Alex de Melo disse:
        9 de julho de 2020 às 11:05

        Bom dia Doutora. Minha mãe a4 meses apresentou um surto psicótico grave. Alucinações, sensação de perseguições, tentou tirar a própria vida tomando rivotril com vinho. Ela começou tratamento com hisperidona 2mg (2x dia) e rivotril 2mg (1x dia). Teve alguns surtos depois de 1 mês, e ainda assim introduzido haldol decaneato (2ampolas a cada 28 dias). Só que sinto muitos tremores nela, problema na vista e alteração na marcha. Li as bulas e achei várias contra indicações nessse nivel. O médico deve intervir no tratamento? Seria importante uma reavaliação?

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          11 de dezembro de 2020 às 16:40

          Apenas o médico dela pode responder. Não fique preocupado à toa. É dever do médico responder todas as dúvidas dos pacientes e seus familiares. Converse com ele.

          Responder
    • Rosilene Lira disse:
      21 de setembro de 2020 às 00:09

      Minha mãe está com mania de dizer que minha cunhada está fazendo macumba, que as etiquetas das roupas é tudo macumba, que ela só pensa em espiritismo…. minha cunhada lê a Bíblia sempre e a trata muito bem! Já chorou porque minha mãe desconfia de tudo. As vezes da alguma roupa e depois fala que sumiu, que pegaram, ela fica procurando pelo em ovo e é muito teimosa, nada pra ela está bom! O que podemos fazer o que será que ela tem?

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        7 de dezembro de 2020 às 13:55

        Infelizmente, este tipo de comportamento é muito comum em pessoas com doença de Alzheimer. Recomendo que leve-a a um Geriatra urgentemente.

        Responder
  • emerson disse:
    21 de maio de 2020 às 17:56

    Meu avô tem delirio de ciumes . fica inventando q minha avó esta lhe traindo e fica falando ameaçando ela, depois ele pede perdão , mas volta fazer tudo de novo.
    Os familia esta buscando oq fazer mas até agora sem solução e ele não aceita tomar remedio.
    O que devemos fazer , Internar ou levar a um médico ?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      24 de maio de 2020 às 13:24

      Levar a um médico.

      Responder
      • Núbia Araújo disse:
        18 de agosto de 2020 às 16:11

        Minha mãe tem 82 anos, todos os sintomas de esquizofrenia há muitos anos, desde os 30. Mas nunca foi ao psiquiatra. Meu pai achava que ela era geniosa e sistemática. E ela acha que é normal. Diz que eu sou doida pra internar ela no hospício. Agora que ela tá velha, tá horrível conviver com ela. O que faço? Já estou ficando doente, depressiva e muito nervosa. Me oriente por favor!

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          8 de dezembro de 2020 às 15:06

          O ideal é levá-la a um Geriatra ou a um Psiquiatra. Doenças mentais sempre são difíceis de tratar, mas o tratamento é necessário e ajuda muito a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias.

          Responder
    • Marilda s disse:
      26 de agosto de 2020 às 11:42

      Meu marido está com escresofenia ele tem 90 anos eu não sei lidar com ele. Tenho muito medo.

      Responder
  • Rosely disse:
    15 de agosto de 2020 às 22:41

    Minha mãe tem 75 anos depois que sofreu um acidente fica até 72 horas sem dormir ,sem pestanejar delirios falando sem parar inquietação pode ser esquizofrenia

    Responder
  • Marilda s disse:
    26 de agosto de 2020 às 11:40

    Eu preciso de uma orientação.

    Responder
  • PATRICIA VAZ disse:
    30 de novembro de 2020 às 19:08

    Lendo esta matéria para tentar entender o quadro da minha mãe, mas ainda não conseguimos. Ela foi diagnosticada com Alzhaimer a poucos meses, mas tem algo no comportamento dela que me deixa com dúvida se é só Alzhaimer. Ela tem momentos de risos e choro em questão de segundos, ela não se socializa com outras pessoas quer ficar só deitada no quarto, lembra muito das pessoas que já faleceram e chora, agora ela deu para tirar a roupa do nada, diz que tem vontade de arrancar os cabelos, esta muito dificil o caso dela, esta sendo medicada para o Alzhaimer, mas não senti muita melhora, esta muito agitada, esta sempre achando que esta mijada, com que fez número 2 nas calças. tentamos cuidar em casa, mas ficou inviável, tivemos que colocar em uma casa de repouso para ser melhor assistida.

    Responder
  • Liê Ribeiro disse:
    15 de outubro de 2021 às 18:22

    Boa Tarde, eu tenho uma amiga 56 anos, ela sempre teve problema de insônia, mas esse ano ela ficou dias sem dormir, ficou 15 dias com dor de cabeça, começou ver vultos e ouvir vozes, disse que não conseguia, ouvir áudios celular, começou a ficar irritada por tudo, só queria ficar trancada no quarto, tínhamos uma relação de 20 anos, de repente ela disse que eu havia me juntado com outras pessoas para destrui-la , eu tentei ajudar, mas o que acabou de colocar uma pá de cal foi o INSTAGRAM, ela só fica nele, se pinta e se comporta como uma adolescente, as coisas da vida prática do dia a dia ela não quer realizar, parece que sua mente ficou infantil. Também isolou-se da família, fiquei muito triste porque ela simplesmente me apagou da sua vida. Eu só quero que ela fique bem. Uma pessoa que estava tendo contato com ela, disse que a mesma falou que esta passando psicólogo e Psiquiatra. Mas eu penso que ela está com algum desses problemas acima citado. Que Deus a ajude.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

satisfação sexual na terceira idade com demência.
Demências e Alzheimer

Satisfação Sexual do Casal com Pessoa com Demência

Por José Eduardo Martinelli
modelo prático
Demências e AlzheimerTerapia Ocupacional

Modelo Prático de Organização de Rotina de cuidados

Por Juliana Martinelli
idoso com ansiedade e agitação
Demências e Alzheimer

Ansiedade e Agitação: sintomas comuns em portadores de DA.

Por Juliana Martinelli
Idosos com Alzheimer tem mais risco de pneumonias.
CabeçaSaúde

Pneumonias e Alzheimer: qual a relação entre estas doenças?

Por José Eduardo Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?