Atendimento Humanizado

O Que Significa Atendimento Humanizado em Saúde?

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No ano de 2003 nasceu no Brasil, a Política Nacional de Humanização. com o fundamento de efetivação dos princípios estabelecimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a humanização na atenção à saúde pode ser entendida como uma qualificação das práticas de saúde, tais como o acolhimento, vinculo e valorização dos usuários do sistema. Assim foi definido o atendimento humanizado.

Atendimento humanizado é a habilidade dos profissionais da área da saúde em ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento eficaz e digno.

Portanto, neste tipo de conduta, o foco sempre será o paciente. Um dos principais objetivos deste tipo de atendimento é buscar meios para solucionar os problemas em pauta, prestar suporte ao doente, familiares e acompanhantes, esclarecendo as dúvidas, oferecendo alternativas e buscando a plena satisfação dos mesmos.

Para que ocorra a humanização é preciso que os profissionais, procedimentos e a estrutura institucional estejam alinhados com o mesmo objetivo e propósito.

Alguns pilares do Atendimentos Humanizado:

– Tratar cada paciente de forma individualizada e única;

– Dispensar atenção e empatia com o caso;

– Transmitir confiança, segurança e apoio para que o paciente possa ter melhor adesão ao tratamento proposto;

– Explicar cada procedimento e conduta a ser aplicada;

– Respeitar a individualidade de cada um (crenças, opiniões e desejos);

– Cumprimentar, chamar pelo nome e escutar o paciente independente do estado que o mesmo se encontra (em coma, acordado ou sonolento);

– Sempre informar o paciente e o familiar de forma clara quanto ao quadro geral e resultados obtidos;

– Sempre levar em consideração o estado emocional de todos envolvidos no quadro.

Quando o tratamento é focado nas reais necessidades do paciente, o atendimento humanizado pode contribuir no processo de cura e de recuperação precoce destes indivíduos. Gerando maiores possibilidade dos pacientes respondem mais rápido aos procedimentos clínicos e se manterem com a saúde mental fortalecida, fatores muito importantes para a melhoria do estado de saúde como um todo.

REFERÊNCIAS: 

– ZUGE EMANOELI. A HUMANIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Porto Alegre, RS 2012

– BRASIL. AÇÃO CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE A SAÚDE DA PESSOAS IDOSA. Caderno de formação. São Paulo, 2017. Disponível em http://portalarquivos,saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/20/cadrno-caderneta-HCor.pdf

https://www.star.med.br/importancia-atendimento-humanizado-na-area-da-saude/

Autora:

Jéssica Maria Ribeiro Bacha fisioterapeuta formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas, especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein, Mestre e doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia. Membro do Laboratório de estudo em tecnologia, funcionalidade e envelhecimento da Universidade de São Paulo (LETEFE).

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