No ano de 2003 nasceu no Brasil, a Política Nacional de Humanização. com o fundamento de efetivação dos princípios estabelecimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a humanização na atenção à saúde pode ser entendida como uma qualificação das práticas de saúde, tais como o acolhimento, vinculo e valorização dos usuários do sistema. Assim foi definido o atendimento humanizado.
Atendimento humanizado é a habilidade dos profissionais da área da saúde em ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento eficaz e digno.
Portanto, neste tipo de conduta, o foco sempre será o paciente. Um dos principais objetivos deste tipo de atendimento é buscar meios para solucionar os problemas em pauta, prestar suporte ao doente, familiares e acompanhantes, esclarecendo as dúvidas, oferecendo alternativas e buscando a plena satisfação dos mesmos.
Para que ocorra a humanização é preciso que os profissionais, procedimentos e a estrutura institucional estejam alinhados com o mesmo objetivo e propósito.
Alguns pilares do Atendimentos Humanizado:
– Tratar cada paciente de forma individualizada e única;
– Dispensar atenção e empatia com o caso;
– Transmitir confiança, segurança e apoio para que o paciente possa ter melhor adesão ao tratamento proposto;
– Explicar cada procedimento e conduta a ser aplicada;
– Respeitar a individualidade de cada um (crenças, opiniões e desejos);
– Cumprimentar, chamar pelo nome e escutar o paciente independente do estado que o mesmo se encontra (em coma, acordado ou sonolento);
– Sempre informar o paciente e o familiar de forma clara quanto ao quadro geral e resultados obtidos;
– Sempre levar em consideração o estado emocional de todos envolvidos no quadro.
Quando o tratamento é focado nas reais necessidades do paciente, o atendimento humanizado pode contribuir no processo de cura e de recuperação precoce destes indivíduos. Gerando maiores possibilidade dos pacientes respondem mais rápido aos procedimentos clínicos e se manterem com a saúde mental fortalecida, fatores muito importantes para a melhoria do estado de saúde como um todo.
REFERÊNCIAS:
– ZUGE EMANOELI. A HUMANIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Porto Alegre, RS 2012
– BRASIL. AÇÃO CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE A SAÚDE DA PESSOAS IDOSA. Caderno de formação. São Paulo, 2017. Disponível em http://portalarquivos,saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/20/cadrno-caderneta-HCor.pdf
– https://www.star.med.br/importancia-atendimento-humanizado-na-area-da-saude/
Autora:
Jéssica Maria Ribeiro Bacha fisioterapeuta formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas, especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein, Mestre e doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia. Membro do Laboratório de estudo em tecnologia, funcionalidade e envelhecimento da Universidade de São Paulo (LETEFE).
Tema muito importante na área da suade. Parabéns Dra. Bacha
Parabéns Dra Jéssica! Meus pais gostam muito de você. Grande abraço. Rafaela Velásquez.
Ótimo texto Jéssica. Tema muito importante em tempos de vida longa. Abraço Lucas e Laura.