alcoolismo na terceira idade

Alcoolismo: O Que É e Como Identificar em Idosos

em Saúde por

O alcoolismo é uma doença crônica e deve ser tratada. Referimo-se a uma doença com pré-disposição genética que pode ser desencadeada por fatores psico-sociais e/ ou ambientais.

No Brasil, 9% dos idosos assume consumir bebidas alcoólicas diariamente. No entanto, estima-se que 50% das pessoas com mais de 65 anos beba diariamente. De cada 5 idosos que bebem diariamente, 4 são homens.

Porém, estima-se que 3% a 4% sejam alcoólatras. Assim, é importante saber quais são principais características do alcoolismo:

  • Falta de controle sobre a bebida. Isto é, consumir a bebida em grandes quantidades e desejar bebidas durante os momentos em que não está bebendo.
  • Continuidade do consumo de álcool apesar das conseqüências adversas. Ou seja, mesmo sentindo efeitos como arritmia cardíaca, náuseas e dores de cabeça, a pessoa continua consumindo bebida alcoólica.
  • Distorções de pensamento, incluindo a negação do problema e a falta do cumprimento de responsabilidades e obrigações (como decidir não pagar contas, por exemplo).

Os principais problemas causados pelo alcoolismo em adultos com mais de 65 anos são:

  • Demência. Estima-se que 5% dos casos de demência em idosos seja causado pelo alcoolismo.
  • Anemia.
  • Arritmia cardíaca, que, por sua vez, aumenta o risco de AVC e infarto.
  • Cirrose e outras doenças do Fígado e do Pâncreas.
  • Enfraquecimento do sistema imunilógico.

Mas é bastante difícil, inclusive para os médicos, identificar o problema, principalmente entre as mulheres. Isto porque a maioria tem vergonha de falar sobre o assunto (o que é nítido quando somente 9% assume, mas na verdade, metade dos idosos consome bebida alcooólica todos os dias). O maior risco de alcoolismo está relacionado a fatores genéticos. Alguém da família é ou foi alcoólatra? Fatores sociais como perdas, exclusões e isolamento social somam-se. Estamos falando de aposentadoria, luto por ente querido, etc. Também a fatores fisiológicos e de saúde como dores crônicas, insônia, redução de sentidos como visão e audição e Depressão ou Ansiedade.

Portanto, se você conhece alguém que se encaixa nestes fatores de risco, com carinho e respeito, fique atento.

2 Comments

  1. Como eu faço para tratar a minha mãe porque ela tem 61 anos bebe diário ela não tem controle na bebida dela quando ela bebe ela sai de controle dela se transformar em outra pessoa como é que eu faço para resolver esse problema

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo