Idoso com evelhecimento não patológico

Como é o Envelhecimento normal do Cérebro

em Cabeça por

Temos publicado muitos artigos relacionados a doenças neurodegenerativas. Nesta oportunidade, falaremos de Saúde Cerebral durante o envelhecimento!

O que significa um envelhecimento bem sucedido? Quando você pensa em como será sua vida quando for mais velho, como você se vê?

A maior parte das pessoas imaginam-se tomando conta da própria vida, sem interferências majoritárias de outras pessoas. Isso significa manter a Autonomia e a Independência. Autonomia é a capacidade de exercer o livre-arbítrio. É  compreender as situações e tomar decisões de acordo com os próprios valores e princípios. Por exemplo: cuidar das próprias finanças, decidindo em que gastar o próprio dinheiro. A Independência, por sua vez, é a capacidade de cumprir sozinho todas as tarefas para a manutenção da qualidade de vida. Estamos falando em cozinhar, tomar banho sozinho, escolher a própria roupa e vestir-se, etc.

Para que estas capacidades sejam mantidas, o cérebro precisa estar saudável. Mas, como todos os outros órgãos de nosso corpo, o cérrebro também sofre as alterações fisiológicas naturais do envelhecimento. Como diferenciar o processo normal de um processo patológico?

Primeiramente, é importante saber que a idade melhora as funções cognitivas relacionadas à linguagem. Ou seja, uma pessoa que envelheceu com saúde tende a possuir um vocabulário muito maior que outra pessoa mais jovem. Em contraponto a isso, observa-se maior dificuldade de concentração e atenção e maior demora em aprender sobre uma nova tecnologia. Mas sem afetar sua Autonomia nem sua Independência.

Suspeita que alguém tem Alzheimer? Entenda os sintomas iniciais da doença.

Entenda um dos fatores que pode prevenir o Mal de Alzheimer.

Fisicamente falando, durante o envelhecimento, o cérebro apresenta as seguintes modificações:

  • Menor massa cerebral. A partir da quinta década de vida, o cérebro passa a perder aproximadamente 4,5 gramas por ano. Ou seja, com 100 anos, é normal perder mais ou menos 20% da massa cerebral. Isso não representa prejuízo ao indivíduo.
  • Redução da Densidade Neural. É uma redução leve em pessoas saudáveis. Pode ocorrer por perda de neurônios ou por redução do tamanho destas células, que encolhem.
  • Depósito de proteína amilóide. Acontece nas regiões corticais do cérebro em forma de placas extracelulares ou com acúmulo nas paredes vasculares. Normalmente, em menor quantidade que em pessoas com demência.
  • Emaranhados Neurofibrilares presentes nas região do Hipocampo (não disseminados, como nas pessoas que desenvolvem demência).
  • Achados microvasculares. Pequenos derrames cerebrais deixam algumas lacunas localizadas no cérebro. Ocorrem principalmente em pessoas com histórico de hipertensão não controlada.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo