memória, raciocínio

Avaliando Problemas de Memória, Raciocínio ou Comportamento

em Demências e Alzheimer por

Muitas vezes nos preocupamos com familiares e amigos que começam a esquecer coisas simples. Erroneamente, quando se trata de uma pessoa mais velha, associamos tal “sintoma” à idade mais avançada. Mas, na maioria das vezes, ficamos inseguros ou nervosos com a simples possibilidade de uma pessoa próxima e querida estar apresentando, de fato, sintomas de doença neuro-degenerativa, como a Doença de Alzheimer, por exemplo.

Então, como saber se as mudanças que notamos em outras pessoas ou em nós mesmos são importantes? Especialmente quando tais mudanças envolvem memória, raciocínio ou comportamento, pode ser difícil saber o que fazer ou dizer. Por isso, preparamos aqui algumas questões para ajudar a avaliar a situação.

A chave para esta questão é: tais alterações de memória, raciocínio e comportamento estão atrapalhando a rotina?

Desde já, lembramos que esta lista não substitui a avaliação de um médico! O objetivo aqui é alertar para que o médico seja procurado o mais rápido possível.

1. Que mudanças na memória, raciocínio ou comportamento você percebe? O que a pessoa está fazendo – ou deixando de fazer – que é fora do comum?

Sobre a Memória:

  • Marcou compromisso e não compareceu. Como uma pessoa vaidosa, marcar horário no cabeleireiro e não ir porque esqueceu. Apesar de adorar ir ao cabeleireiro.
  • Foi ao supermercado e esqueceu de comprar um item importante que sempre compra. Por exemplo: uma pessoa que gosta muito de comer ovo, come ovos todos os dias, e deixa faltar ovos em casa.
  • Esqueceu o caminho de algum lugar que costuma ir. Um bom exemplo é o caminho da igreja. Uma pessoa que vai e volta toda semana de casa à igreja pelo mesmo caminho, de repente não consegue mais voltar sozinha para casa.

Sobre o raciocínio:

  • Errou uma receita que costuma fazer sempre.
  • Erra as contas de casa e leve quantidade de dinheiro menor do que precisava para pagar uma conta.
  • Costureira que calculou quantidade de tecido errada para fazer uma peça de roupa.
  • Passou a guardar coisas em lugares incomuns (por exemplo, camisetas no armário da cozinha).

Sobre comportamento:

  • Passou a ter ciúmes excessivos do cônjuge.
  • Começa a desconfiar que está sendo roubado por pessoas de confiança.
  • Evita sair de casa e não se interessa mais por compromissos sociais

2. Várias condições podem causar mudanças na memória, raciocínio e comportamento. Alguns problemas de saúde ou estilo de vida podem ser um fator. Por exemplo, desnutrição (especialmente falta de vitamina B12), estresse familiar, diabetes ou depressão. Controlando estes fatores, a pessoa volta ao normal?

3. Você conhece todos os sinais de Alzheimer e outras demências? Você percebe algum desses sinais na pessoa que o preocupa?

4. Alguém mais notou a mudança? Converse com outros amigos próximos e familiares para perguntar.

Se você e mais alguma pessoa próxima notou 1 ou mais destes sinais, já é motivo suficiente para procurar um médico.

Fonte: Alz.org

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo