necessidades nutricionais na terceira idade.

As Necessidades Nutricionais dos Adultos mais Velhos

em Nutrição por

Ainda é necessário reforçar os estudos sobre as necessidades nutricionais de adultos com mais de 60 anos. Ainda não se tem claridade sobre o que realmente é diferente para um idoso.

Sabemos que o envelhecimento acarreta em perda de massa magra e redução da taxa de metabolismo basal. Com isso, a quantidade de energia necessária por dia para a sobrevivência também diminui. Assim, seria lógico assumir que a quantidade de nutrientes também deveria ser reduzida. Porém, há estudos que indicam o contrário para alguns nutrientes específicos.

As necessidades nutricionais para pessoas mais velhas podem ser maiores para:

  • Cálcio e Vitamina D. Há evidências de que idosos precisam de quantidades maiores de Cálcio e Vitamina D para manter a saúde dos ossos. A Vitamina D é uma molécula lipo-solúvel (solúvel em gordura e não em água) necessária para que o organismo absorva corretamente o  carbonato e o fosfato de cálcio presentes na dieta. A Vitamina D é produzida em nosso organismo quando tomamos banho de sol. Mas também existem suplementos vendidos em farmácias.
  • Fibras. Uma das conseqüências conhecidas do envelhecimento é a redução da motilidade intestinal. Assim, as pessoas mais velhas estão mais propensas a constirpação. As fibras são nutrientes capazes de ajudar na regularização do funcionamento do intestino. Além disso, há estudos que relacionam uma dieta rica em fibras (ingeridas através de frutas e outros vegetais) à redução de risco de doenças cardíacas, controle de peso e redução de risco de  Diabetes Mellitus tipo 2.

Além disso, é recomendado que as pessoas mais velhas prestem atenção ao consumo de proteínas, vitamina B12, açúcar, sal e potássio.

Por diversos motivos, as pessoas mais velhas dão preferência cada vez maior a alimentos mais macios e doces. Desta forma, correm o risco de consumir mais açúcares e menos proteínas e vitamina B12 que o necessário. Uma dieta pobre em proteínas pode resultar em problemas nutricionais graves, conforme já discutido. A falta de vitamina B12 pode gerar problemas no sistema nervoso e causar anemia megaloblástica.

 

Fonte: Nutrition for Older Persons – WHO e Special Nutrient Needs for Older Adults.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo