Beber água é extremamente importante para a manutenção de nossa saúde. Já abordamos este tema em outro artigo. Hoje, falaremos sobre como manter o idoso hidratado. Sabemos que a desidratação pode causar inúmeros problemas como pressão baixa, confusão mental, obstipação intestinal (intestino preso), entre outros.
Para evitar estes problemas, que podem originar complicações sérias de saúde, seguem algumas dicas.
- Oferecer líquidos regularmente. Idealmente, oferecer água. Quando o idoso se recusa a beber água, oferecer água de coco, chás, sucos ou vitaminas. Mas atenção às quantidades de açúcar e sódio das bebidas oferecidas.
- O idoso deve beber 2 litros de líquidos por dia. Para ajudar a controlar a quantidade, pode-se usar uma garrafa de 2 litros, ou duas de 1 litro. Encha a(s) garrafa(s) pela manhã e ofereça água o dia todo de maneira a acabar a água da(s) garrafa(s) ao final do dia. Outra alternativa é anotar as quantidades de líquidos em um caderno para o controle.
- Águas saborizadas podem ser uma opção para idosos que não gostam de água pura. Pode-se colocar rodelas de limão, folhas de hortelã, pedacinhos de gengibre ou de maçã na(s) garrafa(s).
- Evitar oferecer copos cheios de água. Grande quantidade de água ingerida de uma só vez pode causar sensação de plenitude gástrica (barriga cheia) e ser desconfortável. É preferível oferecer meio copo por vez, várias vezes ao dia.
- Atenção aos idosos diabéticos: nunca oferecer bebidas com açúcar, como sucos de caixinha.
- Atenção aos pacientes com restrição de ingestão de líquidos por prescrição médica.
- Jamais se deve oferecer líquidos com o idoso deitado. Sempre colocar o idoso sentado ou recostado em travesseiros.
- Pacientes com disfagia, ou seja, dificuldades para engolir, devem receber alimentação específica. A orientação de nutricionista e/ou fonoaudiólogos é necessária nestes casos.
Alguns benefícios de o idoso beber água regularmente para a manutenção de sua hidratação são:
- A ingestão adequada de líquidos também é importante para a manutenção do adequado tugor cutâneo (elasticidade da pele). Assim, evita-se “coceira” por pele ressecada e pequenos ferimentos na pele.
- Alguns idosos acumulam facilmente secreções bronco-pulmonares. A oferta adequada de líquidos ajuda a expectoração mais rápida, prevenindo infecções.
- O coração necessita de volume de sangue para trabalhar adequadamente. A manutenção da quantidade de água adequada pode evitar problemas cardíacos.
Informações úteis? Compartilhe!
[…] Veja algumas dicas para garantir a própria hidratação e a hidratação do idoso de quem você cui… […]