idoso deve beber água

Beber água: 8 Dicas para assegurar a ingestão correta de líquidos

em Nutrição por

Beber água é extremamente importante para a manutenção de nossa saúde. Já abordamos este tema em outro artigo. Hoje, falaremos sobre como manter o idoso hidratado. Sabemos que a desidratação pode causar inúmeros problemas como pressão baixa, confusão mental, obstipação intestinal (intestino preso), entre outros.

Para evitar estes problemas, que podem originar complicações sérias de saúde, seguem algumas dicas.

  1. Oferecer líquidos regularmente. Idealmente, oferecer água. Quando o idoso se recusa a beber água, oferecer água de coco, chás, sucos ou vitaminas. Mas atenção às quantidades de açúcar e sódio das bebidas oferecidas.
  2. O idoso deve beber 2 litros de líquidos por dia. Para ajudar a controlar a quantidade, pode-se usar uma garrafa de 2 litros, ou duas de 1 litro. Encha a(s) garrafa(s) pela manhã e ofereça água o dia todo de maneira a acabar a água da(s) garrafa(s) ao final do dia. Outra alternativa é anotar as quantidades de líquidos em um caderno para o controle.
  3. Águas saborizadas podem ser uma opção para idosos que não gostam de água pura. Pode-se colocar rodelas de limão, folhas de hortelã, pedacinhos de gengibre ou de maçã na(s) garrafa(s).
  4. Evitar oferecer copos cheios de água. Grande quantidade de água ingerida de uma só vez pode causar sensação de plenitude gástrica (barriga cheia) e ser desconfortável. É preferível oferecer meio copo por vez, várias vezes ao dia.
  5. Atenção aos idosos diabéticos: nunca oferecer bebidas com açúcar, como sucos de caixinha.
  6. Atenção aos pacientes com restrição de ingestão de líquidos por prescrição médica.
  7. Jamais se deve oferecer líquidos com o idoso deitado. Sempre colocar o idoso sentado ou recostado em travesseiros.
  8. Pacientes com disfagia, ou seja, dificuldades para engolir, devem receber alimentação específica. A orientação de nutricionista e/ou fonoaudiólogos é necessária nestes casos.

Alguns benefícios de o idoso beber água regularmente para a manutenção de sua hidratação são:

  • A ingestão adequada de líquidos também é importante para a manutenção do adequado tugor cutâneo (elasticidade da pele). Assim, evita-se “coceira” por pele ressecada e pequenos ferimentos na pele.
  • Alguns idosos acumulam facilmente secreções bronco-pulmonares. A oferta adequada de líquidos ajuda a expectoração mais rápida, prevenindo infecções.
  • O coração necessita de volume de sangue para trabalhar adequadamente. A manutenção da quantidade de água adequada pode evitar problemas cardíacos.

Informações úteis? Compartilhe!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo