Atividades Físicas para a terceira idade

Atividades Físicas: Como Começar? Quanto Tempo Por Dia?

em Exercícios Físicos por

Atividades físicas são qualquer coisa que faça o seu corpo se movimentar. Caminhar, correr, jogar futebol, varrer a casa ou dançar são alguns exemplos.

Já é de conhecimento comum que praticar atividades físicas regularmente contribui para a saúde. Em qualquer idade, é necessário se movimentar.

Estudiosos da longevidade do ocidente acreditam que 150 minutos de atividades físicas de intensideda moderada por semana seja o mínimo necessário para buscar um envelhecimento saudável.

Assim, é comum a recomendação de 30 minutos de atividades físicas contínuas, 5 vezes na semana. Mas, devemos observar que o mínimo é de 10 minutos contínuos de exercícios. Neste caso, os afazeres do lar, como cozinhar, varrer a casa, lavar a roupa, limpar o carro, etc não contam. Isso porque estas atividades são consideradas leves. E os benefícios só são percebidos com atividades de intensidade moderada a forte.

Portanto, recomenda-se que se escolha uma atividade aeróbica entre caminhada rápida ou corrida, hidro-ginástica, tênis ou andar de bicicleta.

Mas, atenção! Se você ainda não tem o hábito de praticar atividades físicas regularmente e já passou dos 60 anos, recomendamos que procure um profissional da Educação Física para acompanhamento.

Como criar o hábito de fazer atividades físicas e não parar?

A primeira dica é escolher uma atividade agradável. Quanto mais prazerosa a atividade, menor a chance de interromper o programa. Além disso, planejamento também ajuda. Durante o final de semana, separe algum momento em que você possa programar suas atividades da semana. Desta maneira, fica mais fácil reservar os horários para a atividade física.

Uma dose de auto-conhecimento também ajuda. Se você gosta de desafios, procure uma atividade em que você possa se superar. Por exemplo, pode iniciar um programa de caminhadas com o objetivo de participar de uma corrida de rua de 5km ou 10km. Neste exemplo, recomendamos fortemente o acompanhamento de um profissional da Educação Física. Se você precisa manter um compromisso com outra pessoa, procure um amigo com quem possa praticar a mesma atividade. Se você é do tipo que precisa de um motivo mais forte para se exercitar, comece a pagar um personal trainer. O bolso também pode nos ajudar a manter a rotina de atividades!

2 Comments

  1. Admiro muito alguém, seja educadore físico, geristra, psicólogo, fisioterapeuta, etc, falar em atividade física e não citar as artes marciais. Tai Chi Chuan, Ai Ki Do, Karatê, Capoeira, Jiujitsu, e otras, adaptadas à idade. O próprio Chi Kung, que é medicina tradicional chinesa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo