Infarto do Miocárdio

em Coração por

Infarto do Miocárdio

O infarto do miocárdio ocorre quando há uma obstrução de uma artéria coronariana (aquelas que levam sangue ao miocárdio – músculo do coração). O entupimento do vaso sangüíneo pode acontecer de forma lenta e progressiva, como conseqüência do acúmulo de gordura nas paredes arteriais. Ou, esta obstrução pode ocorrer de forma brusca, em conseqüência de uma embolia, ou seja, a presença de um coágulo na artéria transportado pela corrente sangüínea. É sabido também que o entupimento do vaso pode ocorrer quando há uma ruptura na parede da placa de gordura, levando à formação de um coágulo que obstrui abruptamente a artéria e ocasiona o infarto agudo do miocárdio. Desta maneira, o coração, sem receber nutrientes e oxigênio através do sangue, pára de funcionar pois o músculo fica danificado ou morre.

O principal sintoma é a dor intensa e duradoura que ocorre atrás do esterno (região do peito) que se estende aos ombros e braços, sobretudo do lado esquerdo. Também são observados sudorese abundante e fria, febre, náuseas, perturbações do ritmo cardíaco, entre outros. Mas, há pessoas que não apresentam sintomas.

A dor pode durar mais de 20 minutos, horas ou até dias. As pessoas mais afetadas pelo infarto possuem entre 40 e 70 anos de idade. Os fatores de risco mais importantes são Hipertensão, Tabagismo, Obesidade, Sedentarismo, Ansiedade e Diabetes.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, mais de 300 mil pessoas sofrem infarto todos os anos e 80 mil morrem.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo