A rigidez articular pode ser definida como dificuldade em realizar movimentos devido a sensação de aumento de resistência e limitação durante a amplitude articular.
A rigidez articular pode ser apenas uma característica muito comum do processo de envelhecimento. Ou fazer parte do quadro sintomatológico de muitas patologias, principalmente articulares e reumatológicas.
Uma das principais causas de rigidez articular é a falta de movimento. Grande parte das articulações do corpo são sinoviais. Ou seja, são revestidas de cartilagens e membrana sinovial. Esta última é responsável pela produção do líquido sinovial que lubrifica a articulação. Este líquido é translúcido, de consistência viscosa e localizado no espaço intrarticular. Durante a movimentação, ocorre a produção, distribuição e reabsorção desse líquido de forma equilibrada na articulação. Em situações de imobilidade (durante a noite de sono, por exemplo) o liquido sinovial fica distribuído de forma menos homogênea na articulação, causando sensação de rigidez.
Outra causa muito comum da rigidez articular é a mudança estrutural que ocorre nos tecidos articulares durante o processo de envelhecimento. Músculos, tendões, ligamentos e cápsulas articulares perdem a maleabilidade. Isso acontece devido a alterações nas moléculas de colágeno, tornando esses tecidos mais rígidos e dificultando a mobilidade articular.
As dores articulares aumentam com o frio. Entenda porque.
No entanto, muito quadros patológicos (inflamações e doenças reumatológicas, em sua maioria) podem apresentar a rigidez articular como sintoma. Estas doenças provocam a alteração da viscosidade e da quantidade do líquido sinovial. Provocam também modificações de outros componentes articulares, déficit na ativação muscular, entre outros sintomas.
É importante, portanto, saber identificar o quadro de rigidez articular e entender sua causa.
Na grande maioria dos casos, trata-se se um quadro fisiológico comum que se torna exacerbado em indivíduos idosos. Mas quando se apresenta combinado com outros sinais e sintomas, é indicada a avaliação de um profissional capacitado que possa fazer o diagnóstico diferencial dos quadros patológicos citados anteriormente.
A melhor prevenção para a rigidez articular é movimentar-se. Caminhe, passeie, viaje. Seja fisicamente ativo!
Gostou? Compartilhe nosso texto!
Meu irmão sofreu uma convulsão á 3meses,internou umas 3 vezes nesse tempo,não explucaram o que provocou! Agora a cerca de uns 20 dias ele travou tudo inclusive a boca! Ele esta acamado mas a gente consegui coloca- lo numa poltrona e fazer alguns movimentos c braços e pernas! Agora ele esta parecendo um pedacinho de pau,de tanto que enrijeceu!