idoso com calçado ideal

O que muda em nossos pés? Como escolher o Calçado ideal.

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Diversas mudanças ocorrem na postura, no equilíbrio e na marcha do idoso durante o processo de envelhecimento.

Dentre elas, alterações nas articulações dos pés são muitos comuns. Podem apresentar sinais apenas de envelhecimento ou de alterações patológicas.

O complexo articular do tornozelo e pé consiste em mais de dez articulações. Isso torna esta região um alvo de potenciais complicações.

Durante o processo de envelhecimento, a tendência é que essas articulações apresentem mais rigidez e menos movimentação para dissipar as cargas do corpo. Além disso, é muito frequente a presença de outras patologias, como hálux valgo (popularmente conhecido como “joanete”), hálux rígido, deformidade de dedos menores, fascíte plantar (muitas vezes, chamada de esporão), artrose de tornozelo, alterações vasculares e sensitivas (causadas por doenças de ordem cardiovascular ou diabetes, por exemplo), entre outras diversas.

Sendo sinais de envelhecimento ou alterações patológicas, todos esses quadros merecem atenção. Devemos seguir um tratamento para permitir que os pés se adaptem melhor às atividades e cargas impostas no dia-a-dia. No entanto, é essencial a atenção aos calçados utilizados. Quando não adequados, podem anular todo o trabalho de tratamento e prevenção.

A escolha do calçado ideal para o idoso se inicia pela numeração. Muitas vezes, a numeração pode mudar ao longo dos anos. É frequente observarmos que a numeração aumentou, e isso deve-se as alterações e deformidades articulares dos pés. Portanto, não se incomode ao escolher um número maior do que o que você sempre usou! Com o número correto, é importante escolher um modelo confortável, que fique bem preso aos pés. Devemos evitar chinelos, sandálias e tamancos soltos, sem tiras no calcanhar. É importante também observar o tipo de material do calçado, pois o atrito pode causar lesões na pele frágil do idoso (deve-se optar por materiais macios e maleáveis). As palmilhas, de modo geral, devem ser macias e acolchoadas, sem causar zonas de pressão localizada.

Resumindo, são 3 recomendações:

  • Escolher numeração correta.
  • Evitar calçados que não se prendam no calcanhar.
  • Material interno deve ser macio.

Apesar de serem diversas as recomendações para a escolha do calçado ideal, não há proibições absolutas, pois cada indivíduo se adapta a um determinado tipo de calçado. De couro ou de tecido, aberto ou fechado, com ou sem salto, o importante é que o calçado seja seguro e confortável. Procure um serviço especializado ou o seu Fisioterapeuta para ajudar.

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Photo by Manki Kim on Unsplash

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