Guarda Municipal e segurança do idoso

Segurança: Dicas para evitar acidentes e violência

em Segurança por

Guarda Municipal e segurança do idoso

Guarda Municipal zela pela segurança do Idoso

A Guarda Municipal de Jundiaí tem buscado constantemente a melhoria da segurança do cidadão em geral, em especial ao público vulnerável, neste caso aos idosos.

 Para produzir cada vez mais níveis adequados de segurança pública para as pessoas idosas, estas ações não dependem apenas dos agentes de segurança, mas da união e participação de todos.

Assim, as medidas aqui apresentadas são de fácil execução e não exigem gastos. Exigem sim mudanças de atitude. É importante lembrar, que para uma segurança efetiva, a prevenção é o melhor caminho.

 

Segurança em sua residência:

Lembre sempre de trancar portas e janelas quando for sair. Também deve-se manter as portas fechadas e trancadas quando estiver em casa, mesmo de dia.

Se sua casa tem janelas muito perto da porta, evite deixar a chave na fechadura, pelo risco de alguém mal-intencionado conseguir alcançá-la pondo o braço para dentro através dela e destrancar a porta.

Nunca abra a porta sem ter certeza se você conhece quem bate.

Jamais aceite serviços que não solicitou, ainda que sejam de graça. Especialmente se quem o oferece for muito gentil e simpático.

Guarde seu dinheiro em lugar seguro, isto é, de difícil acesso para quem não é de casa. Nunca guarde grandes quantidades de dinheiro em casa.

Tome cuidado com empregados ou prestadores de serviços eventuais, que podem praticar delitos em sua residência ou obter informações e repassá-las para outras pessoas.

Procure manter contato regular com vizinhos em quem tenha confiança, estabelecendo com eles uma rede de ajuda de proteção recíproca. Tenha o número de telefone deles.

É sempre bom que, se possível, tenha uma extensão do telefone no seu quarto ou um celular para os casos de precisar chamar a Guarda Municipal pelo fone 153, em caso de sua residência ser invadida.

Tenha sempre em local certo telefones de emergência, de parentes ou pessoas a quem possa pedir ajuda, para dispor deles quando precisar.

Se mora só, deixe à disposição do síndico (ou de vizinhos em quem confie) telefones de contato de pessoas a quem se deva comunicar problemas ou pedir ajuda, para casos em que o Sr(a) não possa fazê-lo em momentos de necessidade.

Antes de dormir, faça um procedimento de segurança: cheque pessoalmente trancamento de portas e janelas da casa, tire as chaves da ignição do carro, ligue os alarmes e outros dispositivos de segurança.

Segurança nas ruas:

Procure manter sempre a atenção quando for às ruas. Sempre esteja atento(a) ao que acontece ao seu redor. Cuidado ao entrar e sair de casa, pois é nesse momento que se está mais vulnerável.

Não reaja quando for vítima de roubo. Entregue o que ele lhe pedem para que vá embora logo. Lembre-se que muitas vezes as vítimas são escolhidas pelos bens que elas carregam, por isso evite portar jóias ou bens de valor, quando sair só.

No caso dos homens, coloquem as carteiras nos bolsos da frente das calças ou do lado internos de paletó ou jaquetas. O bolso de trás das calças facilita a ação de batedores de carteira;

Não aceite ajuda de estranhos. Se necessitar, procure um Guarda Municipal;

Para subir em um ônibus, evite abrir sua carteira no ponto de embarque. Deixe sua carteira de identidade separada e cuidado ao colocar sacolas no chão para não que não sejam puxada por baixo do banco;

Segurança no Banco:

Nunca peça ou aceite ajuda de estranhos, principalmente quando se oferecem para ajudar. Não entregue seu cartão magnético na mão de pessoas estranhas, ainda que se ofereçam para ajudar. Na dúvida, vá a parte interna do banco e peça para ser atendido por um funcionário.

Se necessitar sacar dinheiro, não mostre e nem conte o dinheiro a frente das pessoas, pois pessoas mal-intencionadas observam quem está sacando e seguem a vítima para depois assaltá-la na conhecida “saidinha de banco”.

Se possível, quando tiver que buscar ou sacar dinheiro no banco, procure ir com algum parente ou amigo.

Se o seu cartão magnético ficar retido no caixa automático, peça ajuda imediata e somente ao funcionário do banco. Não se afaste daquele caixa.

 

Colaboração de Subinsp. Dênis Fernando Berni, da Guarda Municipal de Jundiaí – SP.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo