idoso em imóvel adaptado

Imóvel para idosos: veja quais são as adaptações ideais.

em Dia-a-dia por

Como seria o imóvel ideal para o bem estar do idoso? Seria uma casa/ apartamento pensado sob medida, com infraestrutura adequada e em local de fácil acesso aos serviços complementares, tais como: banco, farmácia, supermercado, etc…

As palavras-chave do imóvel são: Acessibilidade, Saúde e Segurança.

São algumas demandas que deverão ser atendidas por esses empreendimentos.  Os projetos voltados para os idosos, ainda, são poucos. Mas o envelhecimento da população e mudança nos comportamentos das famílias devem estimular a oferta desses imóveis.

As construtoras já contam com equipes multidisciplinares de profissionais de gerontologia e arquitetos especializados, analisando desde o uso de ambientes de lazer, até as especificações técnicas, como: pisos antiderrapantes, piscina adaptada para usuários de cadeiras de rodas e com escadas fixas de alvenaria, barreiras visuais em portas e painéis de vidro, cadeiras com braços nos salões de festas (para ajudar o idoso a se levantar), portas e corredores largos, que permitam o giro de uma cadeira de rodas, banheiros maiores e com barras de apoio, rampas no lugar de degraus.

A mobília, também, deverá ser repensada . Evitar tapetes escorregadios ou camas muito altas que impeçam colocar os pés no chão. A altura de cadeiras e vasos sanitários também deve ser analisada. As pontas dos móveis deverão ser arredondadas e o caminho entre o quarto e banheiro iluminado, para evitar quedas e tropeções durante a noite.

Veja aqui 10 dicas para adaptações na casa onde o idoso já vive.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2050, o número de idosos no mundo ultrapassará o de adolescentes e jovens  (de 10 a 24 anos). Esse aumento é mais considerável em países mais desenvolvidos. Entretanto, é uma tendência mundial o aumento da população grisalha que, mesmo acima de 60 anos, continua trabalhando, recebendo e consumindo.

O lugar ideal para o idoso é, segundo o Centro Internacional de Longevidade no Brasil, na voz do médico Dr. Alexandre Kalache, é o lugar que atenda o estilo de vida do morador.

Para isso, deve-se levar em conta o fácil acesso ao transporte público, táxi, segurança, atrações culturais e esportivas no entorno.

Quase sempre, o idoso já não dirige (ou dirige pouco). Por isso, é importante que ele consiga viver socialmente no sentido amplo, sem a preocupação de como ir e voltar.

O caminho é longo, tendo em vista que esse imóvel adaptado a esse mercado  sai mais caro para as construtoras. Mas, é um caminho sem volta e os idosos são um nicho valioso na população consumista. As empresas construtoras farão de tudo para atender essa população grisalha e feliz.

Restou alguma dúvida?

Tem alguma sugestão?

Por favor, escreva-nos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo