Vestir-se adequadamente para a prática de Atividades Físicas é fundamental para um desempenho seguro e confortável.
Dos pés a cabeça, listamos algumas peças do vestuário que podem ajudar o idoso na escolha ideal:
- Camisetas e bermudas/ shorts/ calças: mais soltos ou com lycra que não “aperte” ou prenda a circulação. Os tecidos mais adequados são dry fit, algodão, tactel.
- Dry Fit e tactel: retêm pouco suor e secam rapidamente; ideais para sessões mais longas de atividade física.
- Algodão: absorvem mais o suor, mas demoram mais para secar. Devem ser escolhidas para o caso de atividades de duração mais curta.
- Elásticos das calças/bermudas/shorts. Muito cuidado para não pressionar a cintura; se estiver marcando a pele, é mau sinal. Pode afetar a circulação.
- Calçados: tênis de preferência; sola antiderrapante com folga para mobilidade dos dedos. O tênis vai auxiliar no equilíbrio e evitar quedas; chinelo de dedo ou sapato de couro, nem pensar.
- Meias: cuidado para não pressionar os tornozelos. Perceber se as mesmas deixam aquelas marquinhas frisadas na pele; dê preferência para meias de algodão. Meias de seda não absorvem o suor e deixam os pés molhados; o que além de uma sensação desconfortável, ficam escorregadios e tornam-se um bom ambiente para micoses/frieiras se desenvolverem.
- Bonés/ Chapéus: no caso de atividades ao ar livre, opte por tecidos de algodão ou tactel. Couro retém muito calor e não deixa a pele respirar, o que é prejudicial pra atividade física.
- Agasalhos: para dias mais frios, utilize algodão ou dry fit. O ideal é retirá-las após o aumento da temperatura que a atividade física proporciona. Se logo após for para um ambiente de temperatura mais baixa, recolocar o agasalho para manter a temperatura do corpo e não arriscar uma gripe ou pneumonia
O idoso e/ou seu cuidador devem procurar roupas que não afetem ou interfiram na amplitude de qualquer movimento. Também é necessário escolher os tecidos e calçados mais adequados à prática.