Delírios podem ser causados por doenças ou drogas

O que é Delírio, quando aparece e o que fazer.

em Cabeça/Geral por
Delírios podem ser causados por doenças ou drogas
Delirios acontecem especialmente em idosos hospitalizados.

Delírio é um quadro agudo de desconexão com a realidade

Delirium ou Delírio é uma síndrome que se manisfesta por um transtorno mental agudo, de causa orgânica multifatorial.

Ou seja, é um episódio que começa e termina em determinado período no tempo. Pode nunca mais aparecer, ou pode se repetir em situações específicas.

A taxa de ocorrência em adultos maiores de 60 anos (particularmente durante hospitalizações) ou como sintoma secundário de alguns tipos de demência como a Doença de Alzheimer é  maior que em pessoas mais jovens.

É caracterizada por compromentimento global das funções cognitivas, distúrbios de atenção, alteações no sono e na atividade psicomotora (integração das funções motoras – de movimento do corpo – e psiquicas – pensamento).

O diagnóstico é feito através da identificação de 4 sintomas fundamentais:

  • Distúrbio da Consciência: envolve alteração do nível de percepção do ambiente e redução da capacidade para se concentrar, manter ou mudar a atenção.
  • Distúrbios Cognitivos: perda da memória, desorientação e alucinações (que podem ser visuais ou auditivas), distúrbios leves de linguagem e percepção.
  • Instalação aguda e curso flutuante. Isto é, acontece subtamente e passa rápido quando a causa é eliminada. As ocorrências podem ser completamente diferentes entre si.
  • Presença de uma ou mais doenças clínicas ou de toxidade medicamentosa.

Também é perceptível em idosos outros sintomas como sonolência, lentidão no raciocínio e nos movimentos, incapacidade de obedecer a ordens complexas ou manter atividades que exijam raciocínio seqüenciado, como cozinhar, por exemplo.

Pode ser causado por uso de drogas ou abstinência delas como Álcool e hipnóicos-sedativos. Também há histórico de Anticonvulsivantes, Antidepressivos, Drogas Antiparkinsonianas (incluindo amantadina), Corticóides e Narcóticos, (Fenotiazinas) que provocam Delírio. Algumas Infecções (Meningite, Pneumonia, Septicemia, Pielonefrite, etc), Doenças Cardíacas, Distúrbios Metabólicos, Desordens do Sistema Nervoso Central, Câncer e Neoplasias, Traumatismos diversos ou mudança de ambiente também entram na lista das causas.

O Delírio é uma emergência médica.

Portanto, caso você presencie um episódio de delírio, deve procurar um médico imediatamente. O tratamento depende da causa, da saúde em geral do paciente e das chances e rapidez do tratamento. A equipe de saúde deve se concentrar no diagnóstico e tratamento das causas do problema.

Compartilhe nosso texto!

3 Comments

  1. Minha mãe tem 91 anos e desde março que está com uma ansiedade e sendo cardíaca as medicações que passaram só prejudica e em vez de melhorar só piora por favor me orientem ñ tenho condições de tratamento particular e presiso de uma consulta geriátrica.

  2. minha mae tem 89 anos e atualmente ela acorda nervosa e tremendo dizendo q tem uma menina olhando pra ela, outras vezes q tem um bicho embaixo da cama. Outro dia ela estava sozinha e saiu correndo do ap. e bateu no ap do vizinho dizendo q tinha um homem sentado no sofá ao lado dela.
    As vezes ela desliga a TV pq as pessoas da TV estão falando c ela.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo