Ainda é necessário reforçar os estudos sobre as necessidades nutricionais de adultos com mais de 60 anos. Ainda não se tem claridade sobre o que realmente é diferente para um idoso.
Sabemos que o envelhecimento acarreta em perda de massa magra e redução da taxa de metabolismo basal. Com isso, a quantidade de energia necessária por dia para a sobrevivência também diminui. Assim, seria lógico assumir que a quantidade de nutrientes também deveria ser reduzida. Porém, há estudos que indicam o contrário para alguns nutrientes específicos.
As necessidades nutricionais para pessoas mais velhas podem ser maiores para:
- Cálcio e Vitamina D. Há evidências de que idosos precisam de quantidades maiores de Cálcio e Vitamina D para manter a saúde dos ossos. A Vitamina D é uma molécula lipo-solúvel (solúvel em gordura e não em água) necessária para que o organismo absorva corretamente o carbonato e o fosfato de cálcio presentes na dieta. A Vitamina D é produzida em nosso organismo quando tomamos banho de sol. Mas também existem suplementos vendidos em farmácias.
- Fibras. Uma das conseqüências conhecidas do envelhecimento é a redução da motilidade intestinal. Assim, as pessoas mais velhas estão mais propensas a constirpação. As fibras são nutrientes capazes de ajudar na regularização do funcionamento do intestino. Além disso, há estudos que relacionam uma dieta rica em fibras (ingeridas através de frutas e outros vegetais) à redução de risco de doenças cardíacas, controle de peso e redução de risco de Diabetes Mellitus tipo 2.
Além disso, é recomendado que as pessoas mais velhas prestem atenção ao consumo de proteínas, vitamina B12, açúcar, sal e potássio.
Por diversos motivos, as pessoas mais velhas dão preferência cada vez maior a alimentos mais macios e doces. Desta forma, correm o risco de consumir mais açúcares e menos proteínas e vitamina B12 que o necessário. Uma dieta pobre em proteínas pode resultar em problemas nutricionais graves, conforme já discutido. A falta de vitamina B12 pode gerar problemas no sistema nervoso e causar anemia megaloblástica.
Fonte: Nutrition for Older Persons – WHO e Special Nutrient Needs for Older Adults.
[…] e comportamento. Alguns problemas de saúde ou estilo de vida podem ser um fator. Por exemplo, desnutrição (especialmente falta de vitamina B12), estresse familiar, diabetes ou depressão. Controlando estes fatores, a pessoa volta ao […]
[…] e comportamento. Alguns problemas de saúde ou estilo de vida podem ser um fator. Por exemplo, desnutrição (especialmente falta de vitamina B12), estresse familiar, diabetes ou depressão. Controlando estes fatores, a pessoa volta ao […]