terceira idade ganhando massa muscular

Em que Idade Exercícios Físicos ajudam a Ganhar Massa Muscular?

em Exercícios Físicos por

A perda excessiva de massa muscular em idades avançadas é comum. Mas, é um fator de risco relevante para perdas de funcionalidades físicas e quedas. Atividades físicas e musculação praticadas com regularidade são recomendados para manutenção da massa muscular. Portanto, vamos abordar como os exercícios contribuem para a manutenção da massa e força muscular em diferentes estágios da vida.

As alterações fisiológicas do envelhecimento levam a uma alteração da composição do nosso corpo. Há diminuição de massa muscular e aumento de tecido adiposo (gordura).

Esta perda de massa muscular, muitas vezes, pode gerar problemas de mobilidade e aumento da dependência. Conseqüentemente, reduz a qualidade de vida dos adultos mais velhos. Em casos mais graves, o idoso pode chegar a um quadro de sarcopenia ou síndrome da fragilidade. Para contra-balancear estas perdas de massa e força musculares e reduzir os riscos de redução ou perda de mobilidade, é indicado que se faça exercícios físicos regularmente. É importante praticar um exercício de fortalecimento muscular, como a musculação, e que se tenha uma alimentação rica e balanceada.

Mas quando devemos iniciar os exercícios? Existe alguma idade ideal?

Um estudo feito entre 2012 e 2014 na região metropolitana de Berlim trouxe algumas descobertas sobre o assunto. Foram 891 participantes, homens e mulheres, entre 60 e 85 anos. As variáveis medidas foram: quantidade de massa muscular total, quantidade de massa magra apendicular (somente nos braços e pernas) e força muscular por aperto de mão. Todos foram avaliados fisicamente e responderam um questionário sobre seus hábitos de exercitar-se no momento e quando mais jovens.

Conclui-se que, para os homens, o hábito de praticar atividades físicas desde a juventude contribui para uma maior massa muscular na velhice. Os homens que reportaram praticar atividades quando jovens e que ainda praticam exercícios também tiveram uma avaliação melhor de força. Porém, fazer exercícios apenas na juventude e não manter o hábito depois de mais velho, não é suficiente para manter a massa muscular. Para mulheres, o estudo foi inconclusivo.

Portanto, se você fazia exercícios quando mais jovem, melhor. Mas o importante, é manter (ou criar) o hábito da prática de atividades físicas agora, não importa a sua idade.

 

Fonte: artigo Exercise at Different Ages and Appendicular Lean Mass and Strength in Later Life: Results From the Berlin Aging Study II 2015.

 

 

 

 

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo