O que devo saber sobre perda de memória? É fácil ficar preocupado com a perda de memória. Isso porque, pode ser um sintoma ou uma característica de uma condição, como por exemplo, a Doença de Alzheimer.
Sabemos que esquecimento não é normal da idade e pode acontecer por diversos motivos. Conforme envelhecemos, é natural enfrentarmos mudanças na memória e no raciocínio.
Na verdade, não importa a idade, esquecer nomes ou onde deixamos alguma coisa, é normal.
Porém é importante saber quando essas mudanças exigem atenção.
Quando o esquecimento interfere nas atividades diárias, é preciso procurar ajuda.
Por isso a JAMA Network, no artigo I Am Worried About Memory Loss—What Should I Know?, responde algumas dúvidas pertinentes.
O que acontece com a memória e as habilidades de pensamento com o envelhecimento?
Primeiramente é interessante saber que algumas habilidades de pensamento, como conhecimento e sabedoria, melhoram com a idade.
Contudo, mudanças na memória, no pensamento e no raciocínio são comuns. Ter dificuldade para lembrar o nome de alguém ou perder itens pode ser uma parte normal do envelhecimento.
Quando devo me preocupar com a perda de memória?
O ideal é que consulte o seu médico caso o esquecimento comece a afetar sua capacidade de realizar atividades normais do seu dia a dia.
Como por exemplo:
- dificuldade em lembrar detalhes de eventos ou conversas recentes,
- dificuldade em pensar em palavras comuns,
- perder-se em lugares familiares
- ou ter problemas para fazer algo que costumava fazer com facilidade.
O que é demência e como é diagnosticada?
Primordialmente, é preciso explicar que a demência não é uma doença específica, mas descreve diferentes condições em que há perda de memória, pensamento e capacidade de tomada de decisão.
Por isso é importante que visite o médico. Inicialmente, o profissional de saúde fará uma avaliação através de um breve teste de memória.
Inclusive, são feitos exames de sangue para descartar causas médicas tratáveis relacionadas.
Além disso, 0 encaminhamento para um especialista será necessário na suspeita de alguma condição neurológica.
O que posso fazer para prevenir a perda de memória?
- Primeiro, o mais indicado é que pratique atividade física regular (pelo menos 150 minutos/semana), como caminhar ou participar de uma aula de ginástica.
- Não só faça uma dieta saudável, como também mantenha um peso saudável.
- Bem como, mantenha um bom controle de condições médicas, como por exemplo: diabetes, pressão alta, colesterol alto, apneia do sono ou perda auditiva.
- Também são necessárias atividades mentais para manter a memória saudável, como por exemplo, trabalhar, ser voluntário, aprender uma nova habilidade, ler, resolver quebra-cabeças e jogar.
- Passe tempo com amigos e familiares e participe de grupos como um clube do livro.
- Ademais, limite o uso de álcool e evite o uso de tabaco.
- Além disso, procure tratamento se você se sentir deprimido ou ansioso.
- Se você estiver hospitalizado por motivos médicos ou cirúrgicos, pergunte à sua equipe médica sobre maneiras de proteger sua saúde cognitiva.
E quanto aos tratamentos vendidos sem receita?
Os tratamentos vendidos sem receita e online não são seguros e devem ser evitados. Eles não são regulamentados e não possuem evidências de qualidade que apoiem seu uso.
Além de que, eles podem estar rotulados incorretamente e conter ingredientes prejudiciais.
O que mais posso fazer para me sentir melhor?
Converse com seu médico sobre suas preocupações com a memória. A perda de memória pode ser causada por diversos problemas de saúde, por isso é importante fazer o diagnóstico correto para encontrar o tratamento correto.
Se você está preocupado com sua memória, converse com seu médico. Um diagnóstico correto é o primeiro passo para o tratamento adequado com qualidade de vida.
Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!