Derrame ou AVC é mais comum em pessoas idosas

O que é Acidente Vascular Cerebral – AVC

em Cabeça por
Derrame ou AVC é mais comum em pessoas idosas
Derrame é sinônimo de Acidente Vascular Cerebral

Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como Derrame Cerebral, é uma síndrome causada por falta de sangue no tecido cerebral.

O AVC acontece quando há uma interrupção no fluxo sangüíneo do cérebro, podendo ser Hemorrágico ou Isquêmico. É resultado da formação de um coágulo na parede interna de uma artéria cerebral. A área do cérebro que sofreu a interrupção sanguínea, não mais recebe o oxigenio e nutrientes, comprometendo a função pela qual é responsável, surgindo assim os sintomas. Estes sintomas podem ser perda da consciência, paralisia de um lado do corpo, diminuição da força, entre outros.

O AVC Isquêmico ocorre quando há falta de sangue em determinada região do cérebro por entupimento do vaso sangüíneo, sem sangramento. O AVC Hemorrágico é mais raro e em geral mais grave. Acontece uma ruptura de artéria ou aneurisma, causando sangramento interno no Cérebro.

É uma doença neurológica comum, que ataca principalmente homens. Constitui-se em grave ameaça para o idoso, pois pode causar seqüelas de variadas extensões e até levar a óbito (30% dos casos). Pode ocorrer em qualquer idade, mas é muito mais comum em pessoas acima de 65 anos. As estatísticas mostram que, até 44 anos, 30 em 100.000 pessoas são acometidas por algum tipo de AVC. Entre 45 e 75 anos, este número sobe para 1.230 e após 75 anos, são 2.940 em em 100.000 pessoas.

Algumas vezes, principalmente em pessoas que sofrem de Hipertensao, podem ocorrer vários pequenos derrames. Estes acidentes vasculares quase não tem sintomas. Mas, com o somatório deles, podem acabar causando Demência Vascular.

Para prevenir, o melhor é manter hábitos saudáveis de alimentação e prática regular de atividades físicas. Além, é claro, de controlar a pressão arterial no caso de hipertensos.

Gostou do nosso texto? Compartilhe!

1 Comment

  1. HA UM ANO TIVE AVC LADO ESQUERDO MAIS AFETADO GARGANTA E FRAQUESA NAS PERNAS.FAÇO FISIOTERAPIA ,FONO, E ALGUNS EXERCICIOS, DIRIJO CARRO LEVE MAIS TENHO COIDADO POIS O CARRO PRNDE PARA A ESQUERDA JA BARI VARIOS RETROVISORES , A MEMORIA ESTA BOA SEGUNDO A PSICOLOGA EM SUA AVALIAÇÃO,TENHO 82 ANOS.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo