Gradativa e progressivamente, estamos ganhando mais expectativa de vida. Com isso, um significativo aumento da população idosa. Assim, estão surgindo desafios importantes:
- Como desfrutar dessa etapa da vida e ocupar o tempo de forma satisfatória?
- Como promover a realização de atividades tanto no nível individual como social, para que os idosos possam se manter ativos e envolvidos em ações que façam sentido para eles?
Potenza della vitamina C di Colleen Wachob + Recensione per energia equilibrata pillola per durare di più a letto sacchetto per feste di caramelle gommose infuse con cbd ad alta potenza di kangaroo cbd
Estamos falando sobre criar um plano de atividades para manter a autonomia e a independência dos idosos durante o maior tempo possível.
Lembrando que: Autonomia é a capacidade de tomar as próprias decisões. Independência é a capacidade de executar as diversas tarefas do cotidiano.
Para exemplificar, segues dois exemplos:
- Uma pessoa que teve um derrame (acidente vascular cerebral) e perdeu o movimento de uma das pernas. Ela pode não ser independente para andar, necessitando de ajuda para essa atividade da vida diária. Mas ela continua autônoma, com condições de tomar decisões, fazer escolhas conscientes sobre sua vida.
- Por outro lado, uma outra pessoa com o diagnóstico de Alzheimar na fase inicial/ intermediaria pode ser independente para andar e conseguir subir em um ônibus sem auxilio. Mas não sabe qual é o ônibus e para onde é o seu destino. Assim, não tem autonomia para tomar as decisões sobre sua vida.
Com base nesses exemplos, vemos que é fundamental entender cada situação especifica que cada idoso apresenta. É necessário propor ações que, de alguma forma, possam manter o idoso participativo, respeitando suas reais condições.
Está claro que precisamos promover um cuidado diferenciado para os adultos mais velhos, de acordo com sua realidade. Precisamos montar um plano de atividades em que o idoso seja responsável por realizações que possam promover o bem estar e uma melhor qualidade de vida. Independentemente do processo que cada idoso esteja enfrentando. Seja a instalação de doenças crônicas degenerativas progressivas (como Alzheimer, Parkinson, etc) ou doenças mentais (depressão, transtornos da ansiedade, alterações do pensamento, por exemplo). Ou ainda, situações frutos de algum acidente ou queda.
Não podemos deixar que o idoso se distancie do convívio e das relações sociais. O idoso que, gradativamente, vai deixando de participar das atividades do dia a dia da sua própria casa e do seu auto cuidado, acaba se isolando. Assim, fica ocioso e, muitas vezes, mais debilitado. Um bom plano de atividades pode reverter este quadro.
Veja como a sociabilidade ajuda pacientes com Alzheimer.
Para montar um plano de atividades específico, é imprescindível entender o que de fato faz parte da história e dos interesses dos idosos. Isso pode garantir sua participação na realização das atividades. Para isso é importante considerar:
- Real condição do idoso realizar a atividade oferecida. Ex: se for pedir para o idoso escrever uma lista de compras, ou um recado, ter certo que ele consiga escrever.
- Identificar interesse em fazer a atividade. Não forçar o idosos a fazer determinadas atividades, especialmente quando estas não fazem e não fizeram parte da sua história. Ex: assistir a filmes, lavar a louça, cozinhar, etc.
- Adequar atividades para o melhor desenvolvimento e participação. Exemplo: Se for pedir para o idoso molhar as plantas, escolher plantas que estejam em uma altura acessível e que se molhar o chão não haja risco de escorregar.
- Favorecer um ritmo de participação na atividade. Evitar que as atividades sejam esporádicas e sem continuidade. Garantir que sejam diárias, ou semanais de acordo com a prática proposta. Por exemplo, aula de pintura às 5as feiras.
- Escolher atividades simples e que permitam a presença do idoso, no ambiente em que o cuidador ou familiar está. Por exemplo, se estiver cozinhando, permita que o idoso lave as saladas, prove os sabores, nomeie os alimentos, entre outras.
- Focar nas habilidades que o idoso ainda apresenta preservadas e investir para a manutenção dessas atividades. Exemplo: se o idoso consegue ler e escrever, podemos favorecer atividades diárias de leitura. Pode-se reservar um momento do dia para o idoso ler as notícias do dia.
É fundamental também manter o idoso em grupos ou atividades sociais (grupo de canto, grupo de atividade física, grupos de orações, entre outros), favorecendo o convívio, a interação social e uma melhor qualidade de vida.
Sou Educador Físico, gostaria de parabenizar o Prof. Dr. José Eduardo Martinelli e os profissionais do Instituto Martinelli de Geriatria e Gerontologia, pela criação do site de esclarecimentos e orientações. Parabéns a todos!
Bom dia. Na realidade estou mim formando em pedagogia agora em agosto entao tenho um trabalho a fazer com os idosos gostaria de algumas sugestoes que tipo de atividades variam com eles.
Depende do estado cognitivo de cada um… Pode variar de dança a leitura de jornal e recortes…
Estou fazendo o curso de cuidador de idoso no SENAC e tenho um trabalho para apresentar cujo tema é atividades ocupacional diária para idoso, novo e idoso velho.
Vcs tem um material que possa me ajudar?
Sim. Temos muitos artigos disponíveis em nosso site. Basta procurar através da nossa ferramenta de busca interna ou pelo menu.
Achei maravihoso seu conteúdo me ajudor como cuidador dar uma qualidade de vida melhor para o meu idoso.
Desenvolvo um Projeto que envolve jovens de 12 à 15 anos com idosos. Hoje lendo suas dicas estou tendo idéias pertinentes à interação entre eles usando a informática, pois o nosso objetivo é que os da melhor idade se conectem ao mundo digital exercitando sua parte psicomotora e que o jovem perceba que todos somos capazes de aprender, independente da idade que temos. Todos ensinam e aprendem a todo momento.
O projeto é um sucesso!
Agora lendo seus textos vai ficar melhor ainda!
Obrigada!
Ivani Poleto
CEU Cidade Dutra – SP
Muito bom saber que estamos ajudando! Melhor ainda saber que há pessoas que ensinam os jovens que envelhecer não é nenhum problema!
Bom dia .Estou lendo aqui
as mensagens de vcs estou apaixonada estou cursando ação social e já estou em busca de ajuda pra quando eu for fazer os meus estágios pra ter uma ideia estou gostando muito .
Sou Oficineira em uma ILPI e Educadora Social na APAE, gostei muito das dicas, amoo trabalhar com idosos e pessoas com deficiências. Estou me preparando para fazer o Curso de Terapia Ocupacional. Quanto mais informação eu busco mais vontade eu tenho de aprender e estar com eles.
Bom dia gostei muito das atividades propostas gostaria de receber mais dicas.
Boa tarde! Sou licenciada em Artes e atualmente trabalho ministrando artesanato e pintura para idosos! Teria algum material para que possa me aperfeiçoar? obrigada
Tudo o que temos está publicado em nosso site. Fique à vontade para navegar.
Estou fazendo curso de cuidadora de idosos e estou gostando muito, não sabia que tinha tantas informações e regras para seguir! Paciência e gostar é
a principal estratégia!
Eu sou Assistente social de uma ILPI queria saber qual atividades eu posso desenvolver com eles eu idoso de vários grau dependência.
O ideal é que uma Terapeuta Ocupacional ou uma Gerontóloga avalie caso a caso. Seria especulação da nossa parte sugerir atividades sem conhecer a realidade dos pacientes desta ILPI. Você pode sugerir que uma pessoa seja contratada para avaliar os pacientes e montar um plano de atividades que você mesma possa cumprir.
Muito interessante gostei e gostaria de receber conteúdos pra trabalhar com idosos em asilos
Você pode usar todo o conteúdo do nosso site. Não enviamos material específico.
Sou psicopedagoga institucional e clínica. Pretendo trabalhar com adolescentes e idosos. Estou pesquisando tudo que puder,para me preparar adequadamente para este trabalho.
Boa noite Sou voluntaria num lar de idosos quase todos em cadeira de rodas. Pediram para fazer um plano de atividades e apresentar a direção vi o vosso plano gostei muito mas queria de mais dicas por favor. Que devo fazer. Desde já agradeço Brites Almeida
Mais dicas do que temos publicado, não podemos dar… Este é o serviço que presta um Terapeuta Ocupacional ou um Gerontólogo. Por favor, procure diretamente um profissional de uma destas 2 áreas.
Olá, bom dia. Meu nome é Angelo e sou profissional de Educação Física. Gostaria primeiramente parabenizá-los pelo site. Excelentes conteúdos. Trabalho com atividade física para grupos de terceira idade. Já procurei, mas não encontrei e gostaria de saber se existe alguma lei ou resolução em relação a proporção Professor/Aluno em atividade física em grupo para Idosos. Quantos alunos por professor? Sabe me dizer se existe algo?
Obrigado.
Não sei responder.
[…] Veja algumas dicas sobre como começar a organizar as atividades. […]