Sintoma de Hipotiroidismo

Hipotiroidismo Sem Tratamento Traz Graves Problemas

em Saúde por

A Tireóide é uma glândula localizada no pescoço que produz, armazena e libera hormônios tireoideanos na circulação sangüínea. Estes hormônios (triiodotironina (T3) e tiroxina (T4)) são responsáveis por controlar o metabolismo e a homeostase (equilíbrio entre os sistemas) do corpo. Quando a quantidade destes hormônios é menor que a necessidade do corpo, acontece o Hipotiroidismo.

Os sintomas do Hipotiroidismo são muitos. Os mais comuns são cansaço, apatia, sonolência e pele seca.

Mas também acontecem depressão, atividade cerebral lenta, prisão de ventre, diminuição da freqüência cardíaca, diminuição do apetite, intolerância ao frio, entre outros. A maior parte destes sintomas podem ser atribuídos ao processo de envelhecimento por leigos. Mas, se não tratada a tempo, pode causar insuficiência cardíaca e anemia.

O hipotireoidismo pode se apresentar de duas maneiras: na forma clínica ou subclínica.

O hipotireoidismo clínico causa uma redução significante do metabolismo. Assim, pode causar fadiga, ressecamento da pele, ganho de peso, rouquidão e lentidão da fala. Estudos apontam que atinge de 0,5% a 5% da população idosa. Chega a 7% de incidência em pessoas com mais de 80 anos, com maior presença em mulheres.

Em sua forma subclínica, o hipotireoidismo é ainda mais presente: na faixa etária de 50 anos a doença se manifesta em 8% da população. Em pessoas com mais de 60 anos, a incidência sobe para 14% a 20%. Os sintomas podem ser irrelevantes, como fadiga ou frio excessivo, por exemplo. Ou até mesmo não existirem. Mas, se não for tratada, a doença pode progredir para o quadro clínico de hipotireoidismo.

O hipotireoidismo clínico pode trazer sérios problemas para a saúde do idoso, como anemia e insuficiência cardíaca. Principalmente, quando não é tratado por ser confundido com queixas freqüentes de pessoas mais velhas. E, apesar de não ser possível prevenir esta doença, o tratamento é 100% eficaz.

O tratamento é feito através de reposição hormonal com levotiroxina por toda a vida. A dose depende do peso e da idade do paciente.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo