Envelhecimento Ativo e Saudável

O Que Significa Envelhecimento Ativo e Saudável?

em Saúde por

“O Envelhecimento Ativo e Saudável é o processo de otimizar as oportunidades de saúde, participação e segurança, a fim de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. Aplica-se a indivíduos e grupos populacionais “

European Commission: Strategic Imple- mentation Plan of the European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing. The Operation Plan (Brussels: European Commission, 2011)

Entendemos que Saúde refere-se ao bem-estar físico, mental e social, conforme definição da OMS (Organização Mundial da Saúde). ‘Ativo’ refere-se a ‘participação contínua em assuntos sociais, econômicos, culturais, espirituais e cívicos, bem como a capacidade de ser fisicamente ativo ou de participar do mercado de trabalho’.

Ou seja, atualmente, é senso comum que um indivíduo (ou população) envelhece bem quando se mantém ativo. Uma pessoa que envelhece de maneira saudável é aquela que continua trabalhando mesmo que tenha se aposentado de sua profissão. Também aquele que nunca se aposentou pois é feliz em sua profissão. Ou ainda é aquela pessoa que participa como voluntária de ações sociais, cuida da casa, vai à igreja ou costuma encontrar periodicamente com amigos. Também é aquela pessoa, que apesar do preconceito da sociedade em relação a sua idade, entrou na faculdade, começou a aprender um novo idioma…

Isso porque, cada vez mais, constata-se que a pessoa que se mantém ativa física, social e mentalmente, sofre menos com problemas relacionados a perdas funcionais. E a manutenção da independência é um dos fatores que mais contribui para a qualidade de vida de todos nós.

Portanto, para adotar a noção de ‘Envelhecimento Ativo e Saudável’, é importante adotar estilos de vida que melhorem a saúde, que incluem alimentação saudável e exercício adequado. Para isso, alguns fatores são importantes. Uma parte destes fatores está fora do nosso controle direto como:

  1. Determinantes econômicos – renda, emprego e proteção social.
  2. Qualidade do Sistema Público de Saúde.
  3. Qualidade e Desenvolvimento Físico do Ambiente em que vivemos.

Mas, outros fatores são diretamente influenciados pelas nossas ações e escolhas:

  1. Ambiente Social
  2. Valores e Princípios do Indivíduo – muito influenciados pela cultura local.
  3. Auto-cuidado – alimentação equilibrada, rotina de exercícios físicos, etc.

Portanto, se você deseja manter sua qualidade de vida ao longo de sua jornada, já sabe por onde começar!

Photo by John Moeses Bauan on Unsplash

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

cinco − 5 =

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo