Idoso com HIpertensão Sistólica Isolada

Qual a relação entre Pressão Alta e Hipertensão Sistólica Isolada?

em Saúde por

Hoje, vamos abordar a Hipertensão Sistólica Isolada (HSI). No texto anterior sobre Hipertensão, afirmamos que, além da prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) na população ser alta, há aumento no número de caso entre os indivíduos mais idosos. Agora, explicaremos os motivos pelos quais ocorre este aumento e como interpretá-lo.

O primeiro motivo para o aumento da HAS entre os idosos é a maior expectativa de vida dos indivíduos. Estamos vivendo mais. É uma época com melhores cuidados com a saúde. Isso engloba maior conhecimento técnico, mais tecnologias, maior divulgação e acesso a informações e, principalmente, maior acesso à saúde e melhor qualidade de vida. Portanto, aqueles que já eram portadores de pressão alta na juventude estão alcançando idades mais avançadas.

 Além disso, algumas pessoas nunca antes hipertensas passam a ser portadoras desta condição à medida em que a idade avança. Geralmente, esses “novos hipertensos” possuem uma condição chamada de Hipertensão Sistólica Isolada (HSI).

Ou seja, a máxima acima de 150 e a mínima normal. Alguns exemplos de valores de pressão arterial na HSI: 16 por 8, 17 por 7, 16 por 6 etc. A HSI reflete algumas alterações fisiológicas (normais, não relacionadas a doenças) que ocorrem no sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos) com o envelhecimento.

Indivíduos mais velhos possuem as artérias mais rígidas por alterações na estrutura das mesmas. Ocorrem modificações na quantidade e na qualidade de suas fibras quando ficamos mais velhos. Isso faz com que o coração tenha que exercer uma maior pressão para impulsionar o sangue por essas artérias, agora mais resistentes. Como resultado, ocorre aumento da pressão máxima, a HSI. Há ainda diversas outras alterações nas valvas do coração, no próprio coração e no sistema nervoso que influenciam nestas mudanças.

Uma pessoa portadora de HSI é considerada também portadora de pressão alta. Semelhante à HAS, a HSI é assintomática e pode levar a consequências danosas para saúde se não tratada. Por isso, é igualmente importante o tratamento da Hipertensão Sistólica Isolada.

Sempre importante lembrar que, entre os indivíduos mais velhos há muita heterogeneidade. Isto é, pessoas com a mesma idade cronológica podem ser completamente diferentes do ponto de vista da saúde. Por isso, não se pode generalizar valores ideais de pressão arterial para a população geriátrica. Por isso, consideramos de suma importância a avaliação médica – geriátrica desta condição para que, após o profissional analisar as capacidades físicas e demais condições de saúde do indivíduo, oriente o alvo de pressão mais adequado para aquela pessoa.

Nosso texto foi útil? Compartilhe!

4 Comments

  1. Hoje, 18/02/2018, minha PA estava 160 x 70 e vem se mantendo com sintomas de HSI faz uns 4 meses. Tenho 66 anos e tomo o LOSARTANA 50 mg 12×12 horas, por determinação médica. Teria um outro medicamento mais eficaz que o Losartana 50 mg?
    Antecipadamente agradecido, fico no aguardo
    Mauro Pereira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo