IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Bem Estar > Corpo e Exercícios > Exercícios Físicos > O que acontece com o ossos quando fazemos Exercício Físico?
Exercícios Físicos

O que acontece com o ossos quando fazemos Exercício Físico?

Ricardo Panizza
Última atualização 10 de abril de 2017 14:24
Por Ricardo Panizza
Compartilhe
3 Min
Idoso com osteoporose deve fazer musculação
Atividades físicas como a Musculação ajudam os ossos a manter-se saudáveis e a reduzir os sintomas da Fibromialgia.
Compartilhe
Seu banner

No artigo passado, esclarecemos os cuidados que o idoso com Osteoporose deve ter ao iniciar um Programa de Atividade Física.

Contents
O sedentarismo e o envelhecimento levam à atrofia e diminuição da massa muscular além da perda de cálcio, principalmente dos ossos.Tanto a musculação com aparelhos ou com o peso do próprio corpo (popularmente chamada de “Treino Funcional”) atinge tais objetivos. Quando um osso está sob ação de uma carga mecânica ele modifica sua estrutura provocando cargas elétricas no lado da tensão e da tração. Este efeito, chamado de piezoelétrico, contribui para estimular as células ósseas no local que está suportando a carga.

O sedentarismo e o envelhecimento levam à atrofia e diminuição da massa muscular além da perda de cálcio, principalmente dos ossos.

Com o avançar da idade, estas mudanças podem prejudicar a mobilidade, o equilíbrio e o desempenho físico para as mais variadas atividades. Há, inclusive, risco de ocorrer  quedas e fraturas,  principalmente nas regiões de fêmur, coluna lombar e antebraço.

O Exercício Físico em geral é um importante fator para a manutenção e ganho da massa óssea. Também ajuda na atenuação de sua perda. A força mecânica proporcionada pela contração muscular exercitada regula a atividade de formação de células ósseas. Isso acontece por meio de efeitos elétricos que elétricos estimulam a incorporação do cálcio no osso.

Esse processo provoca um aumento na rede de barras ósseas horizontais e verticais fazendo com que haja um fortalecimento dessas estruturas. Em outras palavras, a tensão muscular causa o estresse mecânico nos ossos estimulando o aumentando da densidade mineral óssea. Estes benefícios estão associados diretamente à tensão muscular que envolve a musculatura específica acionada.

Tanto a musculação com aparelhos ou com o peso do próprio corpo (popularmente chamada de “Treino Funcional”) atinge tais objetivos. Quando um osso está sob ação de uma carga mecânica ele modifica sua estrutura provocando cargas elétricas no lado da tensão e da tração. Este efeito, chamado de piezoelétrico, contribui para estimular as células ósseas no local que está suportando a carga.

Nos exercícios aquáticos, ocorre a pressão nos tendões, ligamentos e periósteo (região mais superficial do osso). Dessa maneira, ocorre o estímulo das células ósseas na junção osso-tendão. A água é um meio resistente que promove a contração muscular e também atua positivamente na Osteoporose.

Quanto maior a tensão óssea, ou melhor, quanto maior carga mecânica sobre o esqueleto, maior a chance de aumentar a massa óssea. Dessa forma, considerando que a sessão de treino seja individualizada e respeitando os limites da situação óssea atual e segurança do idoso, os exercícios devem ter cargas progressivas que causem desconforto muscular. Ou seja, uma intensidade que saia da zona e conforto e seja adequada para atingir os objetivos citados.

Por isso, se houver oportunidade, sempre faça exercícios sob orientação de um Educador Físico!

No próximo artigo, falaremos de exemplos práticos e específicos de exercícios físicos que combatem a Osteoporose.

Compartilhe este texto nas redes sociais se ele foi útil para você!

Quer saber mais, deixe sua pergunta no espaço de comentários!

Seu banner
TAGGED:cálciocargasdensidadeelétricasmecânicamineralmusculaçãomuscularmusculosósseaOssosOsteoporosepiezoelétricotensãotreino funcional
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
PorRicardo Panizza
Follow:
Prof. Ms. Ricardo Panizza Bacharel e Licenciado em Educação Física - UNICAMP Mestre em Ciência do Envelhecimento Humano - UNICAMP Diretor da empresa FitFloor- Treinameto Físico Personalizado
1 comentário 1 comentário
  • WELINGTON SAMPAIO disse:
    30 de agosto de 2019 às 04:17

    NESTA ERA DIGITAL vamos viver uma EPIDEMIA DAS DOENÇAS OSTEOMETABOLICAS, SÓ OS EXERCÍCIOS FÍSICOS DE INTEMSA ATIVIDADE MUSCULAR PARA SALVAR esta geração. AS LUTAS DE CONTATO COMO O KARATE DE CONTATO UECHI-RYU E KYOKUNSHIN SÃO PODEROSAS FERRAMENTAS para o combate a OSTEOPOROSE. VAMO CONFIRMAR através de uma TESE DE DOUTORADO. PROD. MS. WELINGTON BARBOSA SAMPAIO.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Idoso na academia
Exercícios Físicos

O idoso na academia de ginástica. Quais os cuidados necessários?

Por Ricardo Panizza
Idosos com dores na coluna
Fisioterapia

Como envelhecer sem dores na Coluna?

Por Thaís Bortolini Bueno
Envelhecimento e postura
Fisioterapia

Alterações de Postura no Idoso decorrentes do Envelhecimento

Por Thaís Bortolini Bueno
Pessoa idosa fazendo musculação para melhorar sintomas de depressão e ansiedade em pessoas idosas, confirma estudoo
Corpo e Exercícios

Musculação Melhora Sintomas de Depressão e Ansiedade na Pessoa Idosa

Por Karina Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?