Envelhecimento e postura

Alterações de Postura no Idoso decorrentes do Envelhecimento

em Fisioterapia por

Postura é o alinhamento em que o corpo se sustenta numa determinada posição ou atividade.

Uma postura considerada adequada é aquela em que há uma boa eficiência biomecânica e as articulações não recebem excesso de sobrecarga.

Postura
Com o envelhecimento, alterações musculares afetam a postura.

Nos idosos, algumas alterações decorrentes do envelhecimento podem comprometer a postura. A rigidez articular, a perda de massa muscular (responsável pela sustentação do corpo), a diminuição da acuidade visual (dificultando auto-correção e orientação espacial), ou até mesmo alterações do sistema vestibular (relacionado ao equilíbrio) podem comprometer a postura no dia-a-dia.

Todos esses sistemas desempenham funções importantes conjuntamente. Seu desarranjo pode comprometer o controle postural de maneira a causar adaptações no corpo do idoso. É comum vermos o aumento da cifose torácica (corcunda), a protrusão de ombros e cabeça (ombros e cabeça deslocados à frente) e a diminuição da lordose lombar. Também acontece a retroversão pélvica e flexo de joelhos (joelhos tortos).

Todas essas alterações, frequentes nos idosos, são frutos de uma adaptação biomecânica aos sinais do envelhecimento. Vão acontecendo progressivamente. Por isso, nem sempre são causa de dores ou disfunções. Portanto, o tratamento das alterações posturais nessa faixa etária pode ser bem vindo quando há sintomas. Ou seja, se o idoso tem dores em função da alteração postural, deve procurar um tratamento. A Fisioterapia pode ser uma alternativa para corrigir as alterações mais importantes. Porém, preferimos o tratamento preventivo, buscando não sobrecarregar outros sistemas. Caminhadas assistidas, musculação e Pilates são boas opções para melhorar a postura atual e não deixar que situações mais graves acontecam.

Para diminuir as perdas decorrentes do envelhecimento, além das atividades físicas frequentemente, mantenha-se hidratado e alimente-se de maneira saudável.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo