Procure um médico

Acidente Vascular Cerebral – Prevenção e Tratamento

em Cabeça por

Até bem pouco tempo, não havia tratamento específico para o Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame cerebral. Tratavam-se apenas as seqüelas.

Porém, atualmente, algumas substâncias como a cortisona e os bloqueadores de cálcio tem sido úteis nas hemorragias cerebrais. A utilização de substâncias trombolíticas (que destroem os possíveis trombos que causam entupimento das artérias) e o aparecimento de medicamentos que protegem a célula nervosa trazem novo alento ao tratamento do derrame cerebral do tipo isquêmico. Em algumas situações especiais, há necessidade de se realizar neurocirurgia, como para a retirada de um coágulo ou na clipagem (isolamento) de um aneurisma.

No entanto, é de senso comum que é muito melhor prevenir o AVC. Afinal, as possíveis sequelas de um Acidente Vascular Cerebral sempre são imprevisíveis.

Procurar um médico é sempre o melhor começo para a prevenção. Um bom Geriatra é capaz de identificar casos de arteriosclerose familiar e outros distúrbios que representam fatores de risco, como arritmias e sopros. O exame do fundo de olho é fundamental para a avaliação do estado das artérias. O controle da hipertensão arterial e do diabetes, bem como do colesterol e do peso também são ações preventivas.

Não fumar, não levar uma vida sedentária e combater o estresse são importantes do mesmo modo. Mas, muitas vezes há necessidade de orientação da dieta apropriada e para exercícios físicos. Procure sempre um profissional de saúde, como nutricionista, preparador físico, fisioterapeuta, entre outros, que possa ajudar a levar uma vida mais saudável.

Veja aqui 8 atitudes saudáveis que vale a pena adotar para prevenir problemas de saúde em geral.

Não negligencie a sua própria saúde. Diminua o risco de ser acometido por um acidente vascular cerebral. Alimente-se corretamente, faça exercícios e procure um médico periodicamente para ações preventivas.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo