IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Dia-a-dia > Quotidiano > Procuração Particular e Pública: o que são e para que servem.
Quotidiano

Procuração Particular e Pública: o que são e para que servem.

Anelise Penteado de Oliveira
Última atualização 6 de julho de 2017 14:16
Por Anelise Penteado de Oliveira
Compartilhe
6 Min
Idoso incapaz não pode assinar procuração.
Cuidado ao assinar uma Procuração
Compartilhe
Seu banner

Procuração é um instrumento formal e legal através do qual uma pessoa autoriza outra a agir em seu nome. Muitas vezes, pessoas com mobilidade reduzida ou que moram em locais distantes, dentre outros motivos, precisam autorizar alguém a resolver assuntos em seu nome. Por exemplo: vender um imóvel, pedir ligação de energia elétrica, retirar mercadoria nos Correios, etc.

Contents
    • A Procuração Particular é redigida em papel comum, contendo as qualificações do outorgante e do outorgado. É usada para resolver questões mais simples.
    • A Procuração Pública é toda executada no Cartório de Notas. É usada para venda de imóvel, casamento ou agir em interesse de incapaz.
  • A diferença básica é que a Procuração Pública fica registrada em Livro do Cartório de Notas.
  • O induzimento à outorga de procuração é crime cominado nos artigos 106, 107  e  108 do Estatuto do Idoso:
      • Para maior proteção dos idosos, no que tange a outorga de procurações, a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo alterou o artigo 131, do Provimento n. 58/1989, que regulamenta as normas de serviços dos cartórios extrajudiciais. Desta maneira, recomenda aos Tabeliães de Notas que as procurações outorgadas por pessoas idosas sejam lavradas com prazo não superior a 1 ano. Especialmente quando se vislumbra risco concreto de lesão patrimonial.

No Brasil, são praticados e aceitos dois modelos para procuração: a  Procuração  Particular e a Procuração Pública. 

A Procuração Particular é redigida em papel comum, contendo as qualificações do outorgante e do outorgado. É usada para resolver questões mais simples.

Outorgante é a pessoa que concede os poderes, transfere interesses, autorizações, representações e serviços. Outorgado é pessoa que se beneficia dos poderes recebidos e tem poderes de representar legalmente outro alguém. Ou seja, o Outorgante autoriza, através da Procuração, o Outorgado a agir em seu nome.

É importante saber que as qualificações, tanto do outorgante quanto do outorgado, devem estar corretas. Qualificações são os dados colocados na procuração: CPF, RG, endereço, estado civil, etc. Importante, também, que seja mencionado e descrito para qual finalidade será utilizada a Procuração Particular. Deve-se reconhecer firma das assinaturas (outorgante e outorgado) no Cartório de Notas.

Orientamos consultar cada órgão (Detran, INSS, bancos, correios, etc.) sobre as especificações exigidas no que se refere a finalidade da procuração. F

A Procuração Pública é toda executada no Cartório de Notas. É usada para venda de imóvel, casamento ou agir em interesse de incapaz.

Conheça também a Curatela: uma forma de representação do idoso incapaz.

O documento, então, é redigido por um escrevente autorizado do Tabelião e nele constará a vontade das partes traduzida em linguagem jurídica e apenas o outorgante assina o ato. Não há reconhecimento de firma. A Procuração Pública tem fé pública. É aceita em qualquer órgão e tem validade jurídica, se utilizada em juízo, por exemplo.

É  fundamental saber que não é em todo lugar que aceitam Procuração Particular. Por isso, antes de tudo, consulte, no local desejado, qual o tipo de procuração deve ser apresentado.

A diferença básica é que a Procuração Pública fica registrada em Livro do Cartório de Notas.

Voltemos ao nosso Estatuto do Idoso (Lei 10.741 de 01 de outubro de 2003). Tomemos cuidado na questão de outorga de procuração, no caso de idoso lúcido ou não para não haver caracterização de crime.

O induzimento à outorga de procuração é crime cominado nos artigos 106, 107  e  108 do Estatuto do Idoso:

art. 106. Induzir pessoa idosa sem discernimento de seus atos a outorgar procuração para fins de administração de bens ou deles dispor livremente Pena – reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

art. 107. Coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração: Pena – reclusão de 2(dois) a 5 (cindo) anos.

art. 108 – Lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação legal: Pena – reclusão de (dois) a 4 (quatro) anos.

O induzimento, no caso, significa que o idoso está sendo pressionado a outorgar, ou seja assinar, procuração. Sem o ato ardiloso (trapaceiro, enganador) do agente, o idoso não pensaria em realizar tal outorga.  O agente ardiloso, que podem ser inclusive filhos e outros membros da família, conta com a carência afetiva, chantagem emocional elevada às ultimas consequências.

Para maior proteção dos idosos, no que tange a outorga de procurações, a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo alterou o artigo 131, do Provimento n. 58/1989, que regulamenta as normas de serviços dos cartórios extrajudiciais. Desta maneira, recomenda aos Tabeliães de Notas que as procurações outorgadas por pessoas idosas sejam lavradas com prazo não superior a 1 ano. Especialmente quando se vislumbra risco concreto de lesão patrimonial.

Além disso, prevê atribuições de poderes para prática de negócios jurídicos específicos e determinados. Sem previsão de cláusula e ir revogabilidade. Salvo nas hipóteses em que essa cláusula for condição de um negócio bilateral, ou for estipulada no exclusivo interesse do outorgante. Assim, o idoso de baixa instrução , analfabeto, por exemplo, que herdou um único imóvel pode ser passivo desse delito de induzimento. Outorga poderes sem ter a mínima idéia de suas conseguências legais. Sem ter idéia de quão está está sendo enganado.

Lute por seus direitos. Se não for seu caso e você conhecer alguém vulnerável, preste sua solidariedade orientando-a.

Nosso texto foi útil? Compartilhe!

Seu banner
TAGGED:crimeEstatutoidosoLeioutorgadooutorganteparticularpenaProcuraçãopública
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
166 Comentários 166 Comentários
  • Andreia Santos disse:
    5 de janeiro de 2018 às 12:25

    Boa tarde meu pai tem 81 anos já não está conseguindo andar direito passa mau e hipertenso e cardioco onde devo ir pegar essa procuração ele tenque ir junto moro em CTBA/PR

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      6 de janeiro de 2018 às 10:53

      Há cartórios que enviam um funcionário à residência das pessoas. Minha sugestão é ligar no cartório mais próximo e se informar sobre o serviço.

      Responder
      • EVA ANTUNES BRAGA disse:
        3 de maio de 2019 às 17:06

        Minha mãe tem Alzheimer e minha cunhada alega ter uma procuracao para disfazer de uma casa que a minha mãe possui,porem somos cinco irmaos e nao sabiamos disso, é correto isso?

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          1 de julho de 2019 às 21:34

          Se sua irmã tiver uma procuração de plenos poderes, ela consegue sim vender a casa. Se vocês discordam da decisão, por favor, procure um advogado para entender o que pode ser feito.

          Responder
          • Jaqueline Alves dos Santos Fernandes disse:
            4 de setembro de 2019 às 23:34

            Meu pai teve Probelamas na cabeça e ficou debilitado pra andar e falar e ñ se expressa mas.
            Ficou com seqüelas! O inns
            Mandaram fazer uma procuração, mas cartório nenhum aceita fazer a procuração.
            Por ele ñ apresentar está lúcido.

          • Juliana Martinelli disse:
            8 de setembro de 2019 às 23:21

            Neste caso, o mais indicado é pedir a Curatela. Para tanto, você precisará de um advogado (público através da Defensoria Pública ou particular).

          • Aguimar Vicente da Silva disse:
            15 de novembro de 2019 às 18:59

            Boa tarde! Meu cunhado encontra enternado impossibilitado de receber o seu benefício, não está em condições de assinar nada,por tanto me aconselharam eu ser procurador dele,sendo que é viúva não tem filhos, e mora no meu quintal a mais de 40 anos,Sou responsável pelo enternamento e estou cuidando das coisas dele. O que devo fazer,posso ser procurador dele?

          • Juliana Martinelli disse:
            19 de novembro de 2019 às 22:06

            A princípio, se não há nada que o desabone, sim, pode ser procurador. Porém se for um caso de falta de capacidade permanente, sugiro a Curatela.

          • Cleonice disse:
            28 de setembro de 2020 às 09:37

            Bom dia. Minha mae tem 85 anos e já não responde mais por si. A memória está afetada e é cadeirante. É dependente de mim.
            Que tipo de procuração seria recomendável e como terei que proceder?

          • Juliana Martinelli disse:
            7 de dezembro de 2020 às 13:47

            Nenhuma procuração. Neste caso, o ideal é contratar um advogado e iniciar um processo de interdição judicial.

          • Suzete sampaio da Silva disse:
            9 de março de 2021 às 11:54

            Meu marido tem alzheimer e tinha um carro em seu nome numa agência , para vender , agora foi vendido e só temos a procuração de amplo poderes , não especifica para aquele carro , e quando fomos fazer ele não respondeu às perguntas pelo fato da doença , o que faço se detran não aceita a outra que diz detran mas não especifica o carro ?

          • Juliana Martinelli disse:
            15 de março de 2021 às 09:50

            Se o Detran não aceitar, você pode iniciar um processo administrativo pedindo a reconsideração da procuração. Mas, o certo é ter uma curatela do seu marido, não uma procuração.

          • Antonio Francisco evangelista disse:
            19 de maio de 2021 às 14:15

            Minha mãe está com início de ozarme é tem artrose está com dificuldades de caminha é não está vendo quais nada

          • Márcia Helena da Silva lobo disse:
            6 de janeiro de 2022 às 07:41

            BOM DIA minha mãe é incapaz. Tem 80anos , recebe benefício do loas pela caixa econômica em junho de2021 seu beneficio sofreu fralda e a caixa econômica ainda ñ resolveu o problema. Minha mãe tem que ir na agência sempre .sendo que ela nem é mais cadeirante vive na cama.faz 8 meses que eles ainda ñ resolveram o cartão eletrônico dela

        • Deidneia disse:
          17 de agosto de 2021 às 01:32

          Minha mãe 79 anos opetada do coração a 24 anos atraz esta na fila do sus p operar a válvula retirou a mama devido ao câncer, diabética,hipertensa,sofreu um AVC em 2019 e devido a isso ficou 90%cega ficou internada algumas vezes e agora tbm esta comecando c Auzaimer ,meus irmão não qu8seram cuidar dela e pediram p eu cuidar um tempo de meses.Mas já faz 1 ano q cuido dela levo p médico dou banho totalmente dependente.Qu cuida do financeiro dela é oitra pessoa da familia…q não me ajuda c nada financeiramente.
          Advogada q conheço vai entrar c a interdição da minha mãe esta certo ela fazer uma procuração AD judicia ET Extta pelo q eu entendi estou dando a ela plenos poderes de advogar sobre o caso me representando e dando direito a ela vrificar comtas bancarias INss tudo ,mas isso não entedi direito ,acho q eu teria q ir junto em bancos essas outras coisas c ela não é ? E no decorrer do processo e fim . Eu terei a procuração ou a curutela da minha mãe?Ou A Procuraçao vai ficar c Advogada resolvendo tudo ainda ? Está correto isso?O q seria melhor fazer?

          Responder
          • Juliana Martinelli disse:
            31 de agosto de 2021 às 10:37

            Se você não confia na advogada, procure outra/ outro.

      • Bruna Graciella de Oliveira Nunes disse:
        15 de agosto de 2019 às 11:47

        Minha vo tem 91 anos e nao anda, nao fala e neste momento encontra-se internada com a saude bem fragil. Ela tem um filho deficiente mental q mora com ela. Minha mãe cuida dela a 10 anos. Elas moravam em Goiânia e a dois meses se mudaram para minha casa para que eu e meu marido ajudassemos a cuidar deles. Gostaria de saber se nesse casa há como fazer uma procuracao para minha mae gerenciar as financas dela e poder vender a casa e dividir o valor com os irmãos. E se minha mae tbm pode ser tutora do meu tio?

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          19 de agosto de 2019 às 00:45

          O documento adequado neste caso é a Curatela. Temos textos sobre o assunto em nosso site. Mas, sugiro procurar um advogado para entender melhor sobre o assunto e o sobre o processo.

          Responder
        • Francisca Maria Santos Rodrigues disse:
          12 de junho de 2020 às 17:26

          Meu pai tem 78 anos e è aposentado moro comos filhos e recebe seu aposento e e dà pra uma mulhwr casada que tem idade de ser filha dele isso è certo? O que os filhos podem fazer sobre isso?

          Responder
          • Juliana Martinelli disse:
            25 de junho de 2020 às 18:25

            Não tenho autoridade para julgar se é certo ou não, mas ele é livre para fazer o que quiser com o dinheiro que ganha. Os filhos podem conversar com ele.

          • Vitória disse:
            26 de outubro de 2020 às 13:37

            Minha mãe sofre de distúrbio da esquizofrenia, consigo fazer uma procuração para resolver as situações em nome dela?

          • Juliana Martinelli disse:
            4 de novembro de 2020 às 10:45

            Depende da gravidade do caso.

        • Ivanilza disse:
          30 de novembro de 2021 às 20:08

          Meu nome e ivanilza mas de 15 anos cuidava da minha mãe esse mês ela faleseu. Dia 17/11/2021 e a despesa ficou muito cara eu tenho a procuração dela pra mim fui tira a posentadoria dela pra mim ajudar a pagar o velório dela e não consegui

          Responder
      • Natali Alves disse:
        6 de novembro de 2020 às 15:13

        Minha mãe tá em coma minha e tem nós três de filho minha irmão pode fazer procuração sem a autorização dos outros irmã ???

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          7 de dezembro de 2020 às 13:22

          Não há como fazer procuração de uma pessoa em coma.

          Responder
          • Patricia Alonço Carvalho disse:
            16 de dezembro de 2020 às 13:26

            Nesse caso devera ser nomeado um curador para sua mãe, mediante processo de interdição.

          • Ana Edith disse:
            8 de fevereiro de 2022 às 20:07

            Minha mãe tem 86 anos, e tem Alzaimer, eu sou sua cuidadora, e quem recebe sua aposentadoria! Preciso fazer uma procuração para o bico Bradesco ou p o INSS??!

          • Juliana Martinelli disse:
            22 de fevereiro de 2022 às 09:33

            Se ela tem Alzheimer, o correto é contratar uma advogada para fazer uma Interdição Judicial.

    • Laudineia da Silva Pinto disse:
      7 de agosto de 2021 às 07:05

      Minha mãe e cardíaca não anda bem e agora tá acamada sem previsão de alta na uti aonde devo fazer a procuração

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        13 de agosto de 2021 às 10:13

        Procuração somente é feita quando a pessoa pode assinar um documento.

        Responder
  • Fernando disse:
    16 de janeiro de 2018 às 14:40

    Tenho uma tia de 81 anos de idade, a mesma está sem condições alguma de resolver os problemas bancários, contas de luz, água, telefone etc.. Quem esta a frente de tudo só e eu, pois mora eu, ela e uma filha dela, essa por sua vez e (especial). Como devo proceder legalmente para resolver os problemas que estão aparecendo? Qual procuração mais apropriada devo fazer? E como fazer pois ela não tem condições de assinar, e não esta falando muito bem.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      17 de janeiro de 2018 às 15:12

      Oi Fernando. Minha sugestão é ligar em um cartório. Sei que existem cartórios que enviam seus funcionários às residências das pessoas impossibilitadas de se locomover, mas não tenho certeza em relação a não poder mais assinar. Acho que vale também você procurar um advogado para entender mais sobre os prós e contras da Curatela. Talvez, seja melhor você ser curador de sua tia ao invés de simples procurador. Boa sorte.

      Responder
      • Karla Tamires Barbosa cerqueira disse:
        29 de março de 2020 às 17:28

        Eu tenho uma visinha que tem 2 filhos todos dois já pegou o cartão de benefício dela e à deichou passando nenecessidade agora ela conseguio resgatar o cartão e me pedio pra todo mês sacar seu benéfico pagar suas contas ,compra alimentos pra ela E não entregar jamais o cartão pros filhos dela , gostaria de saber se possa ser a procuradora dela? Ela é analfabeta

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          30 de março de 2020 às 14:25

          Não existe impedimento legal se for da vontade dela e ela tiver 100% lúcida (ou seja, sem nenhum problema mental).

          Responder
    • Janaína disse:
      29 de janeiro de 2022 às 22:02

      Gostaria de saber se e preciso meus irmãos assinar para eu ser tutora da minha mãe

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        22 de fevereiro de 2022 às 10:26

        Depende de como o advogado fez o pedido. Normalmente, não é necessário.

        Responder
  • joao carlos disse:
    1 de fevereiro de 2018 às 07:47

    sou procurado do mel pai e quero acadastra no banco caso eu acadastre no banco poso fase enprestimo ou nao vale a minha idade ou a idade do meu pai que tem 79 anos e eu tenho 28 acadastrada costa qual idade dele ou minha

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      1 de fevereiro de 2018 às 08:02

      Não temos nenhum conhecimento sobre procedimentos bancários.

      Responder
      • Raquel Lima Almeida disse:
        11 de outubro de 2021 às 21:12

        Boa noite meu pai tem alzaime depreçao preçao alta ficou cego do olho esquerdo eu cuido dele tem 5 anos e os filhos deles não querem levar ele nem na casa deles e não me pagam pra eu cuidar dele ,eu digo assim pq eu sofri um acidente de moto e agora que deu as sequelas em minha mão eu posso pedir para o juiz da defensoria pública fazer uma declaraçao para ele passar a casa para o meu nome.

        Responder
  • Danielli da Silva disse:
    3 de fevereiro de 2018 às 01:19

    No caso, minha avó foi induzida a passar uma procuração ao nome de um neto (que nitidamente tem interesses maléficos, já que nunca havia se preocupado com ela antes). Ele a manipulou e a levou a passar essa autoridade à ele. Os filhos estão revoltados e ele começou a proibir os filhos de ver a mãe. Como proceder diante dessa situação? Anteriormente, a senhora (minha avó) morava ao lado da casa de uma filha, e foi induzido por esse neto à voltar a antiga casa longe de todos para morar com ele… a casa estava abandonada… e então surgiu essa procuração. Qual a melhor atitude a ser tomanda pelos filhos?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      5 de fevereiro de 2018 às 09:37

      Questionar a validade da procuração na justiça. Sugiro procurar um advogado (particular ou via Defensoria Pública) para orientações.

      Responder
      • Thai disse:
        24 de julho de 2020 às 23:15

        Minha mãe está começando com um pré alzeimer .Ela tem em seu nome 02 carros e uma empresa em seu nome,na qual minha irma que utiliza o nome dela. Há como as duas filhas ser procuradoras?ou somente uma?

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          10 de dezembro de 2020 às 15:49

          Em caso de doença neuro-degenerativa, como Alzheimer, por exemplo, o correto é contratar um advogado e iniciar um processo de Interdição Judicial. Para gerenciar o patrimônio, podem ser feitas quantas procurações forem necessárias. Mas, se houver um diagnóstico de doença neuro-degenerativa anterior às procurações, estas procurações podem ser questionadas na justiça caso ocorra algum problema.

          Responder
    • Edilma Melo Costa Feitosa disse:
      23 de outubro de 2019 às 16:01

      A minha sogra tem 85 anos com avc não fala não anda oque faço fui no cartório de registro não pode fazer a procuração ela está sem entendermos nada o que poço fazer

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        23 de outubro de 2019 às 16:06

        Neste caso, o ideal é iniciar um processo de Curatela. O processo costuma levar em torno de 6 meses e deve ser realizado por um advogado.

        Responder
  • Mauricio disse:
    7 de fevereiro de 2018 às 15:44

    Minha faculdade pede procuração pública mais sendo maior de idade eh nescessário ou obrigatório levar, pelo fato de já responder por seus atos?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      8 de fevereiro de 2018 às 15:07

      Depende. Qual o propósito da procuração?

      Responder
      • Rosane. B santana disse:
        10 de fevereiro de 2018 às 02:51

        Tenho uma amiga 91 anos como faco para ser procuradora dele

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          11 de fevereiro de 2018 às 20:38

          Depende do motivo da procuração.

          Responder
          • IARA disse:
            24 de maio de 2019 às 11:48

            Gostaria de saber se com 65 anos de idade tem que pagar 230 reais no cartório para se fazer uma procuração pública?

          • Juliana Martinelli disse:
            12 de junho de 2019 às 00:45

            Depende do estado.

          • Ana silva disse:
            25 de abril de 2020 às 03:36

            Meu avô faleceu então deixou bens, porém meu tio quer que os filhos assinem uma procuração, Documentos para minha avó que já tem 79 anos ele disse que é pra dar entrada no inventário isso procede?

          • Juliana Martinelli disse:
            30 de abril de 2020 às 18:48

            Sim. Quando são muitos herdeiros, é mais fácil que todos assinem uma procuração em favor de um escolhido para que ele possa seguir com o processo de maneira menos burocrática.

  • Débora disse:
    21 de fevereiro de 2018 às 02:18

    Bom dia, tenho uma tia idosa solteira (90 anos), e que está com muita dificuldade de andar, e a levamos ao banco no início de fevereiro pra fazer prova de vida, e foi muito complicado pra ela, pois moramos num lugar com escadas e e ela está com dificuldade de andar por causa da artrite, e está com muito medo de cair, como faço para poder ir ao banco sem precisar levá-la, preciso fazer procuração ou curatela?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      21 de fevereiro de 2018 às 07:37

      Curatela só pode ser pedida para pessoas que não conseguem mais responder por seus atos. Ou seja, para pessoas com problemas mentais (Alzheimer, Síndrome de Down, etc). Se sua tia for lúcida, a alternativa é a procuração. Porém, você deve fazer uma procuração específica pois o INSS não aceita qualquer tipo de procuração. O ideal é ir até uma agência do INSS (pela minha experiência, falar por telefone com eles é quase impossível, mas você pode tentar) para entender qual é o tipo de procuração específica que é aceita neste caso.
      Mas, me alongando no comentário: apesar da dificuldade e do medo, não deixe sua tia parar se andar. Procure um serviço de fisioterapia.

      Responder
  • Regiane disse:
    8 de março de 2018 às 17:06

    Meu pai tem 79 anos, não é muito instruído, mas assina o nome e está lúcido, mas como quebrou o fêmur e a idade está com muita dificuldade de se locomover, me pediu pra fazer uma procuração pra que eu possa resolver uma questão de herança e o INSS, já li q procuração é especifica, mas da questão da herança e resolver algum outro problema de surja, qual o tipo que devo fazer ? Sou filha única e minha mãe está viva.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      12 de março de 2018 às 11:08

      Difícil responder… O INSS exige uma procuração específica. Será necessário entrar em contato com eles. Para outros assuntos, a procuração pública “tem mais valor” no sentido de que é muito mais difícil que seja contestada. Mas, se você é filha única, assumindo riscos mínimos de conflitos familiares ou outros problemas em que a procuração possa ser contestada, imagino que uma procuração particular seja suficiente.

      Responder
  • Lucas Alves disse:
    28 de março de 2018 às 19:46

    Olá queria saber como faço pra pedir uma procuração pq a minha mãe não é lúcida e ela só assina com a digital.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      29 de março de 2018 às 10:53

      Os cartórios podem orientar em relação a procuraçoes mais gerais. Para algum assunto mais específico, melhor procurar a prórpia instituição que requere a procuração. Por exemplo, procuração para receber benefício do INSS deve ser orientada pelo próprio INSS.

      Responder
  • Tancredo Costa disse:
    19 de abril de 2018 às 12:30

    Boa tarde! Meu pai tem 72 anos e está em uma casa terapêutica para o tratamento do alcoolismo, gostaria de saber como faço para ser procurador dele, pois ele tem comércios alugados sem contrato e gostaria de fazer contratos para os estabelecimentos. Como eu poderia fazer isso ?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      19 de abril de 2018 às 15:54

      O mais indicado é procurar a ajuda de um advogado. Mas um contador também pode orientar nestas questões.

      Responder
      • Raimunda Maria Mota da Silva disse:
        4 de setembro de 2021 às 04:15

        Minha mãe tem 99 anos ainda sabe o que faz meu irmão pegou o cartão do benefício da aposentadoria e ela pediu pra eu ir ficaci com seus documentos porque ela não diz que Nei dinheiro tem mais ela esta tão magrinha e ele é ruim de natureza se eu fizer essa procuração pública poço tira dele e eu mesmo cuida dela

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          10 de setembro de 2021 às 09:36

          Procure orientação com a equipe do Promotor de Justiça do Idoso, no Ministério Público mais próximo.

          Responder
  • Valéria disse:
    18 de maio de 2018 às 14:19

    Boa tarde! Meu pai tem 84 anos, e minha mãe 79 anos, moro com ambos, e as vezes por motivo de doença tenho que me ausentar do serviço. Preciso de algo, que justifique no meu serviço a minha ausência. Seria essa procuração?
    Desde já agradeço.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      18 de maio de 2018 às 19:29

      Bem… esta justificativa é relativamente nova. O que acontece atualmente é: no serviço público, aceitam o atestado médico apenas se você é curador do idoso que foi acompanhar ao médico. Caso contrário, o funcionário fica com falta. No setor privado, algumas empresas até já dão licença para os funcionários acompanharem e cuidarem de pais e sogros mais idosos em caso de doença grave (até 30 dias de licença não remunerada). Você previsa conversar com a sua empresa sobre o assunto. O ideal seria que a empresa aceitasse um atestado médico para acompanhar os pais em consultas, da mesma maneira que aceitam atestado quando temos que acompanhar filhos pequenos.

      Responder
      • Maria José disse:
        14 de junho de 2018 às 23:08

        Boa noite tenho uma amiga ela tem 78 anos não tem família mora sozinha em uma casa não tem ninguém que ajude ela vizinhos não quer saber situação muito difícil como faço para ter uma procuração para cuidar dela para ninguém se aproveitar dela

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          15 de junho de 2018 às 14:25

          Você não precisa de uma procuração para cuidar dela…

          Responder
  • Cleusa Barbosa de Siqueira Santos disse:
    30 de maio de 2018 às 15:52

    Boa tarde , me casei com separação de Bens meu marido era viuvo ,casamos por ele não ter inventário de bens,ele ele e aposentado, quer fazer declaração td no meu nome .que declaração devemos fazer obrigado-a.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      30 de maio de 2018 às 17:40

      Não entendi a pergunta.

      Responder
  • Rosimar disse:
    22 de junho de 2018 às 12:32

    Boa tarde
    Minha mãe tem 82 anos e se encontra com diagnostico de alzheimer e não encherga. Somos 7 filhos e fui escolhida pelos irmãos para ser sua procuradora. Para poder receber seus pagamentos. Qual a melhor procuração para que eu possa representa-la?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      22 de junho de 2018 às 16:01

      Para aposentadoria, o melhor é fazer uma procuração específica conforme modelo do próprio INSS. Infelizmente, não temos um modelo para enviar. Sugiro que vá até uma agência do INSS para não perder tempo fazendo uma procuração que pode não ser aceita.

      Responder
  • Everson Carlos de Oliveira disse:
    25 de junho de 2018 às 14:54

    Olá, sou tesoureiro de um abrigo para idosos, a questão é: temos quatro idosos que pegam remédios no programa Farmácia Popular, porém 2 possuem deficiência física e dependemos da ambulância da prefeitura para leva-lós até a farmácia, conforme exige a norma do programa da Farmácia Popular, todavia nem sempre a ambulância nos atende de pronto., mediante a isto, descobrimos que podemos fazer por procuração, mas como os 4 são analfabetos, precisa-se de procuração pública que tem um custo que a entidade não consegue pagar no momento, a dúvida é: existe no Brasil ou no Estado de São Paulo uma norma que isente o idoso nesta circunstância do pagamento da procuração pública?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      25 de junho de 2018 às 23:05

      Não existe nenhuma lei ou norma para isso. Mas, o Ministério Público pode interceder e fornecer um “atestado de pobreza” ou pedir para que a Defensoria Pública faça isso. Com o atestado de pobreza, o cartório não cobra pelas procurações. Por favor, procure o Promotor de Justiça do Idoso da comarca local.

      Responder
      • Marcela disse:
        23 de outubro de 2019 às 16:37

        Tenho uma tia que tem a procurado da minha vó (que não está lúcida )posso pedir uma cópia da procuração ? Já que está agindo de má fé !ela está isenta do IPTU e está construindo irregular .

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          24 de outubro de 2019 às 10:00

          Sim. Inclusive diretamente no cartório onde foi feita a procuração.

          Responder
    • Jéssica disse:
      11 de julho de 2021 às 11:38

      As roças de meu pai foram invadidas,quero mover uma ação de reintegração de posse,ele tem 89 anos eu depressivo,e amputou uma perna.
      Qual procuração nesse caso?

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        12 de julho de 2021 às 10:26

        Neste caso, você precisa da orientação de um advogado.

        Responder
    • Cleonice disse:
      6 de agosto de 2021 às 08:36

      Chamo Cleonice gostaria de saber meu pai tem 86 anos quer deixar a metade dos bems pra um filho ele esta muito bem de saude qual tipo de procuração deve ser feito .

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        6 de agosto de 2021 às 16:38

        A Procuração não é o instrumento correto neste caso.

        Responder
  • Izabel disse:
    29 de junho de 2018 às 19:05

    Fui ao cartório pedir informações sobre procuração de idosa (mãe) que não assina para sua filha(eu). Me pediram um atestado declarando que ela (mãe) está lúcida e pode praticar os atos da vida civil. O médico forneceu a declaração dizendo que ela está lúcida e impossibilitada de se locomover para receber seus proventos. Nessa declaração consta até o “CID: I10” mas reparei que não consta que pode praticar os atos da vida civil.
    Pergunta: Terei de voltar ao médico para, novamente, pedir outra declaração ????

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      1 de julho de 2018 às 23:37

      Pergunte diretamente ao cartório.

      Responder
      • Karina Cunha disse:
        2 de agosto de 2019 às 19:02

        Olá! Minha sogra está com Alzheimer avançado e pensamos em obter uma procuração para ajudá-la com banco, inss e o que mais vier a precisar. Podemos fazer esta procuração? É legal? Não há bens envolvidos. Ela não tem condições de comparecer ao cartório. Um laudo médico seria suficiente para fazer? Desde já, agradeço

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          22 de agosto de 2019 às 00:24

          O documento correto neste caso é a Curatela. Para obtê-la, é necessário um processo judicial que demora 6 meses em média. Por favor, procure um advogado para maiores informações (advogado particular ou através da Defensoria Pública).

          Responder
          • Marli disse:
            28 de outubro de 2019 às 15:19

            Boa tarde minha mãe tem Elzheime e tem 7 filhos, mais ela mora comigo e quem cuida sou no momento minha mãe se encontra hospitalizada por que quebrou a perna e os meus irmãos se quer aparecem pra ver ou ajudar, a assistente social me mandou fazer uma procuração e me deu um laudo e me mandou comparecer ao cartório.

  • Ludjane Albers Martins disse:
    13 de julho de 2018 às 01:21

    Há dois anos minha mãe fez uma procuração para mim com plenos poderes ,q sou filha única e meu irmão já tenho a segunda curatela,agora vendivendo o imóvel lógico com sua autorização e dezembro, ela teve ABC,tem dias q ela está em confusão mental e agora q finalizamos á venda,É já comprei outro.O cartório não quer registrar pq não tem o número da matrícula na procuração. Como devo agir, pois ela está acamada e não tem como levá-la.Desde já agradeço

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      13 de julho de 2018 às 13:03

      Sim, há cartórios que não aceitam procurações sem o número da matrícula do imóvel (ou renavam de veículo). Você pode pedir para o cartório enviar um funcionário até sua casa para conversar com sua mãe se ela estiver em condições mentais para tanto. Ou então, procure um advogado.

      Responder
  • Emy Fujisawa disse:
    9 de agosto de 2018 às 14:41

    Boa tarde, minha mãe tem 80 anos, meu irmão diz ter uma procuração dela, o qual não confio, como faço pra saber o que ele fez? Tem 5 meses que a trouxe pra morar comigo devido a maus tratos, qual órgão que devo procurar pra pedir ajuda?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      17 de agosto de 2018 às 12:57

      Minha sugestão é entrar em contato diretamente com o Ministério Público, na Promotoria do Idoso. Mas você também pode tentar a delegacia do idoso ou o Conselho Municipal do Idoso de sua cidade.

      Responder
  • Leandro disse:
    2 de setembro de 2018 às 20:36

    Olá, minha mãe é pensionista , porém é viciada em crack, ela perdeu quase que totalmente a noção, eu gostaria de administrar a pensão dela com autorização da mesma , como faço, seria necessário apresentar uma procuração junto ao banco? Obrigado

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      2 de setembro de 2018 às 23:07

      Não tenho certeza, mas acho que é necessária uma interdição judicial neste caso. Sugiro consultar um advogado.

      Responder
  • Sonia Regina G disse:
    10 de setembro de 2018 às 00:18

    Em 2010 meu pai e minha mãe me fizeram uma procuração me dando plenos poderes para tudo. Em 2015 meu pai começou a adoecer e eu já resolvia tudo para eles. Dia 26 de agosto ele faleceu e minha mãe 85 anos está com Alzheimer, ela consegue assinar mas treme e a memória não está boa. Ela precisa receber a pensão embora a procuração me dá plenos poderes para resolver tudo até de previdência, porém a SPPREV quer uma procuração especifica para ela receber a pensão. Será que neste caso é legal ela assinar com impressão digital? Tem o prazo de 60 dias para requerer a pensão e já se passaram 15 dias. E ainda, como ficará a Procuração que meu pai fez em 2010, que só tenho ido ao cartório todo ano para atualizar data, eu preciso tirar o nome do meu pai e colocá-la como viúva e para isso ela vai precisar assinar novamente? E se ela não conseguir vou perder o direito que meus pais me deram há nos de plenos para resolver tudo? Sou filha única.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      10 de setembro de 2018 às 00:44

      Sim, você precisará informar que seu pai morreu ao renovar a procuração. Minha sugestão é fazer a procuração específica requisitada pela SPPREV no mesmo cartório pois já devem conhecer o seu caso. Enquanto isso, procure um advogado, o mais rápido possível, para iniciar um processo de Curatela de sua mãe. O processo leva, em média, 6 meses. Peça todas as orientações necessárias ao advogado. Inclusive sobre o que fazer em relação à pensão caso a nova procuração não seja aceita. Boa sorte.

      Responder
  • Khatry lima disse:
    8 de outubro de 2018 às 16:18

    Boa tarde, quero saber como agir diante dessa.situação, dez pessoas aceitaram assinar.uma unica peocuração dando plenos.poderes de decisão sobre seus bens a uma unica pessoa, agora uma das dez pessoas quer tirar o nome da da procuração, isso pode ser feito e como fazer?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      8 de outubro de 2018 às 18:52

      Depende. Há algum contrato vinculado a essa procuração? Por favor, procure o próprio cartório ou um advogado.

      Responder
  • Amil disse:
    3 de novembro de 2018 às 03:30

    Bom dia!

    Para alugar e administrar imóvel , qual a melhor opção procuração pública ou particular?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      7 de novembro de 2018 às 17:14

      Procuração pública é sempre mais segura.

      Responder
  • Evely disse:
    5 de novembro de 2018 às 16:39

    Boa tarde! Em caso de idoso com Alzheimer, como fazer para passar a procuração para um filho?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      6 de novembro de 2018 às 01:34

      Neste caso, é mais indicado que se abra um processo de curatela.

      Responder
  • ROSE NANIE HERINGER DA SILVA disse:
    13 de novembro de 2018 às 12:08

    É uma pergunta. Boa tarde. Minha mãe tem 85 anos e quer que eu seja sua procuradora com plenos poderes. Já usei várias procurações para tratar de assuntos como recenseamento do estado do RJ. Como mora em Caxambu, sei que será fácil o cartório ir à casa dela, sem problemas. Ela está completamente lúcida, assina seu nome, etc., mas gostaria de já deixar pronta uma procuração para qualquer eventualidade. Minha pergunta é: para uma procuração com plenos poderes é necessário que seja realmente feita em cartório, quer dizer, tem que ser pública? Por mais que tenha pesquisado isso não ficou claro. Muitíssimo obrigada, desde já.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      14 de novembro de 2018 às 12:47

      Sim. Tem que ser feita em cartório para ter validade.

      Responder
  • josé disse:
    24 de novembro de 2018 às 20:13

    Olá! é possível lavrar uma procuração pública de um idoso sem condições de manifestar sua vontade? Precisamos ingressar com uma ação para requerer benefício previdenciário. A família não deseja realizar a interdição.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      26 de novembro de 2018 às 01:51

      Não sei se é possível. Mas, na minha opinião é anti-ético. Por favor, consulte um advogado.

      Responder
  • jucileide disse:
    26 de novembro de 2018 às 14:28

    Minha mãe tem 73 anos sofreu um avc hemorrágico..somos 7 irmãos ao todo ela sempre morou com meu irmão mais novo agora após a doença dela ela ainda esta na uti 45 dias ele que mim proibi de leva
    Minha mãe comigo eles 2 mais novos querem mim proibi deu leva ela pra cuida ele pode fazer isso não trabalhar não tem condições de cuida de minha mãe

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      2 de dezembro de 2018 às 23:36

      Se sua mãe estiver lúcida ao sair do hospital, ela é quem deve decidir para onde ir.

      Responder
  • Ivanilda da Silva disse:
    17 de janeiro de 2019 às 17:09

    Meu pai está com 82 anos,precisamos fazer uma procuração particular. Ele ainda está lúcido só que não está conseguindo assinar pois a mão não ajuda mais. O que devo fazer nesse caso?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      18 de janeiro de 2019 às 15:32

      Por favor, peça orientação diretamente ao cartório que vai fazer a procuração.

      Responder
  • Beatriz disse:
    6 de fevereiro de 2019 às 18:21

    Conforme informado no post, as procurações outorgadas por pessoas idosas serão lavradas com validade de 1 ano. Se por precaução, se uma pessoa com 88 anos, lúcida, porém com eventuais intercorrências em razão da idade, quer deixar uma procuração com amplos poderes à filha, todo ano ela terá que refazer a procuração?? Não existe a possibilidade, nesse caso, de procuração com amplos poderes sem termo?
    Obrigada

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      12 de fevereiro de 2019 às 01:40

      Exceções à lei devem ser discutidas com advogados.

      Responder
  • SORAIA MENEZES disse:
    20 de março de 2019 às 12:10

    Prezados Senhores, gostaria de esclarecer uma dúvida. A minha madrinha tem 74 anos e há 2 anos atrás o advogado dela queria comprar um imóvel dela e pediu a escritura. Só que o valor que ele ofereceu era menos do que ela queria e a venda não se concretizou, mas está com a escritura e até hoje não devolveu. Ela sempre cobra e ele diz que “está no arquivo morto” e ainda não teve tempo de pegar.
    Ele tem uma procuração assinada por ela. Será que ele pode passar o imóvel para o nome dele? Existe alguma possibilidade de isso acontecer dependendo dos termos da tal procuração ou é impossível por ela ser idosa? Podem me ajudar? estou revoltada com essa situação…

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      3 de abril de 2019 às 01:13

      Sim, pode. Minha sugestão para verificação é ir ao cartório onde o imóvel está registrado e tirar uma 2a via da escritura. Para isso, você vai precisar do carnê do IPTU (talvez, do número de matrícula do imóvel, mas ñao tenho certeza). Se a escritura estiver alterada, procure a OAB e denuncie o advogado.

      Responder
    • Ivone Brito de Jesus Cardoso disse:
      17 de agosto de 2020 às 01:52

      Se minha avó assinou uma procuração de amplos e gerais poderes oque significa, e se ela faleceu ainda vale?

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        18 de agosto de 2020 às 14:19

        Depende do que está escrito no corpo da procuração.
        Se ela morrer, o documento perde validade.

        Responder
  • Eliane Andrade disse:
    15 de maio de 2019 às 08:45

    Fui criada pelos meus avós, minha avó paterna e meu avô que era seu companheiro, mas não casado legalmente. Eu e meu avô não temos laços de sangue. Na sua carteira de identidade seu estado civil é solteiro. Ele não tem filhos e gostaria de deixar seu unico bem para mim. Chegou até a fazer um testamento me deixando como herdeira, mas ele possui irmãos vivos. Sendo assim terei direito só 50% do imovel. Todos os outros ja abriram mão dos seus direitos , menos um.Minha avó já faleceu e meu av^tem 89 anos. Qual seria a maneira mais simples de resolver este problema?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      1 de julho de 2019 às 21:18

      Procurar um advogado…

      Responder
      • Ivone kuczera disse:
        20 de abril de 2020 às 20:03

        Oi eu tenho 3tios solteiros idosos o mais novo tem 74anos o mais velho tem 83anos,uma pessoa estranha pode ter feito proucuracao em cartório para Tomar conta deles sem comunicar os sobrinhos???

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          22 de abril de 2020 às 16:06

          Se for de vontade própria deles, sim.

          Responder
  • IVAN OLIVEIRA disse:
    16 de maio de 2019 às 09:41

    MINHA AVÓ TEM 02 PENSÕES 01 PELAS FORÇAS ARMADAS E OUTRA PELO INSS, ELA TEM 86 ANOS E A MINHA MÃE VAI FAZER UM PROCURAÇÃO DE PLENOS PODERES POR MOTIVO DE DOENÇA DA MINHA AVÓ. A DÚVIDA É A SEGUINTE? A MINHA MÃE TEM QUE FAZER 02 PROCURAÇÕES PARA CADA UMA DAS PENSÕES OU UMA PROCURAÇÃO VALE PARA AS 02 PENSÕES.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      25 de junho de 2019 às 00:56

      Depende do caso. Na maioria das vezes, apenas 1 procuração será suficiente. Porém, o INSS, em caso de comprovação de vida, pode requerer uma procuração específica.

      Responder
  • EUNICE disse:
    6 de junho de 2019 às 12:32

    Boa tarde
    A minha mãe tem 87 anos por não ser alfabetizada sua filha fez procuração com amplo poderes em seus favor não tem data sem conhecimento dos demais filhos e consultando o Estatudo do Idoso baseado nesta informação abaixo nos irmãos pode revogar esta procuração
    Para maior proteção dos idosos, no que tange a outorga de procurações, a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo alterou o artigo 131, do Provimento n. 58/1989, que regulamenta as normas de serviços dos cartórios extrajudiciais. Desta maneira, recomenda aos Tabeliães de Notas que as procurações outorgadas por pessoas idosas sejam lavradas com prazo não superior a 1 ano. Especialmente quando se vislumbra risco concreto de lesão patrimonial.
    Além disso, prevê atribuições de poderes para prática de negócios jurídicos específicos e determinados. Sem previsão de cláusula e ir revogabilidade. Salvo nas hipóteses em que essa cláusula for condição de um negócio bilateral, ou for estipulada no exclusivo interesse do outorgante. Assim, o idoso de baixa instrução , analfabeto, por exemplo, que herdou um único imóvel pode ser passivo desse delito de induzimento. Outorga poderes sem ter a mínima idéia de suas conseguências legais. Sem ter idéia de quão está está sendo enganado.

    Responder
  • lacydo Lauffer disse:
    9 de junho de 2019 às 15:24

    VOU FAZER AGORA DIA 26/06/1929 90 ANOS TENHO SÓ O PRIMÁRIO FICO NERVOSO E CARDIACO TENHO 7 ESTENDES NO CORAÇÃO NO CARTÓRIO PARA FAZER ESCRITURAS FICO AFLITO E ASSINO SEM PENSAR,TAMBEN UZO APARELHOS NOS DOIS OUVIDOS PARA ESCUTAR MAS GUANDO HA MAIS PESSOAS FALANDO TUDO SE CONFUNDI AINDA MAIS NESTE CARTÓRIO AS CABINES SÃO ABERTAS POR CIMA AI BARULHO E MUITO COM AS PESSOAS QUE ESTÃO NO RECINTO PARA SER ATENDIDOS É IMPOSSIVEL ESCUTAR,TAMBEN DE UMA ESCRITURA PUBLICA NÃO FOI LIDA O QUE CONSTAVA ESCRITO.

    Responder
  • Rosa disse:
    12 de junho de 2019 às 15:02

    Minha irmã tem diagnóstico de Alzheimer há 4 anos, é viúva e não tem filhos. Meu irmão foi morar com ela, pois a situação financeira dele não estava boa na época. Moro em outro estado, trabalho e não pude trazê-la para morar comigo por enquanto. Mesmo porque o próprio médico recomendou que ela permanecer na casa (disse que ainda não seria momento de tirá-la das recordações ainda presentes).
    Tomo conta de tudo à distancia, cuidadoras, comida, medicamentos, etc…Vou visitá-la 1 vez por mês. O problema no momento é a procuração pública feita por ele sem nosso consentimento, pois tenho outros irmãos. Isso há 2 anos, que apossou da conta bancária, fazendo empréstimos, etc… Nunca consenti esta situação, diferentemente dos outros e passaram a mão na cabeça, dizendo que ele precisava também do dinheiro. Tenho registros disso. Hoje o dinheiro que guardei, logo que observei que não estava bem, está no fim. Tenho condição financeira boa, mas nunca achei justo isso. Mesmo porque ele tem família que poderiam ajudá-lo e ela só a mim. Como cancelar esta procuração? Como ser curadora morando por enquanto longe (em outro estado)? Ou poderia interdita-la? O MP ficaria responsável? Aguardo orientação.

    Responder
  • James disse:
    26 de agosto de 2019 às 11:46

    Olá, minha mãe tem oitenta e três anos, tem diabetes e enxerga mal. Fui tentar fazer uma procuração dela para mim, mas o cartório pediu que renovasse o RG que já tem mais de 10 anos, na renovação, por causa das dificuldades de visão, ela não conseguiu assinar digitalmente naquela tela minúscula, e o RG sairá sem assinatura. Agora no cartório eles disseram que serão necessários dois atestados médicos e duas testemunhas para fazer a procuração. Este procedimento é correto, com DOIS atestados médicos? Já li que exigir atestado de idosos para procuração seria abusivo.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      29 de agosto de 2019 às 23:09

      As regras dos cartórios não são nacionais. Infelizmente, não sei responder.

      Responder
  • Júlio Cezar Lima da Costa disse:
    19 de setembro de 2019 às 00:05

    Olá e Boa Noite Dr° Juliana Martinelli, Minha Sogra tem o Mal de Alzheimer e Agora está morando Conosco, Os Irmãos e a Irmã Tomaram a Descisão de Vender um Imóvel que Pertencia a minha Sogra e não Comunicaram o Fato para Ela, a Irmã do Meu Marido é Advogada Também e num Momento de Crise e Esquecimento da Minha Sogra Resolveu tomar a Frente de Todas as Decisões Referentes a minha Sogra e seu Bem Estar sem Comunicar o Que Iria Fazer para o Meu Marido, vez em Quando minha Sogra tem uns Picos de Lembranças e Fala Algo a Respeito, Quando minha Cunhada Decidiu que Todos Iriam de Igual modo Cuidar da Mãe, um dos Meus Cunhados Vendeu Tudo o que Tinha Aqui no Brasil e Foi Morar no Canadá com a Família acho Eu que Foi para Não Cuidar da Mãe Doente, Minha Cunhada Vive em Viagens com o Marido e Também é Muito Ocupada e Quase não Cuida Da Mãe, Cuidado esse que Ficou a Cargo do Meu Marido e de seus Outros 2 Irmãos, um é Policial Militar e Atualmente Anda Muito Adoentado o Outro Mora de Aluguel e Sozinho e Também não Tem Tempo Para Cuidar da Mãe, Restando a Responsabilidade de Cuidados para o Meu Marido, em Relação a Casa da Minha Sogra.
    1°- Ela Foi Abandonada Pelo Marido por Quase 12 Anos e nesse Período Ela Ainda não Era Doente e fez a Solicitação do Divórcio.
    2°- Quando Descobriu-se que Ela estava Doente minha Cunhada resolveu deixar Minha Sogra aos Cuidados do Ex Marido de Quem era Divorciada.
    3°- Quando meu Marido Soube da Situação Tentou Intervir, Mas sem o Apoio da Maioria Não Obteve Sucesso, Quando Descobriu que o Ex Marido da Minha Sogra estava Querendo Vender a Casa que Era da Mãe Dele, Ele Fez Uma Ofertade 70.000R$ para a Compra da Casa, para que a Mesma Permanecesse em Nome da minha Sogra, minha Cunhada Soube e Fez uma Contra Proposta ao Ex Marido de Minha Sogra que Desfez a Suposta Negociação com Meu Marido e Vendeu a Casa da Minha Sogra sem o Consentimento da Mesma por 50.000R$ ao Marido da Minha Cunhada que Já Fez Reforma e Tudo e Agora minha Sogra tem Que Ficar de Um Lado Para o Outro, Meu Marido Tomou para Sí a Obrigação de Cuidar da Mãe Doente, Mas Como Nossa Casa é Pequena e não Dispomos de Muito Espaço minha Sogra e Eu Dormimos na Cama e o meu Marido Dorme No Chão do Quarto para Dar um Conforto Melhor para a Mãe.
    Não sei o Que Fazer ou Mesmo Falar para meu Marido acerca da Situação, Amo Minha Sogra e não Acho Justo o que Minha Cunhada Fez com a Mãe, Meu Marido não quer Discutir ou Brigar Com Ninguém, mas Também não Acho Justo só Ele Ter que Cuidar e se Preocupar com a Mãe.
    Me Chamo Raimunda de Jesus e Sou de Manaus/Amazonas.
    Esperoem Cristo Jesus que a Senhora possa nos Ajudar.
    Boa Noite!!

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      24 de setembro de 2019 às 23:13

      Oi Raimunda. É um caso difícil. Em teoria, se sua sogra tem Alzheimer e a casa foi vendida após o diagnóstico, a venda só poderia ter sido feita se sua cunhada já fosse a Curadora de sua sogra. Caso ela não seja, então, teoricamente, você poderia entrar na justiça pedindo ressarcimento para a sua sogra. Mas, nada é simples… Então, sugiro procurar um advogado (existem advogados públicos e gratuitos através da Defensoria Pública), levar os documentos que tenha para provar os fatos e pedir ajuda profissional.

      Responder
  • Andressa disse:
    5 de outubro de 2019 às 14:05

    Olá.
    Minha avó tem 92 anos, Alzheimer e deficiência visual. Ela não caminha mais. Para pegar fraldas via farmácia popular pedem uma procuração, porém minha avó não tem condições de ir até o cartório e a funcionária do cartório disse que não pode vir até a casa da minha avó por que trabalha sozinha.
    Gostaria de saber se é possível fazer uma procuração específica para o fim de retirar fraldas na farmácia popular – deixando esse fim bem claro na procuração – e usá-la sem reconhecer firma em cartório.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      7 de outubro de 2019 às 10:49

      Não existe procuração sem reconhecimento de firma.
      O ideal seria você ter a Curatela de sua avó. Mas, a Curatela só pode ser conseguida após um processo judicial e demora em torno de 6 meses. Não é a solução mais rápida, mas é a melhor solução no seu caso. Por favor, procure um advogado (particular ou através da Defensoria Pública) e se informe sobre os detalhes do processo. Saiba que, no processo de Curatela, há uma entrevista. Se a sua avó não puder comparecer ao fórum, o juiz vai até a casa dela.

      Responder
  • Valéria Soares de Oliveira disse:
    12 de novembro de 2019 às 11:50

    Olá! Meu pai está muito doente e constantemente internado, já tenho uma procuração específica do INSS para eu retirar a aposentadoria dele. Gostaria de ter uma procuração para resolver outras questões, como vender o carro e resolver questões da casa, etc. isso e possível? Ele ainda está lúcido e de acordo em fazer a procuração. Como devo proceder?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      13 de novembro de 2019 às 11:32

      Sim, é possível. Alguns cartórios possuem serviços a domicílio. Por favor, informe-se diretamente no cartório de sua preferência.

      Responder
      • Edipo Israel disse:
        11 de abril de 2020 às 00:06

        Minha avó apresenta não está muito lúcida,e estar com 80 anos,agora achou de arrumar um namorado bem mais novo que ela,sendo que na maioria das vezes não lembra nem quem sou.
        Então gostaria de saber se uma simples procuração resolveria já que ela diz que vai passar os bens pro suposto namorado(mesmo ele já sendo casado e so quer o dienhro é bens dela)Ela já até afirmou ter sido roubada,fiz boletim,mas três dias após descobrimos que ela tinha deixado o cartão da aposentadoria e rg no bolso de uma calça.Ja não sei o que fazer.

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          12 de abril de 2020 às 18:20

          Depende. Uma procuração não vale para anular transferências de bens. Minha sugestão é começar por uma consulta médica para descobrir a causa dos sintomas de demência (esquecimento, síndrome do roubo, etc) e depois, com um diagnóstico em mãos, vocês podem decidir o que fazer.

          Responder
    • Josilene de jesus disse:
      9 de abril de 2021 às 17:17

      Boa tarde minha avo e deficiente visual e minha mae ja tem mas de 70 anos e que que eu fassa a procuraçao de minha avo para poder resolver questoes de venda de imoveis sendo que as outras filhas estao de acordo. Porque sou eu quem rresolvo tudo aonde devo ir e qual tipo de procuraçao devo fazer.

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        3 de maio de 2021 às 11:18

        Você deve ir a um Cartório de Notas. Lá, você pode conversar com o Tabelião, expor o caso e perguntar qual o melhor instrumento para vocês.

        Responder
  • Eliane disse:
    14 de novembro de 2019 às 11:55

    Bom dia! Minha mãe está doente, e segundo médicos, é Alzheimer . Ja tem alguns anos ela me deu uma procuração pública me dando plenos poderes para administrar a conta bancária dela.Ela é pensionista. Ontem chegou uma carta pra mim, da Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão, alegando que tiveram noticias que minha mãe corria risco e que eu, como filha desviava a pensão dela para diversos fins. Eu que mantenho a casa em tudo, desde comida, agua,luz, telefone, roupas, remédios, médicos. Será que fiz algo errado? faço isso tudo pq tenho procuração que ela mesmo quis, quando ainda tava lúcida e continuo fazendo tudo pra ela, da forma que acho necessário. Tenho que ir la dia 03/12 pra prestar esclarecimentos. Devo me preocupar? o que eu deveria levar, além da procuração, é claro.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      14 de novembro de 2019 às 18:16

      Provavelmente, alguém fez uma denúncia contra você. Você precisa levar a Procuração, Extratos Bancários, Contas que você paga com o dinheiro dela, Notas Fiscais de Medicamentos que ela toma, etc. O ideal seria ter uma planilha de controle financeiro, mostrando todos os gastos dela e o extrato da conta onde está o dinheiro que sobra após todos os pagamentos mensais.

      Responder
  • josé ocean gonçalves de oliveira disse:
    23 de janeiro de 2020 às 06:50

    Olá!
    Gostaria de saber se não há gratuidade ou valor menor no preço de uma procuração pública para uma pessoa de 92 anos.
    Obrigado!

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      23 de janeiro de 2020 às 18:24

      Por idade, não.

      Responder
  • Nelson disse:
    14 de fevereiro de 2020 às 11:46

    Somos em sete irmãos e minha mãe de 89 anos analfabeta, porem lúcida, quer desfazer de um imóvel e deu uma procuração para um de nossos irmãos, o qual não é de nossa inteira confiança, pois poderá haver lesão patrimonial. podemos anular essa procuração e fazer outra que tenha pelo menos três assinaturas (três irmãos)?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      17 de fevereiro de 2020 às 16:04

      Para anular a procuração, vocês precisarão de um advogado.

      Responder
  • Tauany Morato garcia disse:
    15 de abril de 2020 às 19:49

    Minha bisa vó tem 90 anos e devido o covid 19 nao pode sair na rua eu posso ser a tutura dela ? Como faço?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      17 de abril de 2020 às 13:26

      Por causa do isolamento social, não. Além disso, um processo de curatela demora em torno de 6 meses e as restrições devido à pandemia deve demorar de 2 a 3 meses.

      Responder
      • Jessica Fernandes de Farias disse:
        27 de abril de 2020 às 02:02

        Minha avó tem 88 anos é lúcida mas tem problemas de locomoção, ela tem um imóvel que nao tem documentação, mas gostaria de legaliza para ela , posso está fazendo uma procuração e resolver isso por ela? ( o imóvel seria no nome dela)

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          30 de abril de 2020 às 18:40

          Se for da vontade dela, sim.

          Responder
  • Valquiria disse:
    15 de junho de 2020 às 00:07

    Se você fizer empréstimo sem o conhecimento dele e consentimento, sendo ele um idoso. Seu ato se enquadra na prática de crime contra ele. Você pode sofrer as penas previstas no estatuto do idoso. Você pode ser até preso se fizer uso indevido e sem o consentimento do seu pai.

    Responder
  • Maria eleni costa da Silva disse:
    19 de junho de 2020 às 01:25

    Minha tem 77anos mora comigo e tem alzheimer porém ainda assina estou vendendo um imóvel dela tenho que dividir o valor com os outros irmãos?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      23 de junho de 2020 às 20:05

      Se sua mãe está viva, independentemente da condição de saúde dela, o imóvel continua sendo dela. Se você vende-lo, o dinheiro será dela e deve ser usado exclusivamente para os cuidados dela. Você pode ser denunciada por abuso financeiro, apropriação indevida entre outros crimes se concluir a venda deste imóvel desta maneira.

      Responder
  • Jandira Bunes disse:
    20 de agosto de 2020 às 15:19

    Sou cuidadora de um idoso,possuo procuração pública registrada em notas de cartorio,o idoso não possui parentes,só tem eu por que não tenho laço sanguíneos com ele,por eu ter procuração pública registrada em notas eu sou sua herdeira ou não, eu não recebo salário para cuidar do idoso e moro na casa dele com ele

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      8 de dezembro de 2020 às 15:00

      Acredito que não. Porém, apenas um advogado, com acesso a todos os documentos poderá responder.

      Responder
  • JOÃO MARIA CHAGAS disse:
    8 de dezembro de 2020 às 23:05

    Eu e a minha mulher estamos juntos à 15 anos ela tem um casal de filhos e eu tenho só uma filha, nós não somos casado, a minha mulher tem uma casa, eu quero saber se a minha mulher pode assinar procuração para a filha dela vender a casa sem falar comigo, eu e a minha filha não temos direito hoje eu já tenho 64 anos

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      10 de dezembro de 2020 às 11:38

      Se a casa foi adquirida antes da união, a casa é apenas dela e ela faz o que quiser com este patrimônio. Nem você, nem sua filha, nem os filhos dela tem direito de interferir.

      Responder
  • Vera Gomes disse:
    26 de janeiro de 2021 às 07:00

    Moro com minha mãe. Ela está com 82 anos, muito debilitada e com problemas de saúde. A casa está em nome dela e ela pediu para que eu a colocasse à venda. Estava em meio a uma negociação da mesma, porém minha mãe passou mal e está internada na UTI, mas está lúcida. Ela não consegue mais assinar devido à uma mordida de cachorro na sua mão.
    Como devo proceder para prosseguir com a venda da casa?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      1 de fevereiro de 2021 às 09:45

      Seguindo a lei, não há o que fazer neste momento. Para prosseguir com a venda, você precisaria de uma procuração dela, delegando plenos poderes para você na administração deste imóvel. Porém, se ela está inacessível, não poderá comparecer ao cartório. Você pode propor um contrato de compra e venda em que todos os herdeiros dela assinem, dando sua anuência à efetivação do negócio. Procure um advogado para entender todas as possíveis alternativas.

      Responder
  • Elza M Moreno disse:
    23 de maio de 2021 às 02:41

    Olá, minha mãe tem 82 anos e é lúcida, tem 3 filhas, eu e duas irmãs. Há 3 anos ela passou uma procuração pra mim administrar suas contas bancárias, uma que recebe sua aposentadoria e pensão e outra de uma poupança. E dai sai todas as suas despesas. Minha mãe só confia em mim. Uma de minhas irmãs insiste que ela tbm tem o direito de ficar com o cartão das contas e quer que abra os extratos tbm. Porém minha mãe não quer de jeito nenhum, não confia nela. Inclusive, ela nem sabe que sou procuradora, minha mãe não quer ter o aborrecimento de contar pra ela. Essa irmã mandou um bilhete pra mim falando que tem direito sim e em breve tudo será resolvido. Acredito que ela vai me acionar na justiça. Tudo que faço é pra não deixar que minha mãe seja enganada . Anoto todas as despesas da minha mãe em um caderno, pq os cupons se apagam.

    Responder
  • Julio César Sangiacomo disse:
    29 de maio de 2021 às 15:11

    Meu pai tem 73 anos e está com Alzheimer , como faço para fazer uma procuração definitiva , para que eu possa resolver tudo relacionado a ele

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      4 de junho de 2021 às 10:00

      Se ele tem Alzheimer, o instrumento correto é a Curatela.

      Responder
  • JESSICA disse:
    9 de julho de 2021 às 04:27

    minha vó confiou a mim a seis meses atrás uma procuração para resolver seus problemas bancários e receber seu beneficio do INSS.
    quando essa procuração foi feita duas de suas filhas não gostaram , tanto que o motivo de minha vó ter feito esse documento foi por ameaças que eu estava sofrendo por minha vó ter confiado a mim os cartões para receber o beneficio para ela.
    Porém hoje faz uma semana que ela se encontra internada pois da noite para o dia teve alguns problemas de saúde e esta tendo um pouco de confusão mental..
    então uma de suas filhas fica me pedindo a procuração e fala que se eu não entregar vai dar problema para mim, nesse mês fui obrigada a entregar o beneficio dela para uma de suas filhas pois elas ficam falando que vai dar problema para mim já que minha vó encontrasse internada, minha vó recebe dois benefícios, o outro recebi hoje e não quero
    entregar para elas , quero deixar na conta da minha vó e esperar ela receber alta do hospital para ver o que vai ser feito com ela (cuidados e etc…).
    essas duas ficam me intimidando querendo que eu entregue a procuração e o dinheiro , gostaria de saber se pode dar algum problema para mim se eu não entregar

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      12 de julho de 2021 às 10:32

      Não. Se vc conseguir provar que usa o dinheiro dela somente em benefício dela, não.

      Responder
  • Ana Carolina disse:
    17 de julho de 2021 às 05:33

    Meu pai vendeu um carro que estava quitado no nome dele. Mas dias depois teve um AVC e está internado, está lúcido consciente mas está com o lado direito paralisado e na assina mais. Qual tipo de procuração pode ser feita para regularizar a transferência do carro.. O recibo não foi assinado pelo meu pai.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      19 de julho de 2021 às 15:08

      Se ele não assina mais, não se pode fazer nenhuma procuração. Mais adequado, neste caso, procurar diretamente o cartório e perguntar como proceder.

      Responder
  • LUCIMARA OTUNES JAQUES disse:
    29 de agosto de 2021 às 21:27

    minha mae tem 71 anos mora comigo ,tenho 2 irmaos que ficar encomodando ela, ontem a pressao dela foi a 18 por 11, o que devo fazer , desde ja agradeço.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      31 de agosto de 2021 às 10:09

      Levar ao médico, preferencialmente um geriatra.

      Responder
  • camila disse:
    29 de novembro de 2021 às 13:29

    ola !eu tenho um irmão que tem o beneficio do bpc ,e minha vo e tutora dele , minha duvida È se ela passa essa responsabilidade dele pra minha pessoa so que eu trabalho e sou carteira assinada ,meu irmao poder perder o beneficio devido pq sou carteira assinada?

    Responder
  • Maria Ana Paz disse:
    7 de janeiro de 2022 às 11:29

    Boa tarde posso passar uma procuração para meu pai que tem mais de 80 anos

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Estatuto do Idoso

Passagem Gratuita para Idosos no sistema coletivo

Por Anelise Penteado de Oliveira
Conselho Municipal do Idoso é lei
Estatuto do Idoso

Conselho Municipal do Idoso – Faça Parte!

Por Juliana Martinelli
Idoso paga IR à Receita Federal
Dia-a-dia

Receita Federal não beneficia idosos apenas pela idade.

Por Anelise Penteado de Oliveira
Certidão de Nascimento para a Terceira Idade
Ética e Cidadania

Como Tirar Certidão de Nascimento para Adultos

Por Anelise Penteado de Oliveira

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?