IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Bem Estar > Saúde > Cabeça > Demências e Alzheimer > Alzheimer em fase avançada – incontinência e uso de fralda.
Demências e Alzheimer

Alzheimer em fase avançada – incontinência e uso de fralda.

José Eduardo Martinelli
Última atualização 17 de abril de 2018 13:02
Por José Eduardo Martinelli
Compartilhe
5 Min
incontinência em idosos com Alzheimer
Na fase mais grave da Doença de Alzheimer, muitos desenvolvem incontinência urinária
Compartilhe

Na fase avançada da Doença de Alzheimer, os pacientes desenvolvem incontinência urinária e fecal. Ou seja, eliminam urina e fezes sem perceberem.

Seu banner

Neste momento, o uso de fraldas torna-se necessário.

Contents
Na fase avançada da Doença de Alzheimer, os pacientes desenvolvem incontinência urinária e fecal. Ou seja, eliminam urina e fezes sem perceberem.Normalmente, a incontinência urinária vai surgir nas etapas finais da doença, mas em alguns pacientes o aparecimento pode ser mais precoce.A colocação de fralda nem sempre facilita os cuidados porque, apesar dela, o idoso quer ir até o banheiro. Lá, retira a fralda e urina no vaso sanitário.O uso da fralda traz segurança pelo fato de não ter que se levantar para urinar durante a madrugada, por questões de higiene (evitando a sujeira da roupa) e praticidade. Mas ao mesmo tempo, pode provocar vários problemas:

Normalmente, a incontinência urinária vai surgir nas etapas finais da doença, mas em alguns pacientes o aparecimento pode ser mais precoce.

Quando o paciente é homem os problemas urinários muitas vezes são atribuídos à próstata. Naturalmente, toda uma investigação deve ser feita nesse sentido. E dois exames devem ser solicitados: a dosagem do PSA (através do sangue) e ultrassonografia da próstata e vias urinárias. Estes exames nos dão informações para podermos detectar o que está acontecendo. Caso afastemos a possibilidade de o problema estar localizado no aparelho genito-urinário temos que verificar o centro cortical. Esta parte do cérebro que desencadeia a vontade de urinar pode estar lesionada. Assim surgirá este descontrole esfincteriano (falta de controle do esfincter) gerando a incontinência urinária (IU).

Dentre as várias formas de IU a urge-incontinência é a mais frequente. Isto é, ocorre o desejo de urinar e a pessoa não consegue chegar ao banheiro e acaba perdendo urina na roupa. Ao mesmo tempo aumenta a frequência de sensação de urinar. O paciente tem mais vontade de fazer xixi e tenta ir ao banheiro várias vezes durante o dia e a noite. Neste período, o estresse do cuidador aumenta muito! O idoso acorda de madrugada para urinar. O cuidador acorda junto para acompanhar e evitar quedas, já que, geralmente, os portadores de Alzheimer usam medicamentos que propiciam as quedas nesta fase da doença. O paciente urina uma quantidade que pode até ser de regular volume. Mas meia hora após estar de volta ao leito, quer urinar novamente. Isto vai durar a madrugada toda.

Para resolver esta situação, é necessário procurar um médico. A incontinência urinária cerebral, ou seja, proveniente de lesão no centro cortical, é resolvida através de medicamentos.

Veja outros sintomas da fase moderada da DA como Síndrome do Entardecer e Recusa ao Banho.

A colocação de fralda nem sempre facilita os cuidados porque, apesar dela, o idoso quer ir até o banheiro. Lá, retira a fralda e urina no vaso sanitário.

A observação dos aspectos da urina por quem cuida é muito importante. O aspecto da urina pode denunciar uma infecção urinária. Neste caso, deve ser prontamente medicada para evitar uma série de transtornos. A urina pode alterar sua cor, odor e quantidade. Muitas vezes mancha a roupa e a solicitação de um exame de urina tipo I esclarece se há ou não infecção. Não podemos esquecer que a falta de ingestão de água concentra a urina. Estas características podem surgir e o tratamento é beber água. Devemos oferer água ao paciente, que esquece de bebê-la no decorrer do dia.

As mulheres apresentam maior frequência de IU. É comum observarmos em mulheres uma situação que dificilmente acontecem com os homens. Enquanto deitadas em suas camas, à noite, não apresentam o desejo de urinar. Mas ao levantar-se, toda urina armazenada na bexiga é eliminada praticamente de uma vez só. Neste momento há o risco de escorregar na sua própria urina com queda da própria altura.

O uso da fralda traz segurança pelo fato de não ter que se levantar para urinar durante a madrugada, por questões de higiene (evitando a sujeira da roupa) e praticidade. Mas ao mesmo tempo, pode provocar vários problemas:

  • O material da fralda pode provocar alergia na pele, com prurido intenso, que associada a umidade leva a infecções. As principais são as fúngicas e dentre elas, a monilíase. As vezes, surgem infecções bacterianas provocadas por lesões de pele.
  • Alergias facilitam as úlceras por pressão, conhecidas popularmente como escaras. Pelo menos 5 trocas em 24 horas deveriam ser efetuadas para que esses problemas possam ser solucionadas.

A fralda deverá ser substituída por uma de material menos alergeno e a monilíase tratada com antifungico por via oral e pelo uso tópico (pomadas nas áreas comprometidas). Se o paciente estiver numa fase avançada da demência, ele não consegue expressar o que está acontecendo. Isso pode resultar em agitação psicomotora. A incontinência fecal se associa a incontinência urinária o que vem a lesionar ainda mais as áreas acometidas pela alergia.

As úlceras de pressão, caso ocorram, precisam ser avaliadas por um profissional da saúde (médico ou enfermeiro) para receitar o devido tratamento.

 

Compartilhe nosso texto!

 

 

Seu banner
TAGGED:alzheimerfecalfraldaidosoincontinêncialevantarquedaurinaurinarurinária
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
19 Comentários 19 Comentários
  • Pingback: Alzheimer en fase avanzada – incontinencia y uso de pañales – ALZtivista ALZheimer
    • Cilene Lopes disse:
      10 de junho de 2021 às 05:57

      Como reeducar uma pessoa com mal de Alzheimer?

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        10 de junho de 2021 às 09:23

        Não é possível re-educar permanentemente uma pessoa em processo neuro-degenerativo. Com paciência e sensibilidade, é possível indicar as tarefas diariamente, explicando todos os dias o que for importante para o cumprimento da tarefa em questão.

        Responder
  • Pingback: Alzheimer en fase avanzada – incontinencia y uso de pañales – CuidadoresALZ
  • Maria disse:
    10 de fevereiro de 2020 às 12:57

    Queria saber se a pessoa q tem este tipo de doença faz cocô na roupa

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      10 de fevereiro de 2020 às 19:48

      Em muitos casos, sim.

      Responder
  • Fernanda disse:
    29 de março de 2021 às 02:23

    Minha mãe, mesmo de fralda nao faz xixi deitada, precisamos levantar ela para fazer. É normal ou é manha dela?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      6 de maio de 2021 às 10:05

      Provavelmente, não existe um problema físico que a impeça de urinar enquanto está deitada. Mas, somente o médico poderá responder com certeza.

      Responder
    • Mauro disse:
      12 de julho de 2021 às 21:37

      Minha mãe fica rasgando a frauda

      Responder
  • Mauro disse:
    12 de julho de 2021 às 16:40

    Minha mãe fica rasgando a frauda

    Responder
  • Rosimeire calian disse:
    25 de julho de 2021 às 21:46

    Minha mãe vai fazer 85 anos em 7 de setembro e tem Alzheimer tem incontinência urinária ,está fazendo muito xixi demais tem que trocar fraudas até 3 vezes na noite,,, até mais até amanhecer e está sentindo muita sede todo instante gostaria de saber de é normal ?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      6 de agosto de 2021 às 16:55

      Depende… depende da alimentação dela, dos efeitos adversos dos remédios que ela toma, etc.

      Responder
  • Silvana disse:
    29 de julho de 2021 às 20:06

    Minha mãe também rasga toda a frauda, nao sei ma5us o que fazer, fica nua em pleno inverno.

    Responder
    • Bany rodrigues disse:
      19 de agosto de 2021 às 21:10

      Olha convém ver a diabetes . no caso de minha mae isso ocorre muito quando a diabetes está alta.

      Responder
    • Marisa disse:
      23 de agosto de 2021 às 15:22

      As pernas ficam fracas nao da mais pra se trocar

      Responder
  • Odete bambo disse:
    25 de janeiro de 2022 às 03:25

    Bom dia meu pai tem ta ter este pobrema de alzheimer ja a 2 semanas ele faz necessidade maior tanto como menor não consegue falar,comoketou 76 anos no dia 01-01-22 .
    “Quero saber se ele pode voltar a normal após tratamento?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      22 de fevereiro de 2022 às 10:30

      Não. O tratamento é feito para diminuir a evolução da doença e otimizar a qualidade de vida do doente e de sua família. A doença não tem cura.

      Responder
  • Augusto Donizetti Dorta disse:
    23 de março de 2022 às 06:13

    E sobre o uso de cannabediol, é recomendado?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      30 de março de 2022 às 08:59

      Não conhecemos evidências científicas sérias sobre efeitos de Canabidiol na fase avançada da Doença de Alzheimer. Por isso, não recomendamos.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Idoso na Terceira Idade com Infecção do Trato Urinário
Saúde

O que é a Infecção do Trato Urinário e seus principais sintomas.

Por Juliana Martinelli
Irrigação sangüínea do cérebro e demência
CabeçaDemências e Alzheimer

Demência Vascular: o que é e como evitar.

Por Juliana Martinelli
idoso deve beber água
Nutrição

Beber água: 8 Dicas para assegurar a ingestão correta de líquidos

Por Juliana Martinelli
Idoso social
Demências e Alzheimer

Palavras-cruzadas ajudam a prevenir a Doença de Alzheimer?

Por José Eduardo Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?