Grande parte das lesões de membro superior em idosos estão relacionadas às lesões do manguito rotador. O que é muito comum pela característica degenerativa dos tendões. Entenda um pouco mais sobre a articulação do ombro aqui.
O manguito rotador é um complexo que envolve quatro músculos (supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor).
Desempenham funções fundamentais na articulação do ombro, tais como: estabilização dinâmica, coaptação (encaixe) da articulação e potencialização das forças. O manguito funciona através da convergência desses tendões. Eles podem ser lesionados por movimentos repetitivos nos extremos das amplitudes, quando sofrem torção, diminuição da vascularização e atrito e/ou compressão contra a superfície óssea.
A lesão mais comum é a tendinopatia (popularmente descrita como tendinite) do manguito. O tendão mais acometido é o do supraespinhal, seguido pelo infraespinhal, subescapular e redondo menor. Já a ruptura parcial se dá pela evolução do quadro degenerativo ou por traumas diretos e, se não tratada corretamente, pode evoluir para ruptura total. Neste caso, o paciente pode até perder os movimentos do ombro.
O tratamento desse tipo de lesões em idosos se dá, na maior parte das vezes, de maneira conservadora. A Fisioterapia é a melhor opção já que o tratamento não-cirúrgico apresenta bons resultados nos casos em que o paciente não executa tarefas de alta performance com a articulação do ombro, como atletas, por exemplo.
O tratamento conservador dessas lesões consiste na estabilização da articulação do ombro. Isso através da correta ativação dos músculos do manguito rotador e demais músculos estabilizadores, como grande dorsal, rombóides, serrátil anterior e peitoral menor. Ativação do músculo significa fazer exercícios para movimentá-los. O principal objetivo da ativação é o fortalecimento muscular. Músculos mais fortes, melhoram a estabilização do ombro, o que protege os tendões. Todos os exercícios devem ser acompanhados por um Fisioterapeuta.
Em caso de lesões em pessoas idosas, o Fisioterapeuta deve dar muita atenção ao treino sensório-motor com objetivo funcional, que deve ser intensificado nas fases finais do tratamento para reaproximar o paciente da realização das tarefas do seu dia-a-dia.
Este texto foi útil? Compartilhe!
Minha mãe tem 96 anos esta rompido tendões do ombro levei no médico da dor ele indicou infiltrações e também levei no especialista do ombro ele também indicou infiltrações gostaria de saber se ela vai ter uma melhora com esta aplicação e qual dos médicos eu posso levar para fazer o da dor ou do ombro.obrigada
A escolha deve se basear primeiro na capacidade técnica do médico. O ideal é escolher o médico que tenha maior sucesso com o procedimento e tenha sido preparado para isso. Se os 2 forem igualmente capacitados, a escolha passa a ser por empatia.