Categoria

Notícias antigas

O Brasil Não Está Preparado

em Notícias antigas por
aumento da populacao idosa

O Brasil Não Está Preparado Face ao envelhecimento populacional, Estado precisa atuar na prevenção de doenças e pela qualidade de vida dos idosos de hoje e de amanhã. Segunda-feira 18 de Fevereiro de 2008 Jornal de Jundiaí Agência Brasil O Brasil não está preparado para enfrentar os desafios na área da saúde impostos pelo crescente envelhecimento da população. A opinião é do professor Leandro Fraga, da Faculdade de Economia da USP. Ele alertou que “há uma mudança no tipo de demanda de saúde da população – o Estado precisa se preparar para fazer face a essa mudança, ou teremos problemas…

Leia mais

Células Tronco

em Notícias antigas por
Antes das Células Tronco

CÉLULAS-TRONCO Utilizadas há décadas no transplante de medula óssea, atualmente as células-tronco são vistas como possível solução para diversas doenças, como por exemplo leucemia, Parkinson e Alzheimer. Cientistas de todo o planeta procuram descobrir o real poder de cura ou regeneração de órgão e tecidos através destas células.. DEFINIÇÃO Células-tronco (CT) são células capazes de multiplicar-se e diferenciar-se nos mais variados tecidos do corpo humano (sangue, ossos, nervos, músculos, etc.). Sua utilização para fins terapêuticos pode representar talvez a única esperança para o tratamento de inúmeras doenças ou para pacientes que sofreram lesões incapacitantes da medula espinhal que impedem seus…

Leia mais

Notícia: Esperança no Tratamento do Derrame

em Cabeça/Notícias antigas por
Derrame ou AVC

“Esperança no Tratamento do Derrame” Testes clínicos com células-tronco tentarão regenerar o cérebro. (Charles Q. Choi) A primeira terapia com células-tronco para acidentes vasculares cerebrais (AVCs) pode entrar em fase de testes clínicos neste ano (2007). O novo tratamento indica que a pesquisa com células-tronco está crescendo não apenas em quantidade, mas em ambição. O AVC causa seqüelas duradouras ou permanentes, como a hemiplegia, na qual o paciente sofre de paralisia em um dos lados do corpo, e é a principal causa de invalidez em adultos do mundo desenvolvido. Ele aflige 25 milhões de pessoas mundialmente e o número de…

Leia mais

Visão Restituída

em Notícias antigas por
Tratamento com células-tronco para reverter a cegueira

“Visão Restituída” Técnica utilizando células-tronco buscam curar retinas danificadas. (Alison Snyder) Milhões de células fotorreceptoras (células responsáveis por captar a luz) que residem na retina humana captam luz e transmitem sinais para o cérebro. Quando essas células coletoras de luz morrem, há perda de visão. Na esperança de reverter a cegueira, pesquisadores passaram a investigar as células-tronco e experimentos recentes mostraram que elas poderiam substituir fotorreceptores perdidos na forma mais comum de cegueira, a degeneração macular. O problema afeta 10% dos americanos com mais de 65 anos. Ele danifica primeiramente a mucosa protetora chamada epitélio do pigmento da retina (EPR), que…

Leia mais

COGNIÇÃO: Ratos espertos fazem escolhas

em Notícias antigas por
Metacognição

COGNIÇÃO: “Ratos espertos fazem escolhas” (Charles Q. Choi) Os ratos possuem uma forma complexa de pensamento, comparável apenas ao do homem e ao de outros primatas: é a metacognição – a habilidade de refletir sobre o próprio conhecimento. Cientistas da Universidade da Geórgia deram aos ratos a escolha de fazer ou não um teste. Se passassem no exame, ganhariam uma grande recompensa em comida; se fossem reprovados, não perderiam nem ganhariam nada, e caso optassem por não participar, receberiam uma porção pequena de comida. No teste, foram usados sons de várias durações, que os ratos haviam previamente aprendido a classificar…

Leia mais

Como Evitar a Formação de Células Cancerosas

em Notícias antigas por
Alimentação saudável para prevenir o câncer

“Como Evitar a Formação de Células Cancerosas” Este artigo contém as pesquisas de 2012 do Hospital John Hopkins de Nova York, o centro mais avançado de pesquisa sobre câncer. Por favor compartilhem com todos os seus amigos e parentes porque em se tratando de câncer, a prevenção é o melhor remédio e como poderão constatar, as recomendações são muito simples e fáceis de seguir. Como permanecer saudável. Recentes informações do Hospital John Hopkins sobre o câncer. 1.Toda pessoa tem células de câncer no corpo. Estas células cancerosas não aparecem nos testes padrões, até que elas se multipliquem em alguns bilhões. Quando…

Leia mais

Príons contra o Alzheimer

em Demências e Alzheimer/Notícias antigas por
Alimentação rica em proteína para evitar Alzheimer

“Príons contra o Alzheimer” Charles Q. Choi Proteínas deformadas chamadas príons estão presentes na doença da Vaca Louca e em doenças cerebrais similares, mas seu papel em sua forma normal permanece obscuro. Nos humanos, proteínas normais de príons geralmente podem ajudar a proteger contra a Doença de Alzheimer. Nessa doença, a proteína beta-amilóide acumula-se no cérebro. O bioquímico Nigel Hooper, da University of Leeds, na Inglaterra, e seus colegas descobriram que altos níveis de proteínas normais de príon previnem a formação de beta-amilóide ao inibir uma enzima chamada beta-secretase. Cérebros de camundongos geneticamente modificados para terem menos príons normais tiveram…

Leia mais

Neurodegeneração – Diabetes no Cérebro

em Cabeça/Notícias antigas por
Diabetes e Demências

“Neurodegeneração – Diabetes no Cérebro” Mais sinais de que as doenças associadas à insulina desencadeiam condições neurodegenerativas (Melinda Wenner) A insulina é um importante hormônio que ajuda as células a armazenar açúcar e gordura para serem usados como energia; quando o organismo não consegue produzir o hormônio (diabetes tipo 1) ou reage de forma inadequada a ele (diabetes tipo 2), uma série de problemas circulatórios e de coração se desenvolve. Mas isso não é tudo: pesquisas recentes sugerem que a insulina é essencial para o cérebro também – anormalidades na insulina estão associadas a doenças neurodegenerativas, inclusive a doença de…

Leia mais

Pacientes de Alzheimer vivem menos com antipsicóticos

em Demências e Alzheimer/Notícias antigas por
Medicamentos e Alzheimer

Pacientes de Alzheimer vivem menos com antipsicóticos Em Londres Os pacientes de Alzheimer que recebem antipsicóticos -também conhecidos como neurolépticos- apresentam maiores índices de mortalidade entre dois e três anos depois do tratamento, segundo um estudo publicado pela revista “The Lancet”. Os resultados do estudo do médico Clive Ballard, do Centro Wolfson para as Doenças Relacionadas com a Idade do King’s College, em Londres, sublinham a necessidade de empregar tratamentos menos nocivos para os sintomas neuropsiquiátricos desses pacientes. Estão demonstrados os benefícios no curto prazo (de 6 a 12 semanas) do tratamento antipsicótico para os sintomas neuropsiquiátricos do Alzheimer, mas…

Leia mais

Notícia: Exercícios Físicos Ajudam a Evitar os Tombos na Terceira Idade

em Exercícios Físicos/Notícias antigas/Segurança por
Exercícios físicos ajudam a melhorar a memória e a evitar quedas

EXERCÍCIOS FÍSICOS AJUDAM A EVITAR OS TOMBOS NA TERCEIRA IDADE Fazer exercícios físicos para fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio e aumentar a flexibilidade é prática fundamental na terceira idade. Com isso, são reduzidos os riscos de quedas, a sexta causa de mortes de idosos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O Rio de Janeiro está atento ao problema: no segundo semestre começam as obras da primeira Praça do Idoso/Estação de Prevenção de Quedas do Rio, em Copacabana. Mariana Muller “As atividades melhoram o equilíbrio e a força. Além disso, ensino a maneira correta para se levantar, pois muitos…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo