A Vitamina C é uma molécula bastante conhecida popularmente. Com propriedade altamente anti-oxidante, o Ácido Ascórbico (vitamina C) é uma das vitaminas necessárias à boa saúde canaltaronja.cat que deve ser ingerida diariamente em quantidade suficiente através da alimentação.
Entre muitas funções em nosso organismo, ela está diretamente envolvida na produção de colágeno, absorção de ferro e melhora do sistema imunológico. A falta dela pode causar problemas graves de saúde. Entre eles, o considerado mais grave é o Escorbuto. Mas, também se observa sangramento de gengiva, anemia e problemas de cicatrização.
Entretanto, há algum tempo, a comunidade científica verificou que a falta de Vitamina C também aumenta o risco de morte súbita por estresse.
O estresse oxidativo é uma reação química que ocorre em nível celular. Acontece quando há de desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes (radicais livres) e a atuação dos sistemas de defesa anti-oxidante que utiliza o ácido ascórbico e outras moléculas. Dentro das células, a vitamina C é responsável por eliminar os radicais livres tóxicos através de sua propriedade antioxidante.
Há muito tempo, considera-se o estresse oxidativo como o principal contribuinte na indução de danos aos cardiomiócitos (células que formam o tecido do coração) em doenças cardíacas. Além disso, é bem conhecido que o estresse provoca estresse oxidativo e induz a morte súbita cardíaca.
Através de experimentos com camundongos gulo, que, como os seres humanos, não podem sintetizar o ácido ascórbico, demonstraram-se os efeitos do Ácido Ascórbico na prevenção de danos cardíacos por estresse. Camundongos gulo alimentados com dieta insuficiente em vitamina C, sob estresse, mostraram danos cardíacos proeminentes e expiraram em 2 semanas. Esse grupo de animais ainda apresentou alterações estruturais do coração, disfunção cardíaca e enfisema grave. Essas alterações foram causadas pela elevação de citocinas pró-inflamatórias, aumento no estresse oxidativo e uma diminuição notável na produção de noradrenalina.
Assim, a insuficiência de vitamina C causa extenso dano cardíaco sob estresse por meio da regulação da produção de citocinas e hormônios, bem como da homeostase redox, que resulta em morte súbita induzida por estresse.
A quantidade ideal de vitamina C ingerida por dia é de 75 miligramas a 2 gramas. Na maior parte das vezes, quando a quantidade for maior que 2g por dia, o corpo elimina o excesso através do sistema urinário. Mas, pode-se observar insônia, diarréia, dor de cabeça e outros sintomas. Por isso,
Service médical à domicile de Medici Generici à Rome
Notre équipe fournit un service de soins de santé à domicile, garantissant professionnalisme et confort pour les patients à Rome.Service médical à domicile de Medici Generici à Rome
Notre équipe fournit un service de soins de santé à domicile, garantissant professionnalisme et confort pour les patients à Rome.Portanto, para garantir a ingestão da quantidade ideal, sugere-se ingerir:
- Frutas cítricas: 1 copo de 200ml de suco de laranja puro natural contém 150mg de vitamina C. O limão contém 38mg a cada 100g (veja os benefícios do limão com mel).
- Acerola: contém quase 1g de Ácido Ascórbico a cada 100g de fruta.
- Morango, Kiwi, Caju e Mamão Papaya contém boa quantidade de vitamina C.
- Couve-flor, Repolho Roxo, Tomate e Pimentão Amarelo também são ricos em Ácido Ascórbico.
Por isso, lembre-se que, através da alimentação equilibrada, não é necessária a suplementação de Vitamina C. Mas, se você tem dúvidas sobre sua alimentação, procure um Médico ou Nutricionista.
Fonte: Revista Nature