Uma longevidade com qualidade de vida exige atitudes que ajudam a envelhecer melhor.
Para algumas pessoas, envelhecer é um grande privilégio e uma grande oportunidade. Contudo para outras, podem ser estereótipos de finitude.
Independentemente de como a população idosa encara o envelhecimento, o processo não é algo simples.
Pois quanto mais vivemos, mais criamos consciência do nosso papel, não apenas na sociedade, mas também conosco. Dentro de nossa rotina e na construção de nosso próprio envelhecimento.
Antes de mais nada, para entendermos melhor o processo do envelhecimento, primeiramente precisamos entender o que significa o metabolismo.
Então, metabolismo é um conjunto de ações físicas e químicas que acontecem em nosso organismo. Que está diretamente relacionado aos processos que nosso corpo responde aos estímulos diversos.
Há muitas ações nesses processos metabólicos que são de desgastes e de reparações celulares. Com base nisso, para viver bem ou viver muito, precisamos reduzir as ações de desgastes e/ ou melhorar as ações de reparo. Quanto mais equilibrados estivermos, melhor esses processos irão funcionar.
Vejamos então como podemos auxiliar nosso organismo a trabalhar de forma mais equilibrada, diminuindo as ações de desgastes e fortalecendo as ações de reparo. Melhorando assim, todo o funcionamento do nosso corpo para envelhecer melhor.
Em 2009, cientistas ganharam o premio Nobel em Fisiologia e Medicina quando apresentaram o funcionamento do telomero e da enzima telomerase. Demonstraram que há processos celulares de lesão e reparação inclusive nos cromossomos (são organelas responsáveis por carregar toda a informação que as células necessitam para seu crescimento, desenvolvimento e reprodução). Localizados no núcleo celular, eles são constituídos por DNA. Em padrões específicos, o DNA é denominado gene.
Estes cientistas constataram que essas estruturas (DNA) respondem aos estímulos externos e aos hábitos de nossas vida, especialmente melhorando ou comprometendo a enzima de reparação celular (enzima telomerase: reverte o processo de senescência celular e atrofia de alguns tecidos devido ao envelhecimento, porém quando assume produções sem controle, pode causar outras situações de desequilíbrios).
As ações que comprometem a enzima de reparação e a longevidade celular, dificultando o funcionamento saudável das nossas células:
- Tabagismo
- Consumo excessivo de álcool
- Vida sedentária
- Pressão alta
- Diabetes Mellitus
- Isolamento Social- esse fator pode comprometer muitos aspectos na qualidade de vida das pessoas, especialmente do idoso. É fator de risco para muitas doenças, entre elas a Demência de Alzheimer.
Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP descobriram efeitos importantes no sistema imunológico da doença dos telômeros, que afeta os cromossomos e interfere na multiplicação das células, lesiona o fígado e a medula óssea.
O pesquisador Willian Robert Gomes, doutorando da FMRP explicou que
Os telômeros formam as pontas dos cromossomos e servem para proteger o DNA das células, funcionando também como ‘relógio biológico’. Eles encurtam naturalmente com a divisão celular, e quando ficam muito curtos, a célula morre ou entra em senescência, isto é, para de se multiplicar”.
Ele também disse que
Alguns tipos celulares, como as células-tronco, precisam se multiplicar constantemente e, por isso, produzem a enzima telomerase, que restabelece o comprimento dos telômeros e evita seu desgaste.”
Contudo, temos também as ações que podem estimular as enzimas de reparos celulares e a manutenção da estrutura celular, longevidade e manutenção da funcionalidade para as nossas células. Nossa equipe separou atitudes que ajudam a envelhecer melhor:
- Controle da dieta- escolhendo bem os alimentos que vão compor nosso cardápio. Estudos apontaram um significativo aumento da expectativa de vida em camundongos com a ingestão controlada e selecionada de alimentos.
- Atividade física regular
- Controle do sono
- Tratamento da Depressão
- Meditação – Se perceber e favorecer uma conexão consigo mesma, tem mostrado resultados motivadores na proteção e manutenção da vida celular.
- Atividades sociais e de lazer – favorecem o bem estar e bons estímulos celulares.
Assim, podemos entender a nível metabólico que vale muito a pena incorporar ações no cotidiano que resultam em um bom funcionamento das nossas reações internas, garantindo assim rotinas em prol da saúde!
Saiba mais no Portal do Idoso e aproveite para dar uma passadinha no nosso site da Clínica Martinelli.