Deficiências nutricionais na terceira idade

Deficiências Nutricionais Comuns aos Idosos

em Nutrição por

Deficiência nutricionais estão relacionadas a doenças. Por isso, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Quando se trata de adultos mais velhos, algumas deficiências nutricionais são mais importantes pois podem resultar em sintomas mais intensos. Além disso, a recuperação de pessoas mais velhas costuma ser mais lenta. Por isso, vamos alertar sobre as principais deficiências nutricionais para esta população.

Proteínas

Sabe-se que as pessoas mais velhas devem comer maior quantidade de proteína que adultos mais jovens para manter a qualidade e a quantidade de músculos no corpo. Porém, por vários motivos, a ingestão de proteína tende a diminuir com a idade. Dificuldades de mastigação, questões financeiras ou problemas de digestão estão entre os principais fatores que influenciam.

Fraqueza muscular e redução da massa magra são os principais problemas para o idoso. As fontes de proteína mais conhecidas são carnes, peixes e ovos, feijões e leguminosas.

Vitamina D

A vitamina D é um nutriente que pode ser adquirido pela alimentação. Mas também pode ser produzido pelo nosso corpo quando tomamos sol. Quinze minutos por dia já é suficiente. É especialmente importante para a saúde dos ossos pois está relacionada à absorção de cálcio pelo organismo. Falta de vitamina D aumenta o risco de osteoporose e fraturas. Também está relacionada à fraqueza muscular.

Se o idoso não toma sol, o ideal é ter uma alimentação rica em ovos (a gema contém vitamina D) e/ou peixes gordurosos como salmão, bacalhau, truta, etc.

Vitamina B12

Também conhecida como Colabamina, a vitamina B12 é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso e da produção de células sangüíneas. Porém, neste caso, nosso corpo não consegue produzir esta vitamina. Portanto, quantidades suficientes devem ser adquiridas diariamente através da alimentação. A população idosa é especialmente afetada pela falta de vitamina B12 pois a nossa capacidade de absorção desta molécula diminui com a idade. A falta desta vitamina pode causa anemia megaloblástica, confusão mental e outros problemas de função cerebral.

Carnes (especialmente fígado bovino), mariscos, ovos e leites são as principais fontes desta substância.

Ferro

Este mineral é um componente importante da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. A falta de ferro é a principal deficiência nutricional no mundo todo, causando anemia. Afeta principalmente a população idosa e as crianças em idade pré-escolar. As melhores fontes de ferro são carnes vermelhas, feijão e verduras de cor verde escura.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*