Manter-se Hidratado é muito importante para a manutenção do funcionamento muscular.
Falta de água no organismo pode causar cãibras. Ficar hidratado é um dos fatores essenciais para evitá-las.
Há milhões de anos, a vida na Terra se iniciou na presença de água… recentes descobertas mostraram indícios de água em Marte, mostrando possibilidade de vida naquele planeta… A água é essencial para a vida, e todos nós sabemos disso! Então, por que deixamos de nos hidratar adequadamente?
Em idosos, a desidratação ocorre com mais freqüência devido a diversos fatores. O organismo perde a capacidade de conservar água. Algumas vezes há ingestão de medicamentos que aumentam a produção de urina. Ocorrem mudanças na percepção da sede. E também pode haver deficiência ou negligência dos cuidadores, entre outros.
Dentre os muito sistemas do corpo afetados pela desidratação, o sistema musculoesquelético é um dos principais.
O músculo é um dos tecidos que mais possui água na sua composição – cerca de 70 a 75%. Portanto, um déficit de água irá prejudicar seu funcionamento: o equilíbrio eletrolítico fica alterado, dificultando a eliminação de catabólitos (substâncias resultantes do metabolismo intra-celular, como o ácido lático, por exemplo, no caso do tecido muscular). Esse desequilíbrio dificulta mecanismos como contração e relaxamento das fibras musculares, ocasionando dificuldade em atividades que exigem força, além das câimbras musculares. Por isso, manter-se hidratado é tão importante para o tecido muscular.
Cãibras são contrações involuntárias dos músculos. São mais comuns após exercício físico intenso ou refeições. Mas também aparecem durante o sono.
Então, atente-se: manter a hidratação em dia é ideal para conseguir desempenhar atividades físicas (mesmo que sejam leves), e essencial para um bom funcionamento muscular.