A assistência de Enfermagem pode ser um serviço importante na vida de pessoas idosas.
No Brasil, ainda precisamos incorporar culturalmente a importância da assistência de Enfermagem.
A Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas.
O objetivo maior é ajudar o indivíduo a tornar-se (ou voltar a ser) independente através de cuidados com sua saúde em colaboração com outros profissionais. Significa fazer por uma pessoa tudo o que ela não pode fazer por si e, ao mesmo tempo, ensiná-la o que for possível. Supervisionar, observar e encaminhar esta pessoa para uma equipe de assistência complementar quando necessário faz parte dos cuidados de Enfermagem.
Vale lembrar que a assistência de Enfermagem é prestada ao ser humano e não a uma doença ou problema específico. A individualidade e autenticidade de cada um deve ser respeitada pelo profissional.
Em nosso país, muitas vezes, reconhecemos apenas as funções assistenciais de saúde e funções administrativas de um Enfermeiro. Muitas pessoas nem sabem que Enfermeiros podem trabalhar fora dos hospitais.
Quando pensamos em assistência de Enfermagem a idosos, estamos falando de aplicar os conhecimentos sobre o processo de envelhecimento para a promoção à saúde. O objetivo maior é melhorar ou manter a independência e autonomia da pessoa idosa, visando à ótima qualidade de vida pelo maior tempo possível.
Veja alguns exemplos práticos para entendermos melhor esta proposta:
- Um enfermeiro é capaz de determinar o grau de funcionalidade do idoso através de uma avalição da saúde física, psiquica e social do idoso e de sua família. Para tanto, usa instrumentos determinados como entrevistas e exames físicos.
- Quando um idoso volta para casa, depois de um período de internação, o enfermeiro pode elaborar um plano assistencial ideal para acelerar sua recuperação. O enfermeiro é o profissional capacitado para coordenar toda a equipe multi profissional de saúde. Ele pode organizar a agenda para os tratamentos de fisioterapia, fonoaudiologia, etc.
- Manter o idoso e seus familiares informados sobre diagnósticos, tratamentos e cuidados a serem realizados.
- Evitar hospitalizações desnecessárias ou o prolongamento do período hospitalar. Através de sua função educativa, pode ensinar família e cuidadores a fazer curativos, avaliar desidratação/ desnutrição, etc.
O médico sempre deve ser chamado em caso de emergência. Ele é responsável pelo diagnóstico de uma possível doença e por determinar o tratamento. O enfermeiro é capacitado para evoluir o tratamento, coordenando toda a equipe de saúde. Também pode educar a família nos cuidados de idosos dependentes.
O artigo é ótimo, foi excelente para minha pesquisa, ajudou muito!!