Nutrição e Saúde estão intimamente conectadas. Já é de senso comum que a nossa alimentação influencia diretamente o nosso estado de saúde.
Independentemente da idade, conhecer as funcionalidades dos alimentos e basear nossas escolhas nestas funcionalidades, nos ajuda a fazer escolhas mais saudáveis. Nutrição e Saúde devem fazer parte da nossa rotina.
Sabemos que nosso corpo muda durante o processo de envelhecimento. Porém, ainda não se conhece na totalidade quais são as diferenças nutricionais entre os adultos mais jovens e os mais velhos. Mas, baseadas no conhecimento que se tem atualmente, algumas atitudes são recomendadas para otimizar a saúde durante o envelhecimento:
- Beber muito líquido, preferencialmente água. Já que, conforme envelhecemos, podemos perder a sensibilidade à sede. Chás, leite desnatado e sucos naturais sem adição de açúcar também são opções para ajudar a manter a hidratação. Evite refrigerantes.
- Fazer suas refeições acompanhado. Comer acompanhado de amigos e familiares é mais prazeroso. Portanto, convide amigos para um café da tarde sempre que possível. Evite fazer refeições sozinho.
- Planejar refeições saudáveis. Para isso, procure informações sobre as funcionalidades e potencial nutritivo dos alimentos. Entenda sobre o que está comendo e as quantidades ideias a serem ingeridas.
-
As quantidades são importantes. Isto é, não devemos comer de mais nem “de menos”. Um bom Nutricionista pode ajudar!
- Manter variedade na dieta. Vegetais sempre devem estar presentes e podem ser variados. Frutas, verduras e legumes são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Assim, ajudam a melhorar o funcionamento do organismo.
- Cuide da saúde bucal. Alguns adultos mais velhos tem dificuldades em mastigar frutas frescas, carnes e outros alimentos mais duros. Isso pode ocorrer por problemas bucais comuns ao envelhecimento. Por isso, neste caso, preste atenção para não substituir alimentos mais saudáveis por bolos, doces e outros alimentos mais macios contendo muito sódio e/ ou açúcar. Sempre que possível, prefira sopas, atum enlatado, ovo cozido, etc. Procure um dentista regularmente.
- Utilize ervas aromáticas e temperos quando for cozinhar. Os sentidos do olfato e paladar podem diminuir com o envelhecimento ou serem afetados por medicamentos. Ao invés de colocar mais sal, experimente adicionar ervas aromáticas à comida. A cúrcuma pode ser uma boa idéia.
- Atenção à segurança alimentar. Não se deve ingerir alimentos suspeitos – com embalagens rompidas, retirados diretamente de hortas e pomares sem lavar, etc. Pois, uma infecção alimentar pode ser muito grave para um adulto mais velho.
- Leia os rótulos. Assim, fica mais fácil evitar alimentos com muito açúcar ou sal. Lembre-se que xarope de glicose, xarope de milho, frutose, etc são açúcares adicionados àqueles alimentos.
Fonte: Choosing Healthy Meals as you get Older. National Institute on Aging, US.
sou tecnica em enfermagem,trabalho como cuidadora de uma idosa,que tem a demência de parkson,estes documentàrio està sendo muito Ùtil para mim obrigado!!!