Nutrição e saúde para a terceira idade.

8 Atitudes de Nutrição e Saúde para o Envelhecimento Saudável

em Nutrição por

Nutrição e Saúde estão intimamente conectadas. Já é de senso comum que a nossa alimentação influencia diretamente o nosso estado de saúde.

Independentemente da idade, conhecer as funcionalidades dos alimentos e basear nossas escolhas nestas funcionalidades, nos ajuda a fazer escolhas mais saudáveis. Nutrição e Saúde devem fazer parte da nossa rotina.

Sabemos que nosso corpo muda durante o processo de envelhecimento. Porém, ainda não se conhece na totalidade quais são as diferenças nutricionais entre os adultos mais jovens e os mais velhos. Mas, baseadas no conhecimento que se tem atualmente, algumas atitudes são recomendadas para otimizar a saúde durante o envelhecimento:

  1. Beber muito líquido, preferencialmente água. Já que, conforme envelhecemos, podemos perder a sensibilidade à sede. Chás, leite desnatado e sucos naturais sem adição de açúcar também são opções para ajudar a manter a hidratação. Evite refrigerantes.
  2. Fazer suas refeições acompanhado. Comer acompanhado de amigos e familiares é mais prazeroso. Portanto, convide amigos para um café da tarde sempre que possível. Evite fazer refeições sozinho.
  3. Planejar refeições saudáveis. Para isso, procure informações sobre as funcionalidades e potencial nutritivo dos alimentos. Entenda sobre o que está comendo e as quantidades ideias a serem ingeridas.
  4. As quantidades são importantes. Isto é, não devemos comer de mais nem “de menos”. Um bom Nutricionista pode ajudar!

  5. Manter variedade na dieta. Vegetais sempre devem estar presentes e podem ser variados. Frutas, verduras e legumes são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Assim, ajudam a melhorar o funcionamento do organismo.
  6. Cuide da saúde bucal. Alguns adultos mais velhos tem dificuldades em mastigar frutas frescas, carnes e outros alimentos mais duros. Isso pode ocorrer por problemas bucais comuns ao envelhecimento. Por isso, neste caso, preste atenção para não substituir alimentos mais saudáveis por bolos, doces e outros alimentos mais macios contendo muito sódio e/ ou açúcar. Sempre que possível, prefira sopas, atum enlatado, ovo cozido, etc. Procure um dentista regularmente.
  7. Utilize ervas aromáticas e temperos quando for cozinhar. Os sentidos do olfato e paladar podem diminuir com o envelhecimento ou serem afetados por medicamentos. Ao invés de colocar mais sal, experimente adicionar ervas aromáticas à comida. A cúrcuma pode ser uma boa idéia.
  8. Atenção à segurança alimentar. Não se deve ingerir alimentos suspeitos – com embalagens rompidas, retirados diretamente de hortas e pomares sem lavar, etc. Pois, uma infecção alimentar pode ser muito grave para um adulto mais velho.
  9. Leia os rótulos. Assim, fica mais fácil evitar alimentos com muito açúcar ou sal. Lembre-se que xarope de glicose, xarope de milho, frutose, etc são açúcares adicionados àqueles alimentos.

 

Fonte: Choosing Healthy Meals as you get Older. National Institute on Aging, US.

1 Comment

  1. sou tecnica em enfermagem,trabalho como cuidadora de uma idosa,que tem a demência de parkson,estes documentàrio està sendo muito Ùtil para mim obrigado!!!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo