Passagem gratuita para Idosos

Passagem Gratuita para Idosos – transporte coletivo urbano e intermunicipal

em Quotidiano por

O Estatuto do Idoso garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e intermunicipal aos maiores de 65 anos.

No transporte interestadual, as empresas são obrigadas a reservar 2 assentos gratuitos. Também devem conceder desconto de 50% no valor da passagem para cidadãos acima de 60 anos, com renda até 2 salários mínimos.

No transporte municipal, basta apresentar documento de identificação com foto e data de nascimento para o cobrador. Alguns municípios criaram o “cartão especial” do Idoso que permite acesso a ônibus, metrô ou trem. No Estado de São Paulo, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – garante o transporte gratuito após cadastro em postos autorizados. As regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, contam com este serviço.

Para ter acesso ao transporte gratuito rodoviário urbano intermunicipal, o idoso precisa reservar a passagem. As empresas são obrigadas a garantir apenas 2 assentos por veículo/ viagem. Por isso, é aconselhável fazer a reserva com 5 dias de antecedência. A solicitação de reserva deve ser feita através dos canais de venda regulares (guichês na rodoviária, por exemplo). O idoso deve apresentar documento de identidade original com foto e pode fazer a reserva com até 24 horas de antecedência. Por exemplo, se você deseja viajar no dia 05 de abril, às 10h da manhã, você deve fazer a reserva da passagem entre os dias 31 de março às 10h até o dia 04 de abril às 10h.

Para retirar o bilhete reservado, deve-se novamente apresentar o RG. O embarque funciona normalmente.

Mas fique atento: a empresa cobrará a tarifa de embarque e pode cobrar o seguro facultativo. Por isso, quando fizer a reserva pergunte sobre estes custos.

Passagem gratuita para Idosos
Transporte gratuito a partir de 65 anos

20 Comments

  1. Na região de Santa Rosa nunca tem. A desculpa sempre é que os que embarcam nos municípios da onde parte o ônibus já ocuparam os lugares. Os outros nunca terão direito?

  2. CONSIDERANDO QUE O BRASIL NÃO E UM PAIS SERIO, CUMPRIDOR DAS LEIS, AS EMPRESAS DE ÔNIBUS FAZEM DE OTARIOS OS IDOSOS, ENGANANDO QUE NÃO TEM PASSAGEM E NÃO INFORMAM DOS 50% DE DESCONTO. DEVERIAM TORNAR TRANSPARENTE AS INFORMAÇÕES DAS PASSAGENS A DISPONIBILIZADAS E FISCALIZAÇÃO DA ARTESP COM PUNIÇÃO.

  3. O idoso que ganha até dois salários mínimos pode solicitar pagamento de Meia quando não tem a gratuita. A maioria das empresas intermunicipais de Campinas não cumprem. Nos guichês já informam que não existe e não vendem. Ou é a gratuita, que não se consegue porque são apenas duas. Não havendo gratuita o idoso paga inteira. Essa informação é dada nos guichês e tem nos sites de algumas empresas.

  4. Então meu pai está tentando vir de Belém Pará para Brasília DF ele sempre vai lá vê se tem passagem gratuita para ele mais os responsáveis pelo guichê sempre falam que não tem! E lhe oferecem a de 50% sendo que ele já tem 78 anos e aposentado é ganha um salário mínimo tem algum órgão que eu como filha poderia pedir um apoio em relação a isso?

  5. a tres meses procuro passagem para Petrolina e nao encontro nem para pagar a metade nao e falta de vaga ja constatei eles nao querem mais obedecer a lei .O que fazer

  6. ESTE FATO DAS ESPRESAS NEGAREM O DESCONTO DE 50%, ESTÁ SE TORNANDO EPDEMIA. NÃO HÁ LIMITES DESTE PAGAMENTO PARA PESSOAS ACIMA DE 65 anos ( sessenta e cinco anos ).
    QUANTO ÀS DUAS VAGAS GRATUITAS REALMENTE É PRECISO QUE O INTERESSADO FAÇA A RESERVA ATÉ COM DOIS MESES DE ANTECEDÊNCIA.
    É PRECISO QUE A POPULAÇÃO FAÇA VALER A LEI, FAZENDO DENUNCIAS JUNTO AOS ORGÃOS RESPONSÁVEIS .
    O POVO É O MAIOR NÚMERO DE FISCAIS QUE PODEM AJUDAR AO COMPRIMENTO DAS LEIS, FAZENDO DENUNCIA QUANDO OS SEUS DIREITOS SÃO NEGADOS .
    NA BANDEIRA DO BRASIL HÁ A FRASE = ordem e progresso =; PORTANTO VAMOS FAZER COM QUE SE FAÇA VALER PELO MENOS A = ordem =.

  7. Gostaria de saber até quando as empresas de ônibus vão humilhar os idosos, fazendo parecer que os mesmos devem pagar a passagem até completarem 65 anos, sendo que a lei é para à partir dos 60?
    É assim em Francisco Morato e região e parece que nunca vai mudar…

  8. Minha mãe possui 60 anos de idade, na ida conseguiu a passagem gratuita, mas quando voltamos para remarcar o retorno, eles alegaram que não haviam mais vagas para aquele dia, perguntei sobre a meia passagem, a empresa disse que ela não teria direito, pois se tratava de uma viagem intermunicipal, sendo que, varias pessoas foram concedidas com a meia passagem para o mesmo destino!! ELA tem esse direito de meia passagem mesmo sendo intermunicipal???

  9. Tenho 74 anos embarco em Ribeirão Preto e desembarco em Assis SP , mas o ônibus vai até Londrina Paraná a empresa é Guerino Seiscentos,embora pela internet mostra ônibus convencional com saída todos os dias, eles alegam que sai um por semana. E a passagem de volta só tem um que sai às 18 horas e chega 2 hrs da manhã.E dizem que acabou as de 50%. Pode?????

  10. Fui ao Bem empresa de ônibus municipal da Cidade de Osasco na Grande São Paulo ontem dia 08/09/2017 por volta das 14h, solicitei cartão de idoso, pois tenho 61 anos e 6 meses. A pergunta da funcionária, o senhor mora aqui em Osasco,? Eu disse que não exatamente, mas resido a duas quadras antes da entrada da Cidade e faço compras e frequento comércio na região. A resposta da minha negativa residencial, pois a Av que moro termina dentro da Cidade de Osasco. A funcionária disse “Cartão pra idosos, só pra quem tem de 65 anos pra cima” insisti na idade de ,60 anos ela negou sempre repetindo que só fornece cartão gratuito só acima de 65 anos. Então perguntei “é pra deficiente” disse “não fornecer” gratuito só acima de 65 anos, e nem sequer olha pra sua cara. Desculpa, mas é a pura verdade
    Meu nome é Plutarco Pires da Silva, RG.9.143.034.SSP-SP.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2016 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo