Idoso aproveitando os benefícios dos exercícios.

Benefícios dos Exercícios Físicos para adultos mais velhos

em Exercícios Físicos por

O envelhecimento populacional vem aumentando em todo o mundo, trazendo novos desafios. Estima-se que no ano de 2050, existam mais de dois bilhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo. Isso significa um crescimento de 223 % da população brasileira com mais idade. O Brasil será o sexto país do mundo em números de idosos e precisa conhecer os benefícios dos exercícios físicos.

Esse crescimento populacional acelerado deveria gerar mudanças estruturais de políticas públicas. Precisa ser acompanhado de melhorias ou manutenção da saúde e da qualidade de vida desta população em especial. Os profissionais, principalmente da saúde, tem que se especializar para compreender todo esse processo e o contexto que o envolve.

Conheça a Pós-graduação em Geriatria e Gerontologia da FMJ.

O envelhecimento pode gerar grandes desafios e dificuldades individuais. Um deles, a queda, pode resultar em ferimentos graves. A queda é considerada muito comum entre os idosos, estando associada a fatores intrínsecos, decorrentes de alterações fisiológicas do envelhecimento e a fatores extrínsecos vinculados ao ambiente. Afirma-se que as quedas domésticas são as mais graves e frequentes entre os idosos. São uma das principais queixas em hospitais ou em ambientes de cuidados residenciais.

Portadores de doença de Parkinson estão mais propensos a quedas. Entenda.

Na maioria dos casos, o idoso não é levado ao médico. Em estudos mais recentes realizados mostram que 16% dos entrevistados afirmam ter caído em casa nos últimos seis meses, e 17% caíram fora de casa. Em torno de 20% das mortes em pessoas acima de 85 anos estão relacionadas às quedas que ocorram em ambientes de cuidados residenciais.

O declínio da força física, gerado pela debilidade do sistema musculo esquelético e a alteração do equilíbrio são fatores que podem causar quedas. Um dos maiores benefícios dos exercícios físicos é reverte este quadro.

Um programa de exercícios físicos associados a alterações no ambiente domiciliar podem reduzir a incidências de quedas e consequentes lesões. Neste sentido, a realização de sessões de exercícios físicos para melhoraria da força, equilíbrio e algumas modificações ambientais podem aumentar a segurança. Além disso, aconselhamentos, visando aumentar e pequenas alterações dentro de casa, podem salvar a vida de muitos idosos.

Veja aqui 10 adaptações relativamente simples para evitar quedas e outros acidentes domésticos.

Os benefícios dos exercícios físicos são inúmeros. Destacam-se pela possibilidade de manutenção e autonomia do idoso, o qual reduz o risco de quedas. Dessa forma, as práticas regulares de exercícios físicos atuam como prevenção, a fim de elevar a qualidade de vida e garantir-lhe saúde e satisfação em seu envelhecimento. Proporcionando autonomia nas tarefas diárias, até mesmo em caso de idosos com idades mais avançadas.

Sugestão

Esperamos investir no aumento do conhecimento sobre os agravos da população idosa, promovendo mudanças corporais, melhora a auto-estima, a autoconfiança, a afetividade, aumentando a socialização e autonomia, trazendo uma melhoria na qualidade de vida do individuo. Importante antes do início da prática de exercícios, o idoso deve passar por uma avaliação médica cuidadosa e realização de exames. Isso permitirá ao médico indicar a melhor atividade, que pode incluir: caminhada, exercício em bicicleta ergométrica, natação, hidroginástica e musculação.

 

Texto de Daniel Martins Bavoso, bacharel em Educação Física pela ESEF com especialização em treinamento desportivo na UNIFESP e Biomecânica na UNINTER. É coordenador geral de ginástica laboral e Professor Titular da UNIP.

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo