tipos de anemia na terceira idade.

Conheça os Vários Tipos de Anemia e Suas Causas Mais Comuns

em Saúde por

Sabemos que a anemia é uma doença que atinge especialmente os idosos. Nos últimos anos, os profissionais da saúde passaram a dar uma maior importância a todos os tipos de anemia. Pois, ficou evidente que a anemia está associada a um fator de risco independente de morbidade (desenvolvimento de outras doenças) e mortalidade. Além disso, contribui para o declínio físico e da função cognitiva e para desenvolvimento da fragilidade. Ou seja, a anemia contribui fortemente para a degradação da qualidade de vida do paciente e sua morte.

Os tipos de anemia são definidos primeiramente por sua fisiopatologia (diminuição da produção ou aumento da destruição de hemácias ou perda sangüínea) ou pelo tamanho celular da hemácia.

Quando falamos de tamanho celular, temos:

  • Microcítica – hemáceas pequenas pela deficiência de ferro no organismo. Mas também pode ser causada por Talassemia (doença genética que altera as hemáceas). Ou por sangramentos diversos, principalmente relacionados a problemas gastro-intestinais.
  • Macrocítica – hemáceas muito grandes. São as anemias Megaloblásticas, causadas pela deficiência de vitamina B12. Ou as não-megaloblásticas, causadas por alcoolismo, doenças hepáticas, mielodisplasia (síndrome que interrompe a produção de hemáceas) ou mixedema (resultado de hipotireoidismo grave e prolongado).
  • Normocrômica – hemáceas de tamanho normal. Causas mais comuns estão relacionadas a infecções e estados inflamatórios. Também pode estar relacionada a neoplasias de medula óssea, insuficiência renal crônica, entre outras causas.

No entanto, na literatura geriátrica, busca-se classificar os tipos de anemia de acordo com sua categoria:

  • Deficiência Nutricional: a falta de ferro costuma ser a deficiência mais comum. Porém, deficiência em vitamina B12 e Folato (vitamina B9, ou ácido fólico) também causam anemia.
  • Doença Renal Crônica.
  • Doença Crônica ou Anemia da Inflamação Crônica: inflamações crônicas ou neoplasias estão associadas ao aumento da produção de hepcidina. Este é um hormônio que causa a redução da absorção do ferro e a diminuição da liberação do ferro pelos macrófagos.
  • Anemia Inexplicada: sem causa definida.

 

Fonte: Tratado de Geriatria e Gerontologia, 3a edição.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo